• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

“Não usem o Allo”: Edward Snowden diz que o app de conversas da Google é para Vigilância

A própria Google confirmou que as conversas não serão privadas.

Na última semana, o Google lançou aqui no Brasil seu novo app de conversas, o Allo. Diferente do Whatsapp, ele permite uma série de recursos, como pesquisas, consultas de clima, ajuda na organização de tarefas, tudo dentro da própria plataforma. Demais, né?

Bom, seria, isso se o célebre (ex)analista de sistemas da Agência de Segurança Nacional dos E.U.A., Edward Snowden, não tivesse nos alertado: “não usem o aplicativo”.

Snowden ficou famoso há algum tempo por ter jogado no ventilador a verdade por trás da Agência de Segurança Estadunidense, revelando que coletavam informações privadas de qualquer pessoa – inclusive de presidentes, como a Dilma, por exemplo – e entregavam tudinho ao governo dos Estados Unidos. Agora, o analista fez um alerta sobre o novo app da Google, que, segundo ele, funciona como um espião.

Pelo twitter, Snowden usou da boa e velha ironia para divulgar o app, mas ao final alertou: “dont use allo” (não usem o Allo), prevendo que as informações trocadas pelo novo app (que tem acesso a toda sua vida através da sua conta Google) terão o mesmo fim das divulgadas pelas outras plataformas: serão entregues ao governo, se solicitadas.

A Google se defendeu alegando que as conversas seriam criptografadas e eles não fariam uso das informações trocadas pelo aplicativo. Mas, segundo o The Verge, meses depois a empresa voltou atrás, e assumiu que para o app operar com todas suas funcionalidades, é necessário ter acesso a todo o conteúdo de suas mensagens, ou seja, nada será criptografado! E aí que mora o alerta de Edward Snowden.

Será que trocar a sua privacidade pela praticidade tecnológica vale mesmo a pena? O Allo está disponível para Android e iOs.

– “Grátis para download hoje: Google Mail, Google Maps e Google Vigilância. Esse é o #Allo. Não usem o Allo”.

Fonte(s): Olhar Digital, Google Discovery, BW Disrupt
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui