• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Não é só tamanho! Descubra o poder do Caroço do Abacate

São tantos benefícios incríveis que nem cabe aqui na legenda.

Mariana Schittini Publicado: 09/03/2016 11:23 | Atualizado: 09/03/2016 11:44

Se na festa da laranja o bagaço não entra, na festa do abacate, o caroço deveria ser o convidado VIP, já que essa é a parte da fruta que pode trazer os maiores benefícios à nossa saúde.

O munda da voltas não é mesmo?

abacate_sososlteiros

Que o abacate é, além de fonte de nutrientes e fibras, uma fruta que traz diversos benefícios a saúdeprovavelmente você já tinha ouvido falar. O que talvez você não saiba é que é o caroço dessa fruta esconde um grande tesouro medicinal.

Isso porque, segundo estudo publicado no Diálogos e Ciência, é no caroço que está a maior parte dos antioxidantes do abacate, cerca de 70%, e também é nessa parte rejeitada por muitos que se encontram a maior concentração de compostos fenólicos, como flavonoides.

Mas o que raios são compostos fenólicos?

Simples, os compostos fenólicos são nada mais que compostos químicos cuja a alta ingestão – especialmente dos tais flavonoides e os carotenoides – está associada com uma redução no risco de uma variedade de doenças crônicas como aterosclerose e câncer.

Além disso, as propriedades antioxidantes destes compostos protegem as células sadias do organismo, combatendo os radicais livres, prevenindo doenças cardíacas, e agindo na diminuição de colesterol. Ou seja, o caroço do abacate ajuda a prevenir um monte de coisas ruins.

1007092449_c6925da254_b-e1438366988131-800x445

quimicalimentar

Os tais flavonoides, segundo um estudo publicado no Biotecnologia Ciência e Desenvolvimento, também são reconhecidos pelos cientistas por suas propriedades anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas, antialérgicas, antimicrobianas e antivirais.

Isso tudo significa que eles podem nos auxiliar no bom funcionamento do intestino, podem prevenir e curar gripes e constipações, fortalecem nosso sistema imunológico, e ainda ajudam os que sofrem com doenças que atingem articulações, como artrite e tendinite.

Ele ainda tem propriedade termogênica, que contribui para manter o baixo nível de açúcar no sangue; e funciona como ansiolítico. Ou seja, ele também nos ajuda a controlar o peso, já que a ansiedade geralmente faz com que exageremos em comidas calóricas fora de hora, como forma de nos acalmarmos.

Como Consumir?

Ok, mas como eu vou comer caroço de abacate? A melhor forma de usarmos a semente é ralando-a. Desta forma podemos acrescentá-la em receitas de sucos e vitaminas ou comê-la junto com sopas e saladas.

Podemos também fazer um extrato do caroço de abacate. É bem simples: basta deixar 4 colheres de sopa do caroço ralado descansarem em meio litro de vinho branco por sete dias e teremos o extrato pronto.

Outra possibilidade é fazer uma farinha, deixando o caroço ralado secando no sol, e depois batê-lo no liquidificador.

carocoabacate

natelinha

Vale lembrar que, qualquer que seja o uso que você fará, é preciso manter o caroço do abacate e seus derivados bem fechados e em geladeira para conservar as propriedades.

Fontes: M de Mulher | Clínica Solano | Saúde Melhor | Melhor com Saúde

Mariana Schittini
Radialista por formação, jornalista por profissão, Mariana Schittini obviamente gosta de se comunicar, dar opiniões e trocar informações.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui