Não é só tamanho! Descubra o poder do Caroço do Abacate
Se na festa da laranja o bagaço não entra, na festa do abacate, o caroço deveria ser o convidado VIP, já que essa é a parte da fruta que pode trazer os maiores benefícios à nossa saúde.
O munda da voltas não é mesmo?
Que o abacate é, além de fonte de nutrientes e fibras, uma fruta que traz diversos benefícios a saúde, provavelmente você já tinha ouvido falar. O que talvez você não saiba é que é o caroço dessa fruta esconde um grande tesouro medicinal.
Isso porque, segundo estudo publicado no Diálogos e Ciência, é no caroço que está a maior parte dos antioxidantes do abacate, cerca de 70%, e também é nessa parte rejeitada por muitos que se encontram a maior concentração de compostos fenólicos, como flavonoides.
Mas o que raios são compostos fenólicos?
Simples, os compostos fenólicos são nada mais que compostos químicos cuja a alta ingestão – especialmente dos tais flavonoides e os carotenoides – está associada com uma redução no risco de uma variedade de doenças crônicas como aterosclerose e câncer.
Além disso, as propriedades antioxidantes destes compostos protegem as células sadias do organismo, combatendo os radicais livres, prevenindo doenças cardíacas, e agindo na diminuição de colesterol. Ou seja, o caroço do abacate ajuda a prevenir um monte de coisas ruins.
Os tais flavonoides, segundo um estudo publicado no Biotecnologia Ciência e Desenvolvimento, também são reconhecidos pelos cientistas por suas propriedades anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas, antialérgicas, antimicrobianas e antivirais.
Isso tudo significa que eles podem nos auxiliar no bom funcionamento do intestino, podem prevenir e curar gripes e constipações, fortalecem nosso sistema imunológico, e ainda ajudam os que sofrem com doenças que atingem articulações, como artrite e tendinite.
Ele ainda tem propriedade termogênica, que contribui para manter o baixo nível de açúcar no sangue; e funciona como ansiolítico. Ou seja, ele também nos ajuda a controlar o peso, já que a ansiedade geralmente faz com que exageremos em comidas calóricas fora de hora, como forma de nos acalmarmos.
Como Consumir?
Ok, mas como eu vou comer caroço de abacate? A melhor forma de usarmos a semente é ralando-a. Desta forma podemos acrescentá-la em receitas de sucos e vitaminas ou comê-la junto com sopas e saladas.
Podemos também fazer um extrato do caroço de abacate. É bem simples: basta deixar 4 colheres de sopa do caroço ralado descansarem em meio litro de vinho branco por sete dias e teremos o extrato pronto.
Outra possibilidade é fazer uma farinha, deixando o caroço ralado secando no sol, e depois batê-lo no liquidificador.
Vale lembrar que, qualquer que seja o uso que você fará, é preciso manter o caroço do abacate e seus derivados bem fechados e em geladeira para conservar as propriedades.
Fontes: M de Mulher | Clínica Solano | Saúde Melhor | Melhor com Saúde