Dicas

Músicas do TikTok mais usadas: como descobrir o nome e o ranking

19 de agosto de 2020
Postado por Babita Faria

Além de lançar tendências, TikTok é um aplicativo muito utilizado para conhecer novos hits musicais (e antigos também). Se quer saber quais são as músicas do TikTok que mais fazem sucesso – até aquelas que não tem nome – para ouvir no seu player favorito depois, se liga nesse artigo pois eu tenho uma dica incrível.

 

Como ver o ranking de músicas do TikTok

A empresa de análise de dados, Senso Tower revelou que, em 2019, o TikTok foi o segundo aplicativo mais baixado em todo o mundo. E o sucesso também vem crescendo bastante aqui no Brasil. Afinal, a prova disso são os mais de 7 milhões de usuários brasileiros.

Por essas e outras foi criada a plataforma Tiktometer. Ela gera rankings com as músicas mais populares do aplicativo no mundo inteiro.

Segundo a ferramenta, ela reúne dados sobre mais de 25 milhões de vídeos. Além disso, também tem acesso as informações de mais de 2,5 milhões de usuários do TikTok.

Reprodução - Tiktometer

SEM LEGENDA

No Tiktometer, você encontra uma lista com as músicas que mais bombam no TikTok. Em resumo, existem duas categorias principais: a Top Semanal e a Top Mensal.

Quando você clica em uma música específica, tem acesso a algumas informações, como:

  • Quantas vezes aquele áudio foi reproduzido
  • Qual a sua popularidade no app
  • Hashtags relacionadas
  • Países em que a música é mais popular
Reprodução - Tiktometer

SEM LEGENDA

Além disso, você também pode fazer o download do áudio em formato MP3 (apenas de um trecho da música original), ou ouvir o som no próprio TikTok.

 

Como encontrar as músicas do TikTok (mesmo sem saber o nome delas)

É muito comum querer ouvir uma música do TikTok no Spotify, Deezer, iTunes, Youtube (etc.) e não conseguir, pois o nome do som divulgado no aplicativo muitas vezes não tem relação com a canção original. Tornando impossível descobrir que raio de música é aquela.

Pois saiba que é possível e existe uma forma simples de resolver isso. Você só vai precisar baixar o aplicativo Shazam, que descobre o nome de qualquer música apenas pelo som.

Método 1 – o mais simples!

  • Basta acessar o Tiktometer pelo computador e dar play na música que deseja salvar no seu player favorito. Então, pelo smartphone, abra o Shazam e clique no botão central.

O nome da canção e dos artistas rapidamente vão aparecer na tela. O Shazam, então, vai indicar diversas plataformas de streaming musical, basta escolher a que você usa e curtir!

Método 2 – sem usar o computador

Caso não tenha computador, ou não queira depender do Tiktometer, você pode acessar o Shazam diretamente pelo TikTok. Se liga no passo a passo para Android:

  • Depois de baixar e acessar o Shazam, você verá a mensagem “Dê nome a qualquer música em qualquer app” na parte inferior da tela. Então, clique em “ATIVAR”.
  • Na sequência, clique em “VÁ EM CONFIGURAÇÕES”.
  • Já na área das Configurações do seu celular, no app Shazam, clique no botão “Permitir sobreposição a outros apps”.
  • Retorne ao aplicativo, quando perguntar “permitir que o app Shazam grave áudio”, confirme a opção clicando em “PERMITIR”.
  • Pronto! Quando aparecer o aviso de Pop-UP, clique em “ENTENDI”.
  • Agora, vá até o TikTok. Escolha um vídeo com áudio e clique no ícone do Shazam.
  • O aplicativo vai reconhecer o áudio, informando a música e a letra. Para ouvir a música em seu aplicativo favorito, clique no ícone que agora está com o tema da música.
  • Em seguida, clique nos três pontinhos verticais.
  • Agora é só selecionar seu aplicativo de streaming musical favorito e se jogar com os hits mais quentes do TikTok!

Vale apenas ressaltar que o Shazam só reconhece músicas registradas. Ou seja, o remix da Cabelereira Leila pode ficar de fora.

Tiktometer, TikTok, Tecmundo, Techtudo, The Next Web, Rolling Stone, Gizmodo Brasil

MATÉRIAS RELACIONADAS