• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Vai, planeta!

Conheça a música que hipnotiza os gatos – eles amam e pedem carinho!

A canção “Window” da banda The Album Leaf parece ter algum poder sobre os bichanos.

Lelio Ramos Publicado: 29/01/2021 11:19 | Atualizado: 01/02/2021 10:42

Todo mundo tem uma música ou um estilo musical favorito. Aquela melodia que sempre te pega e hipnotiza, independente da idade. Pois a canção “Window” da banda The Album Leaf parece ter o mesmo efeito em gatos. Entenda a seguir.

 

Qual é a sua música preferida, aquela que você ouve todos os dias e para tudo para prestar atenção e curtir cada segundo? Então, sabia que os gatos também tem suas canções favoritas?

Dá uma olhada no vídeo publicado pela tiktoker Jenni Jacobus e pelo perfil @heirstoshadows, que tá bombando na rede social; já são mais de 400 mil curtidas (até essa publicação):

@heirstoshadows#duet with @jennimorose NO FUCKING WAY #selenanetflix #WildAnimals #catsoftiktok♬ original sound – Jenni Jacobus

Nos mais de 3 mil comentários, muita gente confirma que, assim como os dois do vídeo, os próprios gatinhos também são atraídos pela música. Nosso editor, inclusive, fez o teste com os bichanos da casa dele e confirmou que funciona mesmo!

A música em questão, trata-se da composição instrumental “Window“, da banda americana The Album Leaf. Ao final desse artigo compartilho a trilha sonora hipnotizante para você testar ai com seus gatos.

 

Gatos curtem música?

A grande pergunta é: os gatos gostam mesmo de música? Bom, o que estudos e especialistas afirmam com absoluta certeza é de que, sim, os gatos são afetados positivamente pela música.

“Os animais têm uma audição muito mais sensível do que a nossa”, explica Luiza Cervenka de Assis, terapeuta comportamental de cães e gatos. “A audição é um dos principais canais de comunicação deles, eles têm uma ligação forte com a música”.

Os gatos são capazes de detectar sons que nós, humanos, não conseguimos ouvir. O som é medido em hertz (Hz). Quando mais hertz, mais agudo um som é. Só para ter uma ideia, os gatos podem ouvir sons que vão de 30 Hz de frequência até 65 mil Hz. Já o ser humano não ouve nada que esteja acima de 20 mil Hz.

De acordo com a bióloga e especialista em comportamento felino, Juliana Damasceno, existe uma explicação para que os gatos tenham ouvidos tão sensíveis.

“A audição dos gatos é refinada porque auxilia na detecção do movimento de presas e na captura delas, assim como na proteção”, explica. “Quando o gato está em alerta, se sentindo ameaçado ou receoso, podemos introduzir um estimulo auditivo que proporciona um relaxamento para que ele fique mais confortável”.

É isso que muitos veterinários tem feito durante consultas, por exemplo. Um estudo publicado no Journal of Feline Medicine and Surgery, mostrou que os gatos que ouviam alguns tipos de música ficaram menos estressados do que aqueles que iam a consulta sem os sons.

“Colocar música específica de gatos em consultórios veterinários como som ambiente aumenta o bem-estar do gato, fazendo com que o cliente confie mais na equipe veterinária. Por sua vez, os médicos podem avaliar com mais precisão seus pacientes”, dizem os pesquisadores na conclusão do artigo.

 

Músicas prediletas

Os gatos ouvem sons mais agudos e gostam mais de músicas que tenham esses sons.

“Eles amam musica clássica e sons mais agudos. Gostam de som de violino”, explica a bióloga Juliana. “Eles preferem músicas que levam em conta suas características especificas, com oitavas acima das nossas”.

Este outro artigo cientifico, de 2015, procurou desvendar quais sons são mais atrativos para os bichanos. Os animais foram expostos a dois tipos de música.

Uma delas estava na frequência de 1300 Hz. Já a outra, por volta de 335 Hz. A composição com mais hertz foi mais efetiva. De forma geral, os pesquisadores concluíram que gatos gostam de músicas feita para gatos: “os gatos domésticos estão mais interessados e receptivos à música que foi composta com características apropriadas às espécies”.

O que nos leva de volta ao vídeo que está fazendo sucesso no Tik Tok.

“Essa música atrai os gatos por ser um som agudo, que se aproxima do som que os filhotes fazem quando chamam suas mães”, detalha Juliana.

Que os gatos são atraídos não há dúvidas. Mas e quanto ao movimento que eles fazem de aproximação dos donos?

Nesse aspecto, a terapeuta Luiza diz que não podemos ter tantas certezas.

“Pode ser que a música traga alguma lembrança. Esse vídeo pegou dois gatos específicos, que já devem ter o costume de pedir carinho. Talvez se fosse um gato arredio, a reação não fosse a mesma”, afirma. “A audição é muito importante para o gato. Eles vão reagir, mas é difícil saber como será a reação”.

E não se preocupe, a música não faz mal ao bichano. Vale dizer que cachorros já são mais propícios a curtirem músicas feita para humanos, como rock leve e reggae (falamos mais aqui).

 

Quer experimentar?

Ouça a composição “Window” abaixo. Depois de testar, volta aqui e comente qual foi a reação do animal – estou curioso!

 

Fizemos e gravamos o teste!

Publicamos no nosso perfil do  TikTok a experiência com a nossa gatinha, Florzinha, que deu super certo. Se liga:

@almanaquesosFlauta mágica versão felina #gatos #gatostiktok #euamogatos #gateirasdobrasil #foryou #fy♬ som original – Almanaque SOS

 

Vale dizer que nas plataformas de áudio e vídeo, como o Youtube, existem vários canais com playlists de sons específicos para os gatinhos.

Lelio Ramos
Jornalista que adora contar novas histórias. Fala de política, economia, cotidiano e também de reality show, novela e série. É de São Paulo, mas quer mesmo é viver viajando.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui