Museu Nacional cria visita guiada imersiva com áudios em 3D
Na noite do dia 2 de setembro de 2018, um dos principais monumentos históricos e artísticos da América Latina sofria um duro Golpe. O Museu Nacional, considerado a mais antiga instituição científica do Brasil, foi acometido por um um incêndio de grandes proporções, capaz de destruir quase a totalidade do acervo construído em dois séculos.
Enquanto ele não é reconstruído, você pode embarcar em uma experiência imersiva. O Museu Nacional, em parceria com a LG, disponibilizou uma visita guiada com áudios binaurais ou também chamados de tridimensionais (3D). Por meio deles, você consegue perceber a dimensão e a localização de algumas peças contidas no acervo.
NOSSA! ISSO É GENIAL!
Eu estive lá menos de 1 mês antes do incêndio. Assistir tudo aquilo queimando pela TV devastou meu coração. Fiquei aos prantos, ninguém aqui fez questão de entender o porque de eu ter sofrido tanto. Estou muito emocionada ouvindo isso.— ???? ????????? (@LileChan) 1 de maio de 2019
A visita guiada começa na fachada do prédio e segue por algumas das salas do complexo. Durante a visita virtual, uma voz masculina descreve o ambiente ao redor, a história e a textura de cada um dos itens mostrados.
A iniciativa também beneficia pessoas cegas, já que elas necessitam de outros sentidos e da audiodescrição para conhecer peças expostas em museus. Como o áudio simula um ambiente físico, você precisa estar com fones de ouvido para captar toda a experiência.
Além do Youtube, a playlist com os áudios está no Spotify e no Deezer, com narrações em português e inglês. Dê o play, feche os olhos e curta essa experiência.