• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Crossfit Mental

chevron_left
chevron_right

Museu Nacional cria visita guiada imersiva com áudios em 3D

Além do Youtube, a playlist com os áudios está no Spotify e no Deezer.

Na noite do dia 2 de setembro de 2018, um dos principais monumentos históricos e artísticos da América Latina sofria um duro Golpe. O Museu Nacional, considerado a mais antiga instituição científica do Brasil, foi acometido por um um incêndio de grandes proporções, capaz de destruir quase a totalidade do acervo construído em dois séculos.

Enquanto ele não é reconstruído, você pode embarcar em uma experiência imersiva. O Museu Nacional, em parceria com a LG, disponibilizou uma visita guiada com áudios binaurais ou também chamados de tridimensionais (3D). Por meio deles, você consegue perceber a dimensão e a localização de algumas peças contidas no acervo.

A visita guiada começa na fachada do prédio e segue por algumas das salas do complexo. Durante a visita virtual, uma voz masculina descreve o ambiente ao redor, a história e a textura de cada um dos itens mostrados.

A iniciativa também beneficia pessoas cegas, já que elas necessitam de outros sentidos e da audiodescrição para conhecer peças expostas em museus. Como o áudio simula um ambiente físico, você precisa estar com fones de ouvido para captar toda a experiência.

Além do Youtube, a playlist com os áudios está no Spotify e no Deezer, com narrações em português e inglês. Dê o play, feche os olhos e curta essa experiência.

Gustavo Torniero
Jornalista curioso no âmbito profissional e nas horas vagas. Escreve conteúdos otimizados para motores de busca e já publicou reportagens em veículos de comunicação, foi sócio e apresentador do Programa Zuada, para cerca de 900 cidades ao redor do Brasil e é ativista na área de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. É cego, mas isso fica por último porque é só um detalhe.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui