• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Muito cuidado ao usar seu carregador USB fora de casa (alerta importante!)

Novo alerta é para quem tem hábito de carregar aparelhos em qualquer lugar.

Seu celular está com a última “gotinha” de bateria mas por sorte você encontrou um ponto USB público para recarregá-lo. Será sorte mesmo?

De acordo com uma recente matéria exibida pela rede americana CNN, recarregar o celular em lugares públicos é um prato cheio para hackers roubarem seus dados e informações confidenciais.

“Aperto de mão”

O “aperto de mão” (em inglês juice-jaking) é o nome à esse golpe que extrai dados do seu aparelho sem seu consentimento; e ele é bastante comum.

J.D. Biersdorfer, repórter de tecnologia do The New York Times, revelou que através da conexão USB é possível instalar programas maléficos no aparelho. A situação fica ainda mais complicada se a recarga for feita em um computador estranho.

Segundo a especialista, ao conectar o USB em pontos públicos ou em computadores que não sejam de sua confiança, ele passará ao sistema – e ao hacker – o número de série, sistema operacional e até a lista de arquivos do aparelho.

Com seu celular “infectado”, fica fácil de monitorar suas atividades, descobrir senhas, informações confidenciais, etc, alerta Biersdorfer.

O assunto é tão sério que a profissional até relembra que em 2016, a Federal Trade Commission, orgão que protege os consumidores americanos, recomendou às pessoas que não conectassem seus smartphones a sistemas de entretenimento por meio de uma entrada USB ou conexão Bluetooth, como em carros alugados, por exemplo.

Como se proteger

Além de tentar evitar ao máximo usar esses pontos públicos e computadores estranhos, a especialista ainda passa algumas dicas para evitar o golpe. Veja abaixo:

  • Não desbloquear o aparelho durante a recarga, aliás, se possível, carregá-lo desligado;

  • Usar as funções de encriptação e autenticação do seu celular

  • Usar um cabo USB que bloqueia transferência de dados;

  • E outros cuidados básicos, como ser cuidadoso ao instalar um novo app, ter uma boa senha e instalar um bom antivírus no celular.

Fonte(s): BBC, BOL, Bustle, CNN, The New York Times
Redação - Almanaque SOS
Desvendando o dia a dia. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui