Presente no macarrão, pizza, lasanha, strogonoff e em muitos pratos, o molho de tomate é base para diversas receitas suculentas. Mas o que é bom, pode melhorar! Veja a seguir as melhores dicas para seu molho de tomate caseiro ficar ainda mais gostoso e dar aquele toque especial que impressiona a galera.
1. Receita simples e rápida de molho de tomate caseiro
A primeira dica é uma receitinha super simples e que fica uma delícia. O truque já foi publicado pelo SOS e só leva tomate, azeite, sal, pimenta e manjericão:
2. “Regra dos 5 minutos”: salgue o molho de tomate na hora certa
Coloque o sal apenas 5 minutos antes de desligar o fogão. A dica é do italiano Riccardo Rossi, Chef do restaurante Pina, em São Paulo. Se você colocar no começo, corre o risco do molho ficar muito salgado, conforme a água do tomate vai evaporando.
3. Para neutralizar a acidez do molho de tomate, evite usar açúcar!
O químico Gustavo Dias explicou, em seu perfil do Tik Tok, que colocar açúcar no molho de tomate não neutraliza a acidez. A solução é simples: uma colher rasa de bicarbonato de sódio.
O açúcar não tem propriedade química para combater a acidez do molho de tomate, apenas disfarça o sabor. Então cuidado para não acabar fazendo um doce de tomate!
@quimicacomgAçúcar tira acidez do molho? Fake ou não? ##quimicacomg ##espcex2020 ##espcex2020 ##concursopublico ##educação ##aprendanotiktok ##fatoscuriosos♬ som original – quimicacomg
4. Cenoura também atua contra acidez do molho de tomate
Outra dica do Chef Ricardo Rossi para amenizar a acidez do molho é acrescentar cenoura na hora de refogar os ingredientes. Quem já testou sabe que o legume resolve o problema.
5. Vinho tinto seco pode ser o segredo do seu molho
Por essa você não esperava! Esta dica é do perfil especializado em culinária, Tasty. O vinho vai muito bem em vários pratos, no molho de tomate não seria diferente. Você pode acrescentar esse ingrediente para dar um toque todo especial.
6. Aposte em cogumelos no molho de tomate
E se você adora cogumelos, vale adicionar no molho de tomate caseiro, sim! Mas ó: não esquece de dourar um pouco antes para que o sabor seja realçado, como sugere a Chef estadunidense Catherine De Orio.
7. Use a água do macarrão para encorpar o molho de tomate: o ‘ouro líquido’
Dica de ouro, literalmente. Use no molho um pouco da água que cozinhou o macarrão, para dar aquela encorpada. Chefes costumam usar a técnica da emulsificação: fazer com que a água, o óleo e o molho de tomate se unam “para sempre”, resultando em uma mistura mais consistente, cremosa e sem riscos de se separarem algum tempo depois do preparo.
A dica do “ouro líquido” já apareceu aqui no SOS:
Para incluir essa água no preparo, basta reservar algumas xícaras da água do cozimento e acrescentá-la ao molho durante o preparo, sempre mexendo muito bem, até que tudo se misture por completo.
8. Creme de ricota dá um upgrade no molho de tomate ralo
Para deixar ele mais cremoso e saboroso, também vale acrescentar creme de ricota. Este pode ser um ingrediente que vai salvar sua receita naqueles dias em que seu molho ficou um pouco mais ralo do que o esperado.
9. Cozinhe o molho de tomate em temperatura baixa
Essa dica pode parecer simples até demais, mas muita gente não dá importância para a temperatura na hora de cozinhar. Quanto mais tempo você manter o molho em cozimento, mais saboroso ele fica. E isso só é possível se você cozinhar em fogo baixo. Fique atento! Faz toda a diferença.
10. Acidez do molho de tomate e o tipo de massa ideal
Segundo o Chef italiano Giuseppe Di Martino, você precisa criar um equilíbrio entre o macarrão e o molho. Ele afirma que:
- Molhos mais ácidos combinam com macarrão mais grosso. Isso porque seu paladar vai sentir mais a massa.
- Molhos menos ácidos combinam com macarrão mais fino. Uma vez que agora é ele quem vai se destacar no prato.
Sabia dessa?
11. A “técnica dos 4 minutos” para um molho de tomate encorpado
Ainda segundo o Chef Giuseppe, 4 é o número mágico. Você vai precisar de duas panelas, uma para o macarrão e outra para o molho. Na segunda, é importante refogar o alho.
- Cozinhe o macarrão por 4 minutos em uma panela.
- Enquanto isso, refogue o alho na outra panela e prepare o molho.
- Depois desse tempo, adicione a massa ao molho e continue o cozimento por mais 4 minutos.
Mexa o macarrão só depois de 2 minutos, quando colocar na panela com o molho, “apenas certifique-se de que está de molho”, explica o Chef. Fazendo isso você cria uma emulsão que reveste o espaguete e “engrossa o caldo”.
12. Outro ingrediente secreto para o seu molho de tomate: gengibre!
Se você curte gengibre e quer dar aquele toque diferente no seu molho de tomate, acrescente um pouco. O sabor refrescante é “a cereja do bolo”. Você pode ralar para dissolver melhor.
Dica extra: macarrão ao alho e óleo com gengibre também é sublime – pode confiar!
13. Hortelã dá um toque de frescor ao seu molho
Assim com o gengibre, o hortelã dá aquele frescor para suas receitas. Para um sabor ainda melhor e mais natural, é interessante que as folhas estejam frescas. Aposte em uma hortinha caseira, é super fácil plantar hortelãs.
14. Sofritto: refogado europeu que dá sabor extra ao molho de tomate caseiro
Na Europa, nosso famoso refogado tem nome: o sofritto é composto por alho, cebola e salsinha. Mas pode ter carne, banha, salsão, cenoura, pimenta e outros vegetais. Essa mistura também serve como base para o molho de tomate, dando mais sabor e cor ao prato.
15. Molho de tomates assados trazem um toque tostado ao prato
Na próxima vez que você for fazer molho, considere assar os tomates. Este truque simples vai proporcionar um sabor mais robusto e encorpado. Para fazer é simples. Segundo o site Santo Legume, depois de assar, com temperos de sua preferência, transfira os tomates (cebola, alho..) para o processador. Pulse até formar um molho homogêneo.
16. Pimenta calabresa esquenta (!) qualquer molho
Um ingrediente que aparece em muitas receitas na internet é a pimenta calabresa (conhecida no Brasil por dedo-de-moça em flocos, seca e rasurada). Aqueles floquinhos picantes podem dar um gosto muito bom ao seu molho de tomate.
Mas atenção: aposte nesse ingrediente se você é resistente a pimenta; é bastante picante!
17. Para apimentar seu molho de tomate: pimenta-jalapeño
Uma versão mais leve, em comparação a calabresa. Essa pimenta doce é originária do México. Basta colocar para assar junto com os tomates assados. Para isso, unte uma forma com azeite, coloque os tomates, as pimentas-jalapeño e asse. Depois, pulse no processador até formar um molho homogêneo.
18. Folha de louro também fica uma delícia no molho de tomate
A folha de louro já é uma paixão dos brasileira, essa erva também pode dar um sabor a mais para o seu molho. Este ingrediente faz parte de outra receita de molho de tomate publicada aqui no SOS, detalhe que nela vai até canela.
19. Farinha de trigo pode engrossar o seu molho de tomate
Essa dica já foi publicada aqui no SOS e é bem simples. Na verdade é uma heresia culinária, mas funciona. Se você não fez a técnica do “ouro líquido” e o molho de tomate ficou ralo, com muita água: basta colocar uma colher (sopa) de trigo, já dissolvida na água e pronto! Mexa que o seu molho vai engrossar.
20. Tomate italiano é o ideal para fazer molhos
De formato alongado, o tomate tipo Italiano é o melhor para preparar molhos. A dica é da Chef Rita Lobo, apresentadora do Cozinha Prática, GNT. Segundo ela, o tomate tipo Débora também é bom para molhos, mas não tanto quanto o italiano.
Os demais tomates, como o Caqui, o Holandês e o Carmem são melhores para saladas, pois alguns podem conter mais água, e deixar o molho mais ralo.
21. Se quiser um molho mais consistente, remova as sementes
E, sim, vale fazer aquele esforcinho a mais para remover o “miolo” do tomate. Rita Lobo afirma que o molho fica mais consistente dessa forma, já que a região onde estão as sementes tem uma grande concentração de água.
22. Molho de tomate pelado caseiro: como descascar
Para fazer o seu próprio molho com tomates pelados, não temos uma, mas duas dicas:
- Água fervendo: basta fazer uma cruz na bundinha do tomate, ferver e depois dar um banho em água fria;
- Chama: espete o tomate em um garfo e gire-o no fogo por uns 15 segundos, para que a pele se solte.
23. Sobrou molho de tomate? Congele!
Essa dica é para quem não usa todo o molho e não quer criar uma cultura de microorganismos na geladeira. Basta congelar o restante do seu molho de tomate em bandejas de gelo; simples e genial.
24. Além do molho, aposte no extrato de tomate caseiro (sem acidez)
O extrato de tomate nada mais é do que a polpa de tomate concentrada, ou seja, precisa ser diluído para ser utilizado. Basta tirar a pele e a semente de 4 quilos de tomates (cerca de 30), bater tudo no liquidificador, depois adicionar o suco de 1 limão (para dar cor) e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Deixe no fogo por 30 minutos, até engrossar.
A receita veio da influenciadora gastronômica Kelly Coutinho, diretamente do Tik Tok:
@kelly.coutinho29##receitasfantasticas ##foryou ##receitasimples ##tiktokreceitasdeliciosas ##receitaspraticas ##molhodetomate ##semconcervantes♬ som original – kelly.coutinho29