Dicas

Receita fácil de Molho Balsâmico com toque de mel

02 de maio de 2023
Postado por Bruno Oliveira

O molho balsâmico é um condimento versátil que pode ser usado para dar um toque especial a diversas receitas. Feito a partir da mistura de vinagre balsâmico e azeite, esse molho combina perfeitamente com saladas, carnes, legumes e até mesmo frutas.

Dentre os ingredientes, o vinagre balsâmico é a grande estrela e mesmo para aqueles que não possuem experiência na cozinha, é uma ótima opção por ser super fácil de fazer. Tome nota!

 

Como fazer um molho fácil com vinagre balsâmico e mel

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de Azeite
  • 1 colher (sopa) de Vinagre Balsâmico
  • Sal e Pimenta a gosto
  • Mel*

Na receita tradicional, no lugar do mel é utilizado alho. Já nessa versão com mel, é possível adicionar mostarda também. Faça as alterações, caso prefira dessa forma.

Passo a Passo

O primeiro passo é adicionar o azeite e o vinagre em um recipiente.

 

Em seguida, adicione o sal, a pimenta e o mel a gosto.

 

O ideal é que os ingredientes já tenham sido colocados em um recipiente que desse para misturar. No entanto, caso não tenha sido o caso, transfira a mistura para um pote com tampa.

 

Feche o pote com carinho e agite com vigor até a mistura ficar uniforme.

 

Agora é só saborear seu prato e dizer: “Molho balsâmico? Eu que fiz!”

Vale reforçar que esse molho é muito versátil e combina bem com praticamente tudo: frutas, legumes, carnes e saladas.

 

5 Curiosidades sobre o Vinagre Balsâmico

O vinagre balsâmico é definitivamente o protagonista da receita de molho. É ele quem confere um sabor inconfundível e sua textura encorpada. Mas você sabia que há muitos fatos interessantes sobre esse produto delicioso?

1. Origem e produção

O verdadeiro vinagre balsâmico tradicional é produzido apenas em duas regiões da Itália: Modena e Reggio Emilia. O processo de produção é extremamente lento e pode levar de 12 a 25 anos para ser concluído. O vinagre balsâmico é envelhecido em barris de madeira, que podem ser feitos de várias madeiras, como carvalho, cerejeira, castanheiro, entre outras.

2. Variações de qualidade

Existem diferentes graus de qualidade de vinagre balsâmico, desde o mais básico até o mais refinado. O mais básico é feito de vinagre de vinho com açúcar adicionado para dar sabor. Os mais refinados são envelhecidos por muitos anos, têm um sabor mais complexo e são mais caros.

3. Propriedades antioxidantes

O vinagre balsâmico tem propriedades antioxidantes e pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e inflamação. Ele também é rico em ácido acético, que ajuda a melhorar a digestão e a absorção de nutrientes.

4. Combinações culinárias

O vinagre balsâmico é muito versátil na cozinha e pode ser usado em muitos pratos diferentes. É uma ótima opção para temperar saladas, carnes, peixes e vegetais, além de ser usado em molhos e marinadas.

5. Preço

O preço do vinagre balsâmico pode variar consideravelmente, dependendo do grau de qualidade. Algumas marcas podem ser bastante acessíveis, enquanto outras podem custar centenas de dólares por garrafa.

O vinagre balsâmico é um produto adaptável e saboroso que pode adicionar um toque especial a qualquer prato.

 

O que a galera achou dessa receita

Os seguidores do Almanaque SOS amaram a receita e compartilharam suas opiniões e sugestões com a gente nas nossas redes sociais:

“Faço também, mas uso uma colher de mostarda. Experimenta e depois conta se gostou.”, disse Carla Garcia em nosso Instagram.

“Quando quero impressionar eu faço salada verde com molho de mel e mostarda, não tem erro, pode testar.”, sugere Gustavo Miranda em nosso TikTok.

“Outro molho que acho maravilhoso. Limão, sal, azeite, mel, orégano, gergelim torrado, pimenta do reino.”, conta Dry Nobrega em nossa página no Facebook.

“Minha visita especial aparece todo dia a cada 3 horas, o nome dela é fome KKKKKK”, brinca Jack em nosso canal no Youtube.

Quer se tornar expert em molhos? Confira nosso artigo te ensinando como fazer o molho verde de Presidente Prudente e tenha uma boa história para contar a seus convidados!

Embrapa, Fernando Barroso

MATÉRIAS RELACIONADAS