• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Molho de Tomate ácido: neutralizar com açúcar é um ‘erro’ químico

Adicionar açúcar ao molho de tomate não neutraliza acidez, mas tem solução!

Daiane Oliveira Publicado: 09/05/2022 09:12 | Atualizado: 09/05/2022 09:20

Crescemos ouvindo que uma pitada de açúcar neutraliza a acidez do molho de tomate. E atire a primeira pedra quem nunca fez isso. Mas temos uma notícia que pode ser desagradável: estávamos ‘errados’ este tempo todo.

 

Como eliminar acidez do Molho de Tomate, segundo a química

Uma coisa pouco falada é que o açúcar não tem o potencial efetivo de acabar com a acidez do molho de tomate. Em um vídeo no TikTok, o Químico e Professor Gustavo Dias (do perfil Química com G) falou sobre isso:

Colocar açúcar no molho não tira a acidez. Isso porque o açúcar não tem nenhuma propriedade básica ou alcalina para combater essa acidez. Vários chefs fazem isso até hoje, é tradição, e todo mundo acha que está certo. O que você faz [adicionando açúcar] é mascarar o gosto do molho“, destacou.

Na mesma lógica do açúcar, há também quem indique adicionar cenoura ao molho de tomate. A cenoura também possui sabor levemente adocicado e pode ajudar a “disfarçar” a acidez do molho.

Mas se tua intenção é eliminar de vez esta acidez, sem precisar dar um toque agridoce ao seu molho, siga a dica do químico Gustavo Dias.

O certo é você pegar uma pitada bem pequenininha de bicarbonato de sódio, que é barato e todo mundo tem, e neutralizar esta acidez“, ensinou.

Pois é, você não leu errado: use bicarbonato de sódio.

Esta é mais uma das utilidades do bicarbonato (dentre as tantas que ele possui). Dias explicou que, por ser um ingrediente alcalino, o bicarbonato consegue neutralizar a acidez do molho. O professor ainda ensina que o ingrediente pode também ser substituído por fermento químico em pó, que também possui bicarbonato em sua composição.

 

Na prática: Bicarbonato ou Fermento no Molho de Tomate

Não tem segredo algum. Basta uma pitadinha de um destes itens alcalinos (bicarbonato de sódio ou fermento em pó) para resolver o problema de acidez do molho.

Segundo o químico, a ideia é adicionar uma pitada, experimentar e, se necessário, adicionar mais uma pitadinha até eliminar toda a acidade. Faça isso com o molho já apurado e deixe ferver apenas alguns segundos em seguida.

Nos comentários do nosso vídeo nas redes sociais, a dica dividiu opiniões. Há quem prefira continuar utilizado açúcar, especialmente pela preferência de um resultado mais agridoce, e quem já praticava a estratégia do bicarbonato.

Eu acho que esta prática [adicionar açúcar]  é mais para “enganar” o palato mesmo. Tem o objetivo de deixar o molho com um gosto mais suave“, mencionou Natália Malima no Facebook.

A gente aprende com a mãe da gente a dica do açúcar, porém quando se tem um pouquinho de noção de química, aprendida lá no ensino médio, entende que o bicarbonato de sódio faz muito mais sentido. Faz muitos anos que uso para “quebrar” a acidez dos molhos que preparo“, no Instagram.

Então, se sua intenção é adocicar o molho de tomate para disfarçar a acidez, siga no açúcar. Mas se você prefere utilizar a química a seu favor para neutralizar a acidez do molho, vai de bicarbonato de sódio (ou fermento em pó). Diabéticos, sugerimos seguir com a segunda opção.

 

O que você precisa saber sobre esta dica

  • Adicionar açúcar ao molho de tomate não neutraliza acidez, apenas deixa ele mais doce, o que disfarça o sabor ácido;
  • Para neutralizar a acidez de verdade, utilize uma pitada de bicarbonato de sódio;
  • O bicarbonato pode ser substituído pelo fermento em pó;
  • Não indicamos a técnica do açúcar para pessoas diabéticas.

Daiane Oliveira
Jornalista, artesã, feminista, acadêmica de Literatura e mãe. Discute religião, política, sexo, hábitos sustentáveis e amenidades. Não discute futebol porque não entende. Quem sabe um dia.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui