Mojito de Manga: drink refrescante com pimenta (com e sem álcool)
Em dias de sol e calor, não há nada melhor do que um mojito, coquetel refrescante com hortelã que se originou em Cuba e que faz muito sucesso também no Brasil.
Convidamos o ator, apresentador e criador de conteúdo Gui Tank para fazer junto com a gente uma versão um pouco diferente da original: o mojito de manga.
Além do diferencial da fruta, esse versão do drink também pode ser feito sem álcool. Se você quer aprender como fazer o mojito, este artigo é para você. Acompanhe!
Como fazer mojito de manga
Ingredientes
- Manga Rosa
- Limão-taiti
- Folhas de Hortelã frescas
- Gelo
- Refrigerante de Limão (pode usar água com gás)
- Rum (opcional)
- Tajin* (fizemos uma versão caseira – receita a seguir)
*Tajin é um tempero de origem mexicana e que é vendido no Brasil por um valor em torno de 200 reais. No entanto, para essa receita, nós fizemos uma versão “abrasileirada” do tempero que também funciona super bem e é bem mais econômica. Daremos mais detalhes sobre a preparação dessa versão ainda neste artigo.
Passo a Passo
Para começar, é preciso preparar o copo. Umedeça o bocal com limão, pressionando suavemente enquanto gira o copo de cabeça para baixo.
Logo depois, repouse a bocal no tajin de maneira que o tempero grude na superfície e forme uma espécie de “gola”.
Adicione rodelas de limão ao fundo do copo e complemente com folhas de hortelã e cubinhos da manga cortados sem a casca, nessa ordem.
Feito isso, coloque mais pedrinhas de gelo, mais hortelã e mais cubinhos de manga.
Para deixar mais interessante ainda, empane alguns cubinhos de manga no tajin e reserve. Nós vamos usá-los para finalizar o coquetel logo mais.
Adicione o refrigerante e, para a versão alcoólica, complete com uma dose de rum. Finalize com os pedaços de manga empanados no tajin.
Finalmente, chegou aquele momento sagrado em que o copo encontra os lábios: é hora de beber!
O que é Tajin
1. De onde vem
Como dito no início deste artigo, o tajin é uma mistura de temperos de origem mexicana. Ele é feito a partir de uma combinação de pimenta, pimentão seco granulado, limão desidratado e sal. Podem existir outras versões, mas a base é a mesma.
Além de ser usado como um condimento em muitos pratos tradicionais mexicanos, o tajin também serve para dar sabor à frutas e legumes.
2. Como fazer uma versão caseira
Ingredientes
- Páprica
- Pimenta do Reino
- Lemon Pepper
- Sal fino
Passo a Passo
Misture todos os ingredientes em um recipiente.
A ideia aqui é fazer uma mistura que seja, ao mesmo tempo, azedo, apimentado, salgado e com aroma de páprica. Nossa dica é que você faça em uma quantidade menor e vá provando.
Quando você encontrar um balanceamento perfeito entre o azedo do lemon pepper, a picância da pimenta do reino, o ponto de sal ideal para você e o cheiro da páprica, está feito. Simples assim!
O que é lemon pepper
Lemon pepper é um condimento feito a partir de raspas de limão (lemon) e pedaços de pimenta preta triturada (pepper).
De acordo com um artigo publicado no site especializado em condimentos Bombay, o lemon pepper é amplamente utilizado na culinária norte americana e é extremamente versátil:
“Pode ser utilizado em frutos do mar, como: vieiras, lagostas, camarões e peixes, como salmão e atum. Pode também ser usado de forma ampla temperando: frangos, legumes, batatas, saladas, molhos para massa, carnes vermelhas e até mesmo para dar um toque especial em alguns drinks.”
Ainda segundo o artigo, o lemon pepper também pode ser um substituto ideal para o sal em algumas ocasiões:
“Foi criado para dar um toque cítrico às preparações, mas começou a ser muito utilizado na culinária por adeptos da alimentação saudável no intuito de reduzir o consumo de sal, fazendo assim a sua substituição com muito mais sabor.”
O que a galera achou dessa dica
Os seguidores do Almanaque SOS ficaram deslumbrados com a receita (e com a participação do Gui) e compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:
“Gente, aqui no México tudo de manga é com pimenta! Existem umas jujubas de manga que são enroladas nesse Tajín e as crianças comem que só. Na rua vende manga fresca e tem um monte de molho de pimenta pra colocar por cima Ficou muito mexicano esse mojito “, conta Kesia Rozzett em nosso Instagram.
“Nem eu sabia que queria tanto esse feat, incrivel!!!”, comenta Deborah Paes em nosso TikTok.
“Que absurdo. Acabei de voltar da Cidade do México, tajin não custa nem 10 reais lá. Loucura!”, denuncia Fernando Skinner em nossa página no Facebook.
“Que bom que dá pra fazer sem álcool. Show essa dupla ai em… aprovados, podem gravar mais vezes “, sugere Mary Souza em nosso canal no Youtube.
Se você quer se aventurar ainda mais no mundo dos coquetéis, conheça nosso artigo te ensinando 13 drinks surpreendentes para fazer em casa.