• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Mocassim e Dockside, os clássicos! #PraVestir

Antes encostados, voltam a passear pelas ruas, compondo looks descolados e clássicos

Mais um clássico volta para a cena da moda, o Mocassim e o Dockside que estavam encostados, guardados no fundo do baú, cheio de poeira, voltam a passear pelas ruas, compondo desde looks descolados a looks formais e clássicos.

 

 

Você sabe qual a diferença entre Mocassim e Dockside?

O mocassim é um calçado originalmente masculino, que foi criado no século 18 por índios norte americanos, que nem imaginavam que estavam lançando um clássico da moda. É um modelos mais clássico, que não tem cadarço e o solado é fino, como o modelo abaixo.

 

 

O seu sucesso posterior se deve a alguns adeptos muito famosos como Elvis Presley, Michael Jackson.

 

 

Em 1935 ele foi relançado comercialmente por um fabricante de calçados de navegação chamado Paul Sperry. Porém teve adaptações como presença do cadarço e um solado de borracha mais grosso, atendendo as necessidades dos marinheiros, e ai surgiu o modelo Dockside.  Os modelos estampados abaixo são da marca Colcci.

 

 

A característica comum entre o mocassim e o dockside é a costura na frente que une a lateral a uma parte superior em formato de U.

 

Os tipos de Mocassim e Dockside

A partir disso foram surgindo mil modelos diferentes franjinha na frente, com costuras a mostra, com cadarços passados na lateral, estampados, metálicos, com ou sem salto.

Mocassim Clássico:

 

 

 

Dockside:

 

 

Os modelos acima são da marca Richards.

 

Com Franjinha: 

 

 

Com salto:

Uma releitura das releituras do mocassim, é a versão do calçado com salto, podendo compor looks sociais de alfaiataria com um toque clássico.

 

 

As grifes

Os dois primeiros modelos coloridos acima são da marca Tommy Hilfiger. A marca também lançou sua versão sem salto, apostando em docksides metálicos e no coloridos.

 

 

A marca Lacoste lançou tanto modelos de dockside, quanto de mocassim, com um ar mais esporte e cores vibrantes.

 

 

Os modelos em tecido na maioria das vezes podem substituir um tênis, compondo um look bem descolado e informal. Os modelos abaixo são da marca Sperry Top e Vans.

 

 

Porém hoje eles são confeccionados com uma infinidade de materiais, sendo até feitos de plástico, a Melissa já criou várias releituras do mocassim bem legais.

 

 

A renomada marca Yves Saint Laurent também lançou um modelo mais descontraído, feito de borracha.

 

 

Outra marca que vale a pena dar uma olhada nos modelos é a Sebago, marca tradicional na criação de docksides.

 

 

Modos de usar

Jeans

No verão fica ótimo combinado com calça jeans com lavagem clara, para dar um toque especial, vire a barra da calça, assim aparece mais o sapato, essa dica vale tanto pra mulher quanto pra homem.

 

 

Shorts

Outra combinação que merece atenção é com shorts, fica super jovem e com um ar de leveza no look, no Brasil os homens ainda não aceitaram muito a tendência de shorts acima do joelho, porém é muito usado na Europa, acredito que aos poucos irá sendo cada vez mais aceito aqui.

 

 

Saia

Para as mulheres a combinação vestidinho ou saia de tecidos leves e estampados fica linda, valorizando a feminilidade da mulher, porém com uma quebra, que seria o sapato estilo boyish (peças masculinas que transcendem para o universo da moda feminina)

 

 

Social

O mocassim por ser um clássico, pode ser combinado também com alfaiataria e looks mais sociais.

 

 

Use e Abuse

Aproveite as dicas e abuse de um clássico que fez muito sucesso no passado e promete incorporar no presente uma estética ainda mais democrática, atingindo os mais variados estilos, gêneros e idades.

 

 

Gostou? Comente, exponha dúvidas e curta a página.

Beijoosss

 

Fonte:
http://www.sperrytopsider.com/store/SiteController/sperry/home
http://www.sebago.com/
http://www.calcados.com/
http://www.dafiti.com.br/
 
 
 

 

Ana Paula Merlo – @anapaula66 – Estudante de Têxtil e Moda (traduzindo é engenharia têxtil com design de moda só que ao contrário) e técnica em design de interiores.  As informações que eu passar nessa coluna devem ser criticadas e complementadas. Baseio o que escrevo em experiências e percepções pessoais, de uma garota que mora sozinha e já sabe trocar uma lâmpada, além de ter habilidade em pregar botão, fazer risoto e bater o carro no estacionamento.

 

SOS Solteiros
Arquivo - Sempre tem jeito.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui