Mobília barata: como montar a casa nova gastando muito pouco
“Quem casa quer casa”… e quem é solteiro também!
E, de preferência, gastando pouco com a decoração, já que a crise tá aí e o salário de uma pessoa só não dá para fazer grandes loucuras. Mas você sabia que dá para mobiliar a casa todinha gastando muito pouco?
Programas como Decora, Santa Ajuda, Irmãos à Obra, Reforma Sem Custos, Reforma Relâmpago já dão o bizu na hora de economizar: o negócio é reformar! Pegue o velho, transforme em novo. Pegue o inútil, transforme em útil. Pegue suas ideias e transforme em uma decoração mara para a sua casa!
Para te ajudar nesta tarefa, reunimos as melhores dicas sobre como criar seus próprios móveis e reutilizar, reformar e repaginar móveis antigos. Se o trabalho manual não é seu forte, não se desespere: te damos o mapa da mina de como encontrar móveis baratos. Legal, né? Confira!
1. Utilizando materiais descartáveis
Uma das maneiras de deixar o cafofo habitável (e super descolado) é fazendo o upcycling, que é o processo de transformar produtos inúteis e descartáveis em novos materiais usando as próprias mãos. Dá uma ligada nessas ideias:
Pallets
Pallets (ou paletes) são aqueles estrados de madeira que formam caixas para carregar peixe, frutas e até materiais de construção. Eles podem ser comprados mas, com um pouquinho de esforço, dá para conseguir um monte deles de graça.
Onde encontrar
Os pólos industriais, grandes armazéns e shoppings são um bom lugar para começar, pois recebem grande quantidade de material em paletes, que são descartados logo depois. Canteiros de obras são outra opção, já que os tijolos vêm em caixas de pallets e costumam dar sopa por lá.
Nas feiras também é muito comum encontrar caixas e mais caixas de pallet. Aí você aproveita a promoção do tomate e já leva a caixa junto, que tal?
Se você quiser pallets novinhos em folha, dê uma olhada neste link aqui, que mostra empresas que vendem as ripas em vários estados do Brasil e de Portugal.
O que dá pra fazer?
Praticamente tudo! Eles são tão versáteis que, com um punhado de pregos, martelo e criatividade, dá para fazer todas as mobílias da casa gastando bem pouco. Olha só:
Dá pra fazer painel para a TV…
Prateleiras para todos os gostos…
Mesa de jantar…
Mesinha de centro…
Sofás e poltronas…
casaeconstrução| recycledthings| pinterest
E até cama!
Como fazer?
Criar móveis com paletts não tem nenhum mistério. Basta um pouquinho de criatividade e não ter medo de botar a mão na massa. Veja alguns tutoriais bacanas:
Sofá
Mesa
Sofá-Cama
Adega
Poltrona
Mesinha de centro
Escadas
Nem sempre a gente tem espaço/dinheiro para ter uma estante de loja, mas é possível criar a sua própria usando aquela velha escada de madeira que você não usa mais. Arrume algumas tábuas, pegue algumas tintas e mande ver na criatividade.
Se precisar de ajuda, veja um tutorial bacana aqui.
pinterest | welke | 1decor | mostcraft
Caixotes
Outro produto super descartado nas feiras, os caixotes são ótimos para guardar nossas diversas tranqueiras, mas eles podem ir além, se transformando em verdadeiras peças de arte que, além de lindas, são mega úteis para a casa.
Além das feiras, você pode comprá-los online, em sites como o MercadoLivre e o Madeira Usada.
Veja como trabalhar com eles aqui.
espaçopensado | archzine | pinterest
Pneus velhos
A vida do pneu não precisa acabar só porque ficou careca, tadinho! Ele ainda pode dar muito pano pra manga depois de velho: pode virar pufe para os convidados, brinquedo para crianças e até cafofo para o cachorro!
Veja como transformar uma câmara de ar em pufe, um pneu em banquinho e em caminha para o cachorro.
Carretel de madeira
Muito utilizados por empresas de telefonia e luz, esses carretéis são bobinas de fio que você pode encontrar em lojas de material elétrico ou até na rua, jogada em algum lixo. Se não quiser arriscar, dá pra comprar pela internet também.
Além de super rústicas, elas são versáteis e podem se transformar em um bocado de coisas.
Veja 15 tutoriais sobre como criar móveis usando carretéis aqui (em inglês).
2. Repaginando móveis antigos
Outra maneira rápida e fácil de mudar a vibe de casa é dar nova vida aos móveis antigos. Há várias maneiras de dar um up naquela cômoda de 1927, dá uma olhada nas técnicas:
Tinta spray
Nesta modalidade, não é preciso muita destreza para deixar seu móvel velho tinindo de novo. A tinta spray é bem generosa, espalha com facilidade e não requer inúmeras demãos de tinta. E veja como fica lindo!
Quer aprender a fazer? Clique aqui!
Pátina
Se você tem um pouquinho mais de intimidade com o pincel, pode tentar a técnica de pátina, que deixa os móveis com um ar ao mesmo tempo rústico e romântico.
acasaehsua | pinterest | minhacasarustica
Papel Contact
Se você pensou que ele só servia para encapar caderno, está redondamente enganado. Hoje em dia, o papel adesivo evoluiu tanto que é possível dar a louca e adesivar a casa inteira com ele! OK, não vamos exagerar, mas dá só uma olhadinha no que ele pode fazer por seus móveis velhos.
Veja como fazer aqui, aqui e aqui.
deavita | montserrat | pinterest | centsationalgirl
Papel de parede
A aplicação é parecida com a do papel adesivo, mas o papel de parede tem a vantagem de adicionar textura aos móveis.
pinterest | meyerinteriors | indulgy | cideas
Tecidos
Através da técnica de decoupage, é possível “vestir” a casa toda com um mesmo tema! Retalhos ficam ótimos como quadros, revestimento de gavetas e até cobrem peças inteiras.
Gostou? Faça o seu seguindo as instruções daqui e daqui.
happymodern | coolhunting | heddyfazcoisinhas | zapimoveis
Laqueado
A laca é uma pintura especial de alto padrão, que dá um acabamento bem sofisticado para os móveis e deixa tudo modernoso, bem com cara de Matrix. A laca brilhante se parece com a pintura automotiva, mas também é possível encontrar lacas em tom fosco ou acetinado, e o melhor: dá para fazer em casa!
Para aprender técnicas diferentes de laquear, clique aqui, aqui e aqui.
jceraplanejados | attitudechic | mundodastribos
3. Móveis novos pagando menos
Se você foi um dos raros alunos que conseguia a proeza de tirar nota baixa em Artes, não se preocupe: também é possível adquirir móveis prontos por preços baratinhos. É muito possível que, em sua cidade, existam lojas de fábrica e pontas de estoque, que oferecem móveis com descontos bem robustos.
Também não é incomum encontrar feiras de venda, troca e restauração de móveis. No Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo, não faltam opções para economizar:
São Paulo
TokStok Saldos
A loja oferece peças em perfeito estado com 30% de desconto e, para peças danificadas, o desconto pode chegar a 70%.
- Av. Tucunaré, 878, Tamboré, Barueri- SP
- E-mail: [email protected]
Coisas da Casa OFF
Acervo de móveis usados e peças de decoração de luxo a preços camaradas.
- Rua Casa do Ator, 62, Vila Olímpia
- Tel: (11) 3842-0290
Móveis Ivana
Há 20 anos no mercado de compra, venda e aluguel de móveis e eletrodomésticos usados.
- Av. São João, 1.603, Centro
- Tel: (11) 3333-2778
Rio de Janeiro
Toque a Campainha
A loja de fábrica oferece ótimos descontos para produtos vindos do mostruário.
- Rua José dos Reis, 2001, Inhaúma
- Tel: (21) 3296-9000
Viggore Ponta de Estoque
A loja recebe o estoque direto da fábrica, com móveis que já saíram de linha ou apresentam algum defeito.
- Estrada Engenho Novo, 119, Engenho Novo
- Tel: (21)2455-8772/ 3355-3485
Feira do Lavradio (Rio Antigo)
Depois da famigerada “Feira de Acari”, a Feira do Rio Antigo é o melhor lugar para encontrar móveis antigos. Ela acontece sempre no primeiro sábado do mês. Vale a pena dar uma boa garimpada (e uma boa pechinchada) por lá.
- Rua do Lavradio, 28, Centro
- Tel: (21) 2224-6693
Móveis Usados RJ
Funcionando há 30 anos em Copacabana, a loja compra, vende e faz a reforma de móveis.
- Rua Duvivier, 51, Copacabana
- Tel: (21) 2542-1796
4. Garimpo Online
Quem gosta de fazer compras online não precisa bater perna por aí para economizar, basta botar o faro de detetive para funcionar. Pesquisar bastante é o primeiro passo para fazer compras conscientes.
Portais de compras como SouBarato e LojasKD, por exemplo, concentram uma grande variedade de móveis com ótimos descontos. Não se esqueça de checar o frete e as recomendações dos usuários.
Já a Sold é um grande site de leilões online, que vende desde móveis até máquinas agrícolas de todos os cantos do Brasil. E, claro, os grandes sites de venda pessoal, como o MercadoLivre e OLX também são ótimos para comprar móveis novos e usados diretamente do usuário.
A equipe do site Venda em Residência faz um negócio bem bacana e diferente: eles vão até a casa de quem quer vender seus móveis, fotografam tudo e colocam no site. Nas sextas e domingos acontecem as vendas dentro da casa dessas pessoas. Uma ótima oportunidade não só para garimpar relíquias, mas para conhecer um pouquinho da história do móvel.
Em relação aos sites tradicionais, vale ficar de olho também nas promoções e pontas de estoque, que acontecem sempre que a empresa muda a coleção.
pinkroses
Casa, HomeEdit, Littlepaths, Dyi, Themerrythought, Pinoquio, PensamentoVerde, Decorviva, Cupom, AdoroDecorar, PernambucoConstrutora, DSouza, QuerQDesenhe, HomensDaCasa, FabArtDiy, ComoFazerOnline, TaniaRubim, ApartmentTherapy, HeavyFashion, ZapImoveis, ReciclareDecorar, CatracaLivre