A filosofia Moai ensina que ter boas amizades e relacionamentos é fundamental para o bem-estar e até para a longevidade – e a ciência comprovou isso. Entenda a a seguir.
Amigos podem prolongar o seu tempo de vida
Os moradores do arquipélago de Okinawa, no extremo sul do Japão, são uma prova disso. Pesquisas da instituição americana Blue Zones (organização que estudam locais com maior Ãndice de longevidade), apontam que Okinawa está entre as cinco regiões do mundo onde as pessoas são mais longevas.
A equipe de pesquisadores da Blue Zones descobriram que um dos fatores que contribuem para os okinawanos viverem mais é a tradição regida pelo companheirismo e amizade.
Esse costume é tão efetivo que Okinawa é conhecida como “a terra dos imortais”. As pesquisas do Estudo de Centenários de Okinawa (OCS), comprovam esse fenômeno.
Segundo os dados da instituição, o arquipélago japonês é a região do planeta com o maior número de centenários em um grupo de 100 mil pessoas. São 68 idosos com 100 anos ou mais a cada 100 mil habitantes.
Os habitantes da região, seguem uma filosofia de vida criada por eles mesmo chamada Ikigai – a tradução mais próxima do termo é razão de ser. Nesse conceito, um dos principais pilares que sustentam um vida plena e duradoura são os grupos de apoio chamados de Moai.
Moai e os grupos de apoio
Nesses cÃrculo de amigos, os integrantes normalmente se conhecem desde a infância e todos se ajudam nos momentos de dificuldades. Seja em adversidades financeiras, emocionais ou enfermidades fÃsicas.
Além do amparo social, os membros dos moais, também costumam fazer reuniões e jantares pelo menos uma vez por mês. Nesses encontros descontraÃdos os membros da rede pagam uma quantia para participarem do evento.
No final o valor acumulado é doado a um dos participantes. Assim, mantém-se uma espécie de rodÃzio até todos receberem a quantia. Com isso, os moais ajudam os okinawanos a manterem uma estabilidade emocional e financeira.
No livro “Ikigai: os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz”, os autores Héctor GarcÃa e Francesc Miralles explicam que:
“os sentimentos de pertencimento e de ajuda mútua dão segurança ao indivÃduo e contribuem para o aumento de sua expectativa de vida”.Â
De acordo com um artigo da Blue Zone, os grupos de moais surgiram séculos atrás, como um método de expandir a economia das pequenas cidades de Okinawa.
O sistema de financiamento coletivo possibilitava os moradores a comprarem terrenos, superarem crises financeiras e situações emergenciais. Com o passar o tempo, a pratica tornou-se um forma de apoio social.
Qual o seu propósito de vida?
Outro pilar da filosofia Ikigai que contribui na longevidade dos okinawanos é ter conhecimento pleno do seu propósito de vida. Saber a razão pelo qual você acorda toda as manhãs é importantÃssimo para viver bem, e consequentemente ter uma longevidade.
Com a sua missão em vista, o indivÃduo sempre irá manter a mente e o corpo ativo mesmo durante a terceira idade, com exceção em casos de saúde. Essa motivação diária contribuem para o aumento da expectativa de vida.
Diferentemente dos paÃses ocidentais, no Japão não existe o termo “aposentar”, no sentido de invalidar o trabalhador, sendo assim o sujeito se mantém apto.
“Ter um Ikigai claro e definido, uma grande paixão, dá satisfação, felicidade e significado à vida”, GarcÃa e Miralles, livro “Ikigai: os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz”.
Alimentação saudável e ambiente agradável
Além dos pilares citados acima, a alimentação rica em proteÃnas e legumes é um dos motivos pelos quais os moradores de Okinawa vivem mais.
De acordo com o artigo cientÃfico “História e caracterÃsticas da longevidade alimentar de Okinawa”, do Centro de Estudos de Okinawa, a população do arquipélago japonês comem regularmente algas, peixes, tofu, batata-doce e carne de porco cozido.
A pesquisa também afirma que essa dieta rica em minerais, fibra alimentar e ácidos graxos previnem doenças cardÃacas e vasculares.
Outro ponto importante é o ambiente agradável onde os okinawanos estão inseridos. O clima tropical junto com boas amizades, uma alimentação saudável e um propósito de vida é a chave para a longevidade.