• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

15 Mitos e Verdades que você não sabia sobre as suas bebidas

Entenda o que as bebidas tem a ver com emagrecimento, acne, qualidade de vida e ressaca.

Priscila Gorzoni Publicado: 13/10/2021 11:23 | Atualizado: 13/10/2021 11:25

Vamos descobrir as propriedades nutricionais de diferentes tipos de bebidas, quais de fato ajudam no emagrecimento, evitam acne, melhoram a qualidade de vida e até curam a ressaca.

 

Conseguimos ficar dias sem comer, mas jamais sem beber

Aposto que tem muita coisa que você não sabe sobre as bebidas que ingere todos os dias.
Mas você sabe que o consumo de líquidos é fundamental para mantermos o funcionamento do nosso corpo.

Porém, existem muitas coisas misteriosas sobre as bebidas que tomamos todos os dias. Parece bobagem, mas muitas coisas que sabemos sobre elas é mito, poucas são verdades.

Para mostrar o que é mito e verdade sobre as bebidas e as suas funcionalidades, convidamos a Tatiane Vanessa de Oliveira, professora do curso Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Senac, em São Paulo.

 

1. Além de matar a sede, a água é a bebida mais completa para o corpo?

Verdade!

Não vivemos sem a água. Ela representa mais de 70% da nossa composição corporal e é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso organismo.

A quantidade de água que devemos ingerir diariamente é influenciada por diversos fatores. São eles: idade, peso, tipo e intensidade da atividade física, clima, temperatura do ambiente e condição clínica. Em média, a ingestão diária de água pode variar entre 2 a 4 litros.

“Vale lembrar que a água não deve ser substituída por bebidas açucaradas, sucos e principalmente refrigerantes”, lembra Tatiane.

 

2. Cerveja realmente engorda e dá barriga?

Verdade, em partes.

Mas a culpa não é da cerveja. Ela tem cerca de 150 calorias, em um copo grande de 350 ml. O ganho de peso está mais relacionado a quantidade do consumo (aumento do consumo energético) em relação ao gasto energético da pessoa.

Vale lembrar que, normalmente, a cerveja é consumida com os famosos petiscos, que em maioria, são alimentos gordurosos e ricos em calorias – esses, sim, grandes vilões da dieta.

 

3. Beber uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde?

Verdade, em partes.

O vinho feito com as uvas das espécies Vitis vinífera e Vitis labrusca ou os sucos de uva integrais (sem adição de açúcares e conservantes) possuem em sua composição o resveratrol, composto bioativo que pode auxiliar no controle do açúcar no sangue (glicose) e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Porém, segundo a nutricionista, os benefícios estão associados quando o consumo é realizado dentro de um padrão alimentar saudável e respeitando uma taça por dia. Mas vale dizer que nem todos os especialistas concordam com isso.

Os pesquisadores por trás do projeto Nunca Vi 1 Cientista, afirmam que para ter eficácia, seria necessário tomar galões de vinho por dia. Enquanto uma pesquisa global, publicada pela revista científica The Lancet, afirma que não existe um nível seguro para o consumo de álcool.

 

4. Bebidas isotônicas curam ressaca?

Verdade!

Isotônicos curam a ressaca relacionada a decorrência de uma desidratação. Vale destacar que os isotônicos, normalmente, são compostos por: água, sódio, potássio e glicose/sacarose e podem ser contraindicados para indivíduos diabéticos e hipertensos.

O melhor remédio para curar a ressaca é a hidratação com água, o consumo de frutas, verduras, legumes e repouso. Lembrando que a água de côco é considerado o único isotônico natural, sem aditivos industrializados, então pode se jogar.

 

5. Suco Detox ajuda no bom funcionamento do organismo?

Mito!

Nenhum suco isoladamente garante o bom funcionamento do organismo. Inclusive, o Almanaque SOS já detalhou mais o tema nesse artigo.

A dica é seguir uma alimentação saudável, com ingestão adequada de frutas, verduras e legumes que são fontes de fibras, vitaminas e minerais que auxiliam a boa digestão.  Em tempo: o consumo da fruta, dos legumes e verduras trazem mais benefícios que o suco dos mesmos.

 

6. Chá verde emagrece?

Verdade!

O chá verde é obtido a partir das folhas da planta Camellia sinensis e possui um composto bioativo denominado epigalocatequina galato, que apresenta uma relação com o aumento do gasto energético e consequentemente com a perda de peso.

Mas atenção: qualquer processo de emagrecimento está associado a um equilíbrio entre o consumo e o gasto energético (prática de atividade física, por exemplo), fatores genéticos e qualidade da alimentação. Além disso, o chá verde também não é indicado para pessoas hipertensas, devido à presença da cafeína.

 

7. Beber suco de beterraba antes de malhar aumenta a performance no treino?

Mito!

Antes de malhar realize um lanche leve com fontes de carboidrato. Porém, antes de escolher o lanchinho, leve em consideração o tipo de exercício, o tempo e a intensidade.

 

8. Existem sucos que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele?

Mito!

Nenhum suco isoladamente garantirá a prevenção do envelhecimento. Por possuírem em suas composições vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes, o consumo de frutas, verduras e legumes podem contribuir para o bem-estar e assim manter uma pele saudável.

Vale destacar que os vegetais in natura, crus ou cozidos na forma sólida preservam mais as suas propriedades e os benefícios a saúde.

 

9. Suco de couve com maçã ajuda a combater a acne?

Mito!

A acne é uma alteração na pele ocasionada pelo acúmulo de sebo que pode favorecer ao crescimento bacteriano. Também pode ser causado devido às alterações hormonais, genéticas, efeito colateral de medicamentos, pele oleosa, estresse, entre outros.

Porém, devido alguns nutrientes possuírem ações antioxidantes e anti-inflamatórias, o consumo de frutas, verduras e legumes, associado a uma alimentação equilibrada, pode auxiliar no tratamento.

 

10. A Kombucha auxilia no emagrecimento e desintoxica o organismo?

Verdade!

O Kombucha é uma bebida obtida pela fermentação do chá pela ação de leveduras (fungos) e bactérias. O crescimento das bactérias existentes na bebida pode trazer benefícios à saúde intestinal, ou seja, tendo ação probiótica.

Porém, não se tem um controle dos tipos de bactérias presentes nessa preparação, e cada indivíduo possui uma flora intestinal diferente que responderá de formas variadas. No entanto, a saúde intestinal está diretamente associada à prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

 

11. A água mineral tem prazo de validade?

Verdade, em partes.

A água não estraga, o problema está na garrafa. Após algum tempo, os produtos químicos que compõem o plástico das garrafas podem modificar o gosto da água.

O calor excessivo, acima de 35ºC, também altera o equilíbrio químico do liquido e prolifera bactérias. Por isso é melhor esquecer aquela garrafinha que está há alguns dias dentro do carro.

 

12. Evite tomar o café e o chá nas refeições

Verdade!

A cafeína e os taninos presentes nessas bebidas circundam o ferro e abocanham-no, tornando-o menos disponível. Se você tomar uma xícara de chá e café durante ou logo após as refeições, mais da metade do ferro presente não será absorvido.

Inclusive já rolou um artigo aqui no Almanaque SOS detalhando a questão.

 

13. O chá gelado (pronto) têm as mesmas calorias dos refrigerantes?

Verdade!

Os chás gelados, comerciais, aromatizados com xaropes de frutas, e adoçados com açúcar possuem as mesmas calorias dos refrigerantes.

 

14. Suco de romã é bom contra a impotência masculina?

Verdade!

De acordo com os cientistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, a fruta é rica em antioxidantes por isso estimula o aumento da circulação sanguínea nos órgãos genitais masculinos, facilitando a ereção.

O estudo foi publicado na revista científica Journal of Impotence Research e associa o funcionamento da romã ao conhecido Viagra. Os pesquisadores esclarecem que mais estudos serão necessários para provar a eficácia da romã.

 

15. Chá é bom para memória?

Verdade!

Um trabalho recente publicado na conceituada revista European Journal of Clinical Nutrition, aponta que o chá oferece mais vantagens para a nossa saúde do que a água. O estudo, que pesquisou principalmente o chá preto, diz que a água simplesmente repõe fluidos e hidrata o organismo.

Já o chá cumpre esse papel e ainda contém substâncias antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce. Outras vantagens dos chás são: a proteção contra doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e o fortalecimento dos ossos.

De acordo com a pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, os chás são uma excelente arma para ativar a memória, já que impedem a ação de enzimas degenerativas.

 

Fonte(s): Conquiste sua vida
Priscila Gorzoni
Jornalista há 23 anos, abraçou a profissão por pura curiosidade. Adora pesquisar, descobrir coisas novas, se embrenhar pelas curiosidades do mundo. Assim, escreveu sobre tudo, e a curiosidade não tem fim. Passou por revistas como a Mundo Estranho, Galileu e atualmente tem um portal de curiosidades chamado: O Baú do Folclóre

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui