• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Mito ou Verdade: “Truque com Vick promete dar fim à barriguinha”

Além de descongestionante nasal, é um grande exterminador das gordurinhas indesejadas. Será?

Waldirene Biernath Publicado: 01/10/2015 14:40 | Atualizado: 23/07/2020 13:15

Certamente você conhece e já usou por muitas vezes aquela pomada que vem dentro de uma latinha redonda, com um cheiro forte de cânfora. Para os mais íntimos, ela é conhecida como Vick Vaporub, muito popular entre várias gerações de mães e avós.

O que pode te surpreender é que muita gente costuma usar o Vick para outras funções, como por exemplo, tratamento de estética. Algumas páginas na internet recomendam o produto no preparo de um redutor de gordura milagroso. O creme seria à base de Vick Vaporub, cânfora, bicarbonato de sódio e um pouco de álcool. A receita completa você encontra aqui.

A justificativa seria que devido à capacidade de estimular a circulação e ao poder adstringente do Vick Vaporub, ao penetrar na pele, o creme secaria a gordura aderida aos tecidos, sendo assim, um grande aliado na perda de peso.

 

Será que isso realmente faz sentido?

Para tirar a dúvida, consultamos uma especialista em estética para ver sua opinião.

A Dra. Monica Linhares, especialista em Anestesiologia, Medicina Estética, Dermatologia e diretora da Clínica Espaço Saúde Rio, esclarece que não há evidência científica que este tratamento funcione, e o produto não tem nenhum ativo que ajude na queima de gordura ou no tratamento da flacidez, estrias e celulites, não sendo indicado de forma alguma em tratamentos dermatológicos ou estéticos.

“Para perder gordura localizada na barriga tem que fazer dieta, exercícios e tratamentos que tenham comprovação científica que destroem células de gordura e estimula a produção de colágeno”, explica Monica Linhares, e ainda salienta, “inclusive a ativação deste produto pode queimar a pele e causar reações pós inflamatórias, como graves alergias”.

Pra quem não se liga…

Na bula do medicamento, como também no site do produto, a empresa Procter & Gamble informa que “o medicamento é destinado ao alivio da tosse, da congestão nasal e do mal-estar muscular que acompanham gripes e resfriados.

Contraindicado em caso de alergia a um dos componentes da formulação. Seu uso ainda pode trazer riscos e por segurança, é recomendado procurar sempre um médico ou farmacêutico.”

vick_sososlterios

Ou seja, é MITO!

Portanto saiba que, se seu desespero em perder a barriguinha for tão grande a ponto de arriscar esse truque do vick, poderá estar colocando sua saúde em risco. Consulte um especialista antes de qualquer coisa, afinal, de que adianta uma barriguinha em cima com uma saúde em baixo, não é mesmo?

 

Waldirene Biernath
Paulistana. Geração Y. Filha única. Jornalista. Apaixonada por livros, música, séries, café, chocolate e pão de queijo.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui