• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Mito ou Verdade: “Não pode colocar comida quente na geladeira”

Estraga a geladeira, ou a comida? Pode enfiar a panela? Essa e outras dúvidas, respondidas.

Quantas vezes você já se pegou encarando aquela panela de feijão quente em cima do fogão e refletindo: será que vai azedar se eu deixar aqui? Se colocar na geladeira, agora, estrago o eletrodoméstico ou estrago a comida? Gasta muita energia se eu fizer isso? Oh… e agora, quem poderá nos ajudar?

78907--chapolin-do-sbt-ter-aacute-linha-620x0-1

Dessa vez não, pequeno polegar. Para acabar de vez com estas inquietações, fomos conversar com quem realmente entende do assunto.

A engenheira de alimentos e coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário Central Paulista, Cíntia Matiucce, afirma que:

“O melhor é guardar a comida ainda quente.”

Quanto mais tempo você deixar o alimento fora da geladeira, mais chances ele tem de se contaminar. Comida pronta só pode ficar fora de refrigeração por no máximo 2 horas. Em dias muito quentes, esse tempo deve ser de no máximo uma hora.

A maioria dos micro-organismos, inclusive os patogênicos (que causam mal à saúde), se proliferam na faixa da temperatura ambiente. Por isso, não se preocupe, colocar a comida ainda quente na geladeira não vai estragar o rango. Pelo contrário.

E qual a melhor forma de armazenar os alimentos refrigerados?

Segundo a especialista, a melhor coisa é dividir em pequenas porções, garantindo que o alimento pronto refrigere mais rápido. O ideal seria tirar a comida da panela onde foi preparada e acondicionar em potes de vidro que devem ser adequadamente fechados.

867146_1424886835314

 peroladanet

O site da Super Interessante ainda alerta, é melhor evitar panelas de ferro, principalmente sem tampa. Se a comida tiver amido (arroz, feijão, batata,…) ela pode gelatinar, por conta da perda excessiva de umidade. E o ferro (ou alumínio) transfere elementos de sua composição para o alimento, quando estocados, podendo gerar contaminação.

O outro lado da moeda

Se você é daqueles que lê manuais de instruções, já reparou que no da sua geladeira vem a recomendação de não colocar alimentos e bebidas quentes dentro dela para evitar um consumo maior de energia.  Mas não se preocupe, não estamos falando de “milhões” a mais.

Os centavos extras na conta de luz vão depender, é claro, da sua geladeira (as mais antigas tendem a gastar mais energia), uma boa dica é ficar atento na hora da compra e sempre optar pelos modelos com selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) A e B, que são mais econômicos.

selo_procel

 

Plantão Brasil

Quem esclarece esta questão é Guilherme Soares, Diretor de Qualidade, Serviços e Atendimento ao Consumidor da Whirlpool (empresa líder mundial fabricante de eletrodomésticos, e detentora das marcas Consul e Brastemp no Brasil).

Mas além da energia, isso pode estragar a geladeira?

Se você fizer isso sempre, pode ser que sim. Colocar alimentos ainda quentes dentro do refrigerador pode ocasionar a formação de sudação interna – gotas de água que se acumulam no compartimento interno do refrigerador ou a formação de gelo nas paredes do freezer.

Isso pode ocorrer até mesmo em produtos frost free, em decorrência da grande quantidade de vapor d´água que sairá do alimento quente, explica Guilherme.

Ou seja, colocando alimentos quentes de vez em quando, você não vai estragar sua geladeira, nem pagar uma fortuna de conta de luz, fique tranquilo. Mas não deixe essa prática virar um hábito diário!

OU SEJA…

  • Não estraga a comida, pelo contrário: desde que não fique reaquecendo várias vezes o mesmo rango. Exatamente pra isso deve-se reservar porções pequenas, de preferência em potes de vidro e com tampa.
  • Estraga a geladeira: mas apenas se colocar qualquer coisa quente lá dentro com muita frequência.

 

Imagem de capa: stil.kurir

Fontes: Pbh | Revista Galileu | Revista Casa e Jardim | Super Interessante

Waldirene Biernath
Paulistana. Geração Y. Filha única. Jornalista. Apaixonada por livros, música, séries, café, chocolate e pão de queijo.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui