Misturinha simples para passar roupa sem usar ferro de passar
  • Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

Misturinha simples para passar roupa sem usar ferro de passar

Água e álcool podem ser a solução para suas peças amassadas.

Bruno Oliveira Publicado: 02/06/2022 09:45 | Atualizado: 02/06/2022 09:57

Seja qual for o motivo pelo qual você prefere substituir o ferro de passar na sua rotina, saiba que existem métodos alternativos e criativos de passar roupa, gambiarras fáceis e acessíveis.

Neste artigo vamos te ensinar o passo a passo de uma mistura simples para desamassar roupas usando apenas dois ingredientes. Chegou a hora de aprender a passar roupas sem usar um ferro de passar. Bora lá!

 

Passando roupa sem ferro

A mistura é muito simples, você vai precisar de:

 

  • Água

  • Álcool (etílico 46,2º)

  • Borrifador

 

Passo a passo

É bem simples. Você vai precisar misturar o álcool e a água em partes iguais. Coloque esses dois ingredientes no seu borrifador e está pronto!

Ou seja, usou 400ml de álcool, mistura com 400ml de água e por aí vai.

 

Em seguida é só pegar a peça amassada, colocá-la em uma superfície plana e borrifar um pouco da mistura em toda a peça, não precisa encharcar, basta umedecer.

Feito isso, passe sua mão por cima da roupa como se fosse um ferro de passar e você já vai ver o resultado.

 

Por fim, aguarde alguns minutos (é bem rápido) até que a mistura evapore e ela estará desamassada e pronta para ser usada normalmente. O resultado é impressionante!

Na imagem a demonstração do antes (à esquerda) e depois de fazer o processo (à direita).

 

Dica extra dos seguidores

Joice, seguidora do Almanaque SOS, deu uma alternativa mais simples em nossa postagem no TikTok:

“Eu faço só com água há tempos. Eu coloco num cabide passo o spray de água e passo a mão. Deixo na área enquanto tomo banho e me arrumo.”

Essa dica é a ideal caso você não esteja com muita pressa, já que na ausência do álcool na mistura, a água demora mais para evaporar.

 

Por que misturar álcool com água?

Segundo artigo publicado em Stanford, o álcool quando misturado com a água causa uma reação que acelera o processo de evaporação do líquido:

“As moléculas de água são como pequenos ímãs, elas estão conectadas entre si. Isso cria uma superfície de tensão que permite que insetos e folhas repousem sobre ela sem afundar. As moléculas de álcool se instalam entre essas moléculas de água e rompem esse magnetismo. Dessa forma, menos energia é necessária para fazer a água evaporar, consequentemente acelerando o processo.”

Essa constatação também explica o porquê médicos recomendam pingar uma gota de álcool no ouvido, quando estamos com ele entupido por água.

 

O truque funciona em tecidos sintéticos?

Não. Essa dica funciona melhor em tecidos de algodão ou não-sintéticos.

Caso necessite desamassar alguma peça sintética, recomendamos que faça uma solução usando amaciante e água, como na imagem abaixo. E para secar mais rápido, adivinhe? Adicione álcool (na mesma proporção de água).

 

ATENÇÃO: aplicar álcool com frequência pode fazer a peça desbotar

O truque que ensinamos aqui é recomendado em situações de urgência, na qual você não tem um ferro de passar disponível. Contudo, de acordo com artigo publicado pela revista Crescer, passar álcool diretamente nas roupas pode fazer o tecido desbotar.

 

Outras dicas sobre como passar roupas sem ferro de passar

O Almanaque SOS já publicou diversas dicas para desamassar roupas sem usar um ferro de passar, confira algumas delas:

  • Vapor: é uma dica útil pois você pode fazer enquanto estiver no banho quente. Deixe a roupa estendida dentro do banheiro em um local próximo ao vapor do banho, mas longe da água. Não faz milagre, mas ajuda.

 

  • Varal: essa é clássica e a mais simples de fazer, caso você tenha tempo. É só lavar a roupa normalmente, porém caso você use uma máquina de lavar, retire a peça antes do processo de centrifugação. Desse modo, o pulo do gato é estender a roupa ainda molhada e respeitar a costura da peça. Sendo assim, ao secar ela estará lisinha, sem amassados.

 

  • Panela com água quente: ferva água e deposite em uma panela. Em seguida, use essa panela tampada como se fosse um ferro de passar. Além disso, é importante ter o cuidado com a temperatura em relação a alguns tecidos mais finos e ao cabo da panela, pois esse deve servir de uma forma que a deixe fácil de manusear, caso contrário pode ser água pra todo lado!

 

  • Panela com papel alumínio: caso sua panela esteja suja, basta colocar papel alumínio por baixo.

 

No mais, fica a nossa campanha pela aceitação da roupa amassada

Fonte(s): Stanford Children's Health, Crescer, wikiHow, Steam Iron Reviews
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!