• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

Revelaram o que significa o novo e misterioso Emoji da Apple

Ícone lançado junto com a nova atualização do sistema iOS pode salvar vidas.

A Apple liberou a atualização para o sistema operacional iOS 9.1. A nova versão trouxe, entre outras novidades, uma gama de 150 novos emojis variados, que vão desde queijo suíço até um unicórnio.

Porém, entre os novos desenhos, um chamou a atenção dos usuários pela falta de significado: um misterioso olho dentro de um balão.

icone_sososlteiros

reprodução

Após diversas especulações, a Apple confirmou que o se trata de um ícone anti-bullying. A empresa fez uma parceria com a campanha chamada “Eu sou uma testemunha” e tenta chamar a atenção para casos de abusos e cyberbullying (bullying na intenet) através de sites e aplicativos.

A campanha é executada por um grupo sem fins lucrativos que inclui meios de comunicação, agências governamentais dos Estados Unidos e parceiros de tecnologia.

A ideia do uso do ícone é deixar claro para abusadores que o cyberbullying está sendo notado. Com esse novo emoji, o internauta pode identificar esse tipo de comportamento nocivo, que pode causar sérios danos à vítima de perseguição virtual, e sinalizá-lo – utilizando o símbolo.

Olho_emoji_android_sos_solteiros

googleplay

Um teclado exclusivo do símbolo também está disponível para iOS e Android. Nele, o usuário possui diversas versões e cores para o emoji.


#PrimeiroAssédio

Para citar casos de cyberbullying no Brasil, não precisamos ir muito longe.

O assédio virtual aconteceu a uma participante de apenas 12 anos do programa de culinária Master Chef JúniorNa estreia do programa, internautas fizeram comentários com cunho sexual sobre a participante mirim.

Após a repercussão do caso, Juliana de Faria, fundadora do coletivo feminista Think Olga, criou a hashtag no Twitter #PrimeiroAssédio, que chegou aos trending topics com 29 mil twittes de relatos de mulheres contando quando sofreram o primeiro assédio, ainda na infância.

primeiroassedio_twitter_sos_solteiros

reprodução/twitter

A exposição desses casos acaba muitas vezes por gerar ainda mais comentários maldosos nas sombrias áreas de comentários das redes sociais.

Vamos ficar todos de olho.

Fábio Santos
Jornalista apaixonado pela vida urbana e as complexidades de se viver em uma grande cidade como São Paulo. Ama debater política, temas sociais e futebol.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui