A Apple liberou a atualização para o sistema operacional iOS 9.1. A nova versão trouxe, entre outras novidades, uma gama de 150 novos emojis variados, que vão desde queijo suíço até um unicórnio.
Porém, entre os novos desenhos, um chamou a atenção dos usuários pela falta de significado: um misterioso olho dentro de um balão.
reprodução
Após diversas especulações, a Apple confirmou que o se trata de um ícone anti-bullying. A empresa fez uma parceria com a campanha chamada “Eu sou uma testemunha” e tenta chamar a atenção para casos de abusos e cyberbullying (bullying na intenet) através de sites e aplicativos.
A campanha é executada por um grupo sem fins lucrativos que inclui meios de comunicação, agências governamentais dos Estados Unidos e parceiros de tecnologia.
A ideia do uso do ícone é deixar claro para abusadores que o cyberbullying está sendo notado. Com esse novo emoji, o internauta pode identificar esse tipo de comportamento nocivo, que pode causar sérios danos à vítima de perseguição virtual, e sinalizá-lo – utilizando o símbolo.
Um teclado exclusivo do símbolo também está disponível para iOS e Android. Nele, o usuário possui diversas versões e cores para o emoji.
#PrimeiroAssédio
Para citar casos de cyberbullying no Brasil, não precisamos ir muito longe.
O assédio virtual aconteceu a uma participante de apenas 12 anos do programa de culinária Master Chef Júnior. Na estreia do programa, internautas fizeram comentários com cunho sexual sobre a participante mirim.
Após a repercussão do caso, Juliana de Faria, fundadora do coletivo feminista Think Olga, criou a hashtag no Twitter #PrimeiroAssédio, que chegou aos trending topics com 29 mil twittes de relatos de mulheres contando quando sofreram o primeiro assédio, ainda na infância.
A exposição desses casos acaba muitas vezes por gerar ainda mais comentários maldosos nas sombrias áreas de comentários das redes sociais.
Vamos ficar todos de olho.