Receita de mini-ovinhos fritos viraliza na internet (e nós testamos!)
Como fazer mini-ovo frito para crianças? Pode congelar ovos com casca e tudo? Qual o perigo de contaminação por salmonella? Entenda tudo e mais um pouco a seguir.
Viral: como fazer mini-ovo frito para crianças
Quem convive com crianças sabe bem que variar receitas e as apresentações dos pratos é uma alternativa para tornar as refeições mais divertidas e aumentar o interesse dos pequenos por determinados alimentos.
O que não quer dizer que não podemos variar também no preparos das nossas refeições mesmo depois de adultos, é claro.
Pensando nessa necessidade, uma ideia ganhou o mundo todo:
@thatfalzonfamily EVERY PARENT NEEDS TO TRY THIS! #minieggs #egghack #toddlermeals @lukefalzon ♬ original sound – Alexandra Bewicke
A usuária do TikTok, Alexandra Bewicke compartilhou uma dica para fazer mini ovinhos fritos que viralizou: o vídeo já foi assistido mais de 17 milhões de vezes na rede social.
A receita pede que se congele os ovos inteiros, depois descasque, corte em pequenos disquinhos e frite-os ainda congelados.
Como dica boa é dica testada, fica a pergunta: Será Que Funciona?
Teste: como fazer ovo frito em miniatura
Para seguir esta receita bastante curiosa você vai precisar apenas de:
-
Ovos congelados (quantos desejar);
-
Uma faca afiada;
-
Uma frigideira.
No vídeo, ela diz para deixar o ovo inteiro (com casca e tudo) no congelador de um dia para o outro. Fizemos isso.
Depois desse período, descasque-o. Aqui, precisamos colocar o ovo em água corrente para facilitar a retirada da casca.
Atenção: repare na primeira imagem que a casca rachou, isso é potencialmente perigoso – vamos falar sobre isso ao final desse artigo.
Em seguida, corte o ovo congelado em rodelas.
Frite normalmente. Utilizamos uma frigideira antiaderente untada com óleo.
Com o calor, os ovos “derretem” e se estiverem muito próximos, acabam grudando um ao outro; então, cuidado.
Viramos para fritar dos dois lados e o resultado foi uma belezinha.
Ok, deixamos queimar um ou outro.
Resultado: congelar ovos para fazer mini ovinhos fritos dá certo?
Sim! A dica funciona.
Fica bastante bonitinho, assim como o vídeo que viralizou sugere. O sabor, é claro, não muda em nada.
Mas existe um problema sério: congelar ovos com a casca é perigoso!
Nos comentários do nosso teste em vídeo, no TikTok, a seguidora Caroline Mazzardo apontou sua preocupação com o risco de contaminação por salmonella. E ela está corretíssima!
Congelar o ovo pode não ser uma boa ideia, já que a contaminação, em geral, ocorre na postura do ovo, por rachaduras na casca.
E foi exatamente o que observamos nesse teste, por conta do congelamento, o ovo dilatou e rachou a casca. Nesse e em todos os outros casos, ovos rachados devem ser descartados.
Uma saída segura para a ideia dos mini-ovos fritos, seria congelar a clara e a gema em pequenos potinhos vedados ou em bandejas de gelo (envoltas em plástico filme), dessa forma evita-se o contato com a casca e com outros alimentos.
Outra ideia seria usar ovos de codorna, né?
Um papo importante sobre Salmonella
Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.
Informações do Ministério da Saúde apontam as formas de propagação da Salmonella:
“A bactéria é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos.
Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes, mesmo que pelas partículas do ar, são consideradas vias de transmissão da Salmonella“.
O consumo de carnes e ovos crus, além da manipulação sem cuidados com higiene pode favorecer a contaminação.
Em entrevista à Superinteressante, o veterinário José Paes Pinto mencionou que a salmonella morre em temperaturas acima de 65ºC, então o processo de fritura por si só é capaz de eliminar o risco de contaminação, desde que o ovo frite por completo.
A bactéria é capaz de sobreviver por longos períodos em refrigeração e particularmente em alimentos de origem animal sobrevive ao congelamento.
Por esse motivo, há quem indique manter ovos fora da geladeira. Mas o clima quente do Brasil torna inviável essa prática. A sugestão mais “radical” seria manter os ovos dentro de um pote hermeticamente vedado para evitar contato com outros alimentos, seja na geladeira, seja no congelador.
Segundo Uelinton Pinto, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e pesquisador do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC), não adianta lavar os ovos, pois já vêm com uma película natural que protege o interior do produto. Caso queira, higienize imediatamente antes do uso.
Com crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido, a atenção deve ser redobrada, então evite oferecer ovos com gema mole ou preparações que incluam ovos crus, como alguns tipos de maioneses caseiras.
O que você precisa saber sobre esta dica
- Fritar mini-ovinhos com ovo de galinha congelado funciona, mas pode ser perigoso;
- Congelar o ovo inteiro pode rachar a casca e provocar contaminação por Salmonella;
- Alternativa segura seria congelar a clara e a gema fora da casca, em outro recipiente devidamente protegido;
- Frite bem os ovos para evitar qualquer tipo de contaminação;
Para acessar nosso conteúdo completo, assista aqui no Instagram.