Milho assado na Airfryer: receita fácil para matar a saudade
A criadora de conteúdo, Cilene do perfil Dicas Simplesmente publicou um vídeo em seu Instagram ensinando como preparar milho assado na airfryer. De acordo com a autora, basta limpar bem a espiga e colocar para assar na fritadeira por alguns minutos, temperar e está pronto.
A receita é muito simples e a gente adora milho então decidimos testar: Será Que Funciona?
Teste: como assar milho na airfryer
A princípio, vale dizer que a receita tem apenas 1 ingrediente, que é o milho, contudo antes de assar é necessário que você faça a limpeza do alimento removendo as cascas, os pelinhos e possíveis sujidades, se tiver.
Passo a Passo
Para começar, seguimos uma dica de um dos comentários no vídeo original que sugeria hidratar o milho por 30 minutos antes de fazer o cozimento, alegando que ele ficaria mais suculento e assim o fizemos.
Entretanto, ainda usamos uma espiga sem hidratar, na condição original, para podermos avaliar a diferença depois.
Na sequência, colocamos as duas espigas na airfryer, ou seja, tanto o milho hidratado quanto o normal foram para a bandeja para serem assados juntos.
Em seguida, deixamos as espigas assar por 25 minutos a 200ºC diante da promessa que, ao passar o tempo sugerido, o milho estaria prontinho para ser degustado.
Observação: De acordo com a autora, quanto mais espigas forem assadas de uma vez, mais tempo de cozimento será necessário. Todavia, ela não especifica quanto tempo devemos deixar a mais por espiga, portanto caso você vá assar várias espigas de uma vez, aumente o tempo, mas fique de olho!
Resultado: milho assado na airfryer funciona?
Resposta rápida: sim …porém, fica mais ressecado que a versão tradicional.
Vale dizer que houve uma pequena confusão durante a gravação do vídeo, pois no vídeo original a autora não cita que estava assando o milho e não cozinhando ele na água.
Por esse motivo, a expectativa do Dario de se deliciar com um milho cozido não foi alcançada e ele acabou não gostando tanto assim da receita, já que esperava um textura diferente. Enquanto o milho cozido é mais suculento, o assado na airfryer é mais “durinho”; segundo nosso editor, “fica meio chicletoso”.
Em relação ao milho que havia sido hidratado anteriormente, houve uma leve melhora em relação a consistência. Mas, apesar dele ter ficado menos seco, o resultado foi praticamente o mesmo.
Se você já conhece e sabe que gosta de um bom milho assado, entenda que a receita funciona, sim, e fica parecida com a versão tradicional feita na brasa da churrasqueira ou fogueira.
Outra dica interessante que foi mencionada nos comentários do vídeo original é que você pode parar o processo na metade do tempo e virar as espigas para que elas assem de forma mais distribuída.
Qual é o tipo de milho ideal para essa receita?
Existem centenas de tipos de milho que são cultivados apenas no Brasil, o que torna essa resposta um tanto difícil de responder. Entretanto, mais importante do que o tipo de milho a ser escolhido é a condição de maturação do alimento.
Isso porque o milho ideal para ser assado é o milho verde, que contém mais sucos em seu interior que quando evaporam, ajudam a cozer e dar mais sabor ao alimento enquanto assado.
O milho seco não é indicado para esse tipo de preparo e não vai funcionar como esperado. O máximo que vai acontecer se você usar um milho seco, em alguns casos, é ele virar pipoca ainda na espiga.
Como assar o milho perfeito na brasa
Desse assunto, esse redator entende! Tendo escolhido o tipo certo de milho e sabendo que o alimento assado é um tanto diferente do cozido na água, vamos direto para o passo a passo:
- Mantenha a palha do milho: retire o excesso da palha e dos pelinhos, mas mantenha duas ou três camadas que servirão para reter um pouco do líquido dos grãos e proteger o alimento do contato direto com a brasa no início;
- As pontas ficam de fora: corte as extremidades da casca de maneira que apenas as pontas da espiga fiquem expostas;
- Espete a espiga: use um espeto de metal ou madeira;
- Milho na brasa: coloque o milho diretamente em cima da brasa e vá virando a cada 3-5 minutos para que ele asse por igual. Pode ser que a casca pegue fogo se estiver muito seca, portanto tome cuidado para não se queimar;
- Remova a palha: passados 15 minutos do processo anterior, remova as palhas e limpe os pelinhos do milho por completo;
- Deixe apenas no calor da brasa: não mais diretamente, até ficar escurinho como se estivesse queimado;
- Finalize: com sal, manteiga e/ou outro tempero de sua preferência e o milho está pronto!
O que a galera achou deste teste
Alguns seguidores do Almanaque SOS ficaram surpresos por tanta gente nunca ter ouvido falar que o milho poderia ser assado e comentaram seu espanto em nossas redes sociais:
“Agora que o resto do Brasil descobriu que o milho assado só dá certo no carvão. No Ceará o que mais se come é milho assado, pelo menos onde eu morava e principalmente na época junina. “, afirma Regyh Alves em nosso Instagram.
“Milho assado só presta na fogueira mesmo kkkkkkkk Aqui no nordeste é super comum e é muito boooom!”, conta Juliana Oliveira em nosso Tiktok.
Enquanto isso, outros seguidores deram dicas de como preparar o alimento de outras maneiras – que na verdade, ajudam a cozer o milho:
“Tem que enrolar no papel alumínio. Assim não fica ressecado. Já fiz e funciona. Tente amigo!”, sugere Pinheiros em nossa página no Facebook.
“Melhor no microondas: é só enrolar em papel toalha molhado, a cozinhar por 3 minutos no microondas, fica otimo!”, disse Ana Belmar em nosso canal no Youtube.
O que aprendemos com este teste
- O milho pode ser assado na aifryer, porém, fica mais seco que a versão tradicional;
- Milho assado é bem diferente de milho cozido, bem como as suas técnicas de preparo;
- O estado do milho ideal para ser assado é quando ele está verde;
- Também é possível assar o milho na churrasqueira ou na fogueira.
Gostou de saber que dá para assar o milho ainda na palha? Pois saiba que também é possível cozinhar o milho com palha e tudo dentro da água.