Curioso

Afinal, esquentar comida no micro-ondas faz mal para a saúde?

06 de agosto de 2023
Postado por Andressa Reis

O micro-ondas se tornou um eletrodoméstico aclamado por causa da sua praticidade. Dá pra fazer doces, salgados e principalmente, esquentar uma porção de comida bem rapidinho.

Esse aparelho tão versátil está constantemente nas discussões de algumas famílias: usar micro-ondas faz mal pra saúde?

Se você já teve essa curiosidade (ou preocupação), acabou de achar a resposta para essa e outras questões que envolvem esse aparelho.

O Almanaque SOS tá aqui pra desvendar o dia a dia, e dessa vez, vai ser te ajudando a entender os possíveis riscos de usar o micro-ondas. Será que tem risco mesmo?

Primeiro, a gente precisa saber como funciona a tal da radiação desse aparelho. Radiação é basicamente deslocamento de energia, muita gente pensa que radiação é tudo igual e todas são perigosas e cancerígenas.

Mas na verdade, existem diferenças entre os tipos de radiação, descubra quais são:

  • Radiação ionizante: é aquela que pode penetrar nas células, e por isso, é capaz de quebrar ligações químicas do DNA, esse tipo de radiação oferece riscos pra nossa saúde.
  • Radiação não ionizante: essa radiação não quebra moléculas, ela não tem o poder de penetrar nas células e age mais superficialmente, apenas transferindo energia e aumentando a temperatura.

Agora que você já sabe essas diferenças, consegue imaginar qual tipo de radiação tem  no micro-ondas? Se você disse não ionizante, acertou!

É a mesma radiação presente em vários aparelhos elétricos à nossa volta, TVs, rádios, antenas, Wi-Fi, e tantos outros objetos do nosso cotidiano, também têm radiação não ionizante, e são super seguros, não destroem nosso DNA nem são cancerígenos.

 

Pode esquentar plástico no micro-ondas?

O dia a dia é tão corrido, que às vezes a gente só coloca a comida no micro-ondas, aperta os botões e vai fazer outras coisas enquanto o alimento esquenta, nem prestamos atenção no recipiente que foi colocado nesse eletro.

Mas aqui mora um perigo! Muitas embalagens plásticas têm o BPA, um composto super perigoso que, quando aquecido, contamina os alimentos.

Essa exposição ao BPA pode aumentar as chances do desenvolvimento de câncer, infertilidade e outras doenças.

Aqui no Almanaque SOS,  a gente já explicou direitinho que até os plásticos livres de BPA podem ser perigosos, por terem substâncias parecidas.

Então, as melhores opções para esquentar sua comida no micro-ondas são vidro ou cerâmica.

Freepik, https://br.freepik.com/fotos-gratis/forno-de-micro-ondas-isolado-no-branco_20978962.htm#query=microwave&position=3&from_view=search&track=sph

SEM LEGENDA

 

O micro-ondas tira os nutrientes da comida?

Essa é outra dúvida muito comum quando se trata desse eletrodoméstico tão versátil. O pobre do micro-ondas não tem um dia de paz, mas vamos lá!

Alguns nutrientes se degradam quando entram em contato com o calor, como é o caso da vitamina C, mas isso pode acontecer em qualquer fonte de calor, não apenas no micro-ondas! Pois é, isso é possível até mesmo no fogão ou no forno.

De acordo com um estudo de Harvard, a melhor forma de manter os nutrientes dos alimentos é cozinhando rápido, aquecendo em pouco tempo e usando o mínimo de água possível.

Assim, é mais saudável cozinhar os legumes no vapor, mesmo que seja no micro-ondas!

Por ser apenas a transferência de calor, a radiação desse aparelho é muito eficiente para aquecer os alimentos de forma segura.

Porém, como ela age superficialmente, o aquecimento dos alimentos pode ser desigual, e então é necessário deixar a comida por mais tempo no micro-ondas.

Se o alimento já foi cozido ou teve qualquer outro contato com o calor, ele já pode ter perdido um pouco de seus nutrientes.

Então, se você requenta a comida várias vezes, a perda de nutrientes vai ser maior, fica esperto!

Deu pra notar que o micro-ondas é um eletrodoméstico seguro, mas você tem que saber usar certinho, não é?

Agora que você já sabe disso tudo, que tal provar um pudim de milho delicioso feito no micro-ondas? Se você prefere uma receita salgada, um macarrão super fácil e cremoso no micro-ondas vai cair muito bem!

 

Almanaque SOS: seu guia do dia a dia!

E aí, você tem mais alguma dúvida sobre o micro-ondas? Conta pra gente!

O Almanaque SOS é uma comunidade de donos de casa cheios de curiosidade!

Confira o nosso Setor Bugiganga e encontre milhares de soluções para o seu dia a dia no nosso cantinho virtual! 

Nunca vi 1 cientista, Harvard Health Publishing, Pax Bahia

MATÉRIAS RELACIONADAS