• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Método Fukutsuji: 1 Toalha pode resolver as dores nas costas, emagrecer e fazer crescer

Mais uma técnica ‘milagrosa’ que bomba na internet. Mas será que funciona?

Não é feitiçaria. Ao que parece, existe um método capaz de corrigir sua postura, acabar com as dores das costas, ombros e pescoço e ainda te fazer emagrecer.

Detalhe, tudo isso ficando deitado por apenas 5 minutos!

Criado pelo médico japonês, especializado em reflexologia, shiatsu e acupuntura, Dr. Toshiki Fukutsuji, essa curiosa técnica, que já vem sendo difundida na rede há algum tempo com nomes diferentes, como “exercício da toalha”, “método de emagrecimento japonês” ou “método de Fukutsuji”, promete todos esses benefícios citados sem quase nenhum esforço físico.

De acordo com o especialista, a técnica é simples, basta deitar-se sobre uma toalha enrolada (e amarrada com elástico ou barbante) apoiada em sua região lombar, levar os braços para trás, com a palma da mão virada para baixo, com os dedinhos se tocando e posicionar os pés de forma que os dedões se toquem.

Segundo a técnica, permanecer nessa posição por 5 minutos, diariamente, seria capaz de alinhar o osso pélvico, aliviando dores provenientes da má postura e até perder peso extra.

Mas funciona mesmo?

Existem uma série de problemas de saúde que são causadas pela má postura, isso porque todos nossos órgãos e membros se conectam ao nosso cérebro pela coluna vertebral. Se não mantermos nossa coluna em perfeito estado, esse “caminho” até a cabeça ficará em péssimo estado, o que poderá causar enfermidades.

Por isso não fica difícil concluirmos que ao melhorarmos nossa postura, alinharmos nosso osso pélvico conforme sugere a técnica da toalha, teremos diversos benefícios à saúde.

É quase o mesmo princípio de um bom alongamento ou um exercício de Yoga. Mas quanto a emagrecer e até a informação de algumas fontes, que afirmam que quem pratica ainda cresce cerca de 1 centímetro, não são bem do jeitinho que você está pensado.

De acordo com o site especializado em esportes e estilo de vida saudável, Wat2Wit2, essa posição sugerida realmente fará bem para a postura. Os braços para cima colocam os ossos da costela em seu lugar natural, os pés com os dedões inclinados se tocando alinham o osso pélvico e a toalha foçará sua coluna a assumir seu formato original, levantando seu peitoral.

E é justamente essa mudança postural que fará você “crescer” um centímetro, como informa diversas fontes. Na realidade, se você andava com o peitoral inclinado para frente, depois de praticar por algum tempo, aprenderá a ficar em uma postura correta, com peitoral aberto, assim “ficará mais alto” – e mais magro?

Postura correta (mais magra) | Postura errada (mais inchada)

Agora quanto a emagrecer, o que acontece na realidade é que nossos órgãos internos estão todos conectados à nossa coluna, e a postura pode influenciar o funcionamento deles.

De acordo com este estudo, publicado no site científico NCBI, a má postura está associada à problemas de gases, o que ocasionalmente tem como efeito colateral uma barriguinha. A Síndrome do Intestino Irritado, que por muitas vezes deixa as pessoas constipadas, também pode ser causado pela má postura, como afirma o site especializado em postura The Posture Clinic.

Ao alinhar a coluna com a técnica, todo seu aparelho intestinal passa a funcionar melhor, acabando com inchaços e aumentando a liberação de massas fecais, assim você emagrece. Em alguns vídeos pelo Youtube, teve quem relatou perder de 5 até 13 centímetros de cintura.

Vale a pena praticar?

Todas as fontes consultadas são unânimes ao pontuar os benefícios que o “exercício da toalha” trás para a nossa saúde.

Mas fique atento, a técnica não pode ser realizada por qualquer um!

Pessoas que já sofrem de problemas na coluna devem consultar um profissional para saberem se estão aptas à pratica, dependendo da resposta, devem procurar outra alternativa.

Quem apresenta uma coluna sadia e sofre apenas com dores provenientes de má postura, nada crônico como uma hérnia de disco, por exemplo, está liberada à realizar o exercício.

Método Fukutsuji

1. Enrole uma toalha formando um cilindro com pelo menos 40 centímetros de comprimento e aproximadamente 10 centímetros de largura. Prenda com uma fita, elástico ou barbante para que a toalha não desenrole e fique firme.

2. Deite-se de costa em cima da toalha, em uma superfície dura e plana, encaixando-a na lombar, na altura do umbigo.

3. Abra a perna, deixando seus pés na altura dos ombros. Feito isso, os incline para que os dedões se toquem.

4. Estique os braços acima da cabeça, vire as palmas das mãos para baixo e toque seus dedinhos.

5. Fique nesta posição por cerca de 5 minutos. Conclua lentamente o exercício sem movimentos bruscos.

De acordo com as informações, o exercício deve ser feito 3 vezes ao dia, diariamente.

Fonte(s): The Health Science Journal, Slism, Entérate de Algo - Facebook, Health Goes Up, Wat2Wit2
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui