“Método Feynman”: Conheça a técnica mais eficiente para fixar conteúdos na mente
Saber a matéria na hora da prova e assim que sair da sala esquecer tudo ou simplesmente registrar nada na cabeça e tirar um belo zero. Esses dois perfis tem algo em comum, problemas em fixar conteúdos na mente.
Não tem crise. O físico Richard Feynman, vencedor do prêmio Nobel por seu trabalho em eletrodinâmica quântica, tem uma incrível dica para ajudar a cravar informações na cachola.
Vamos aprender agora o “Método Feynman”, excelente para aprender e registrar novos conhecimentos, bem como aprofundar a percepção de algo que você já sabe.
Siga os passos para se tornar um gênio dos estudos.
1. Escolha um assunto
Após escolher o que você quer aprender, estude esse assunto.
2. O que você sabe sobre isso?
Depois, pegue um papel e escreva tudo o que você sabe sobre o assunto. E como se você estivesse ensinando para outra pessoa, tente falar (explicar) enquanto escreve.
3. Perceba suas falhas
Será fácil perceber que partes você não entendeu. Sempre que travar, volte a estudar. Repita o processo, até conseguir explicar tudo.
4. Simplifique
Depois que você conseguiu explicar todo o assunto, comece novamente. Mas, dessa vez, tente explicar de uma maneira bem simples.
Se você se complicar, der muitas voltas para falar sobre o tópico, comece de novo.
Por que esse método é eficaz?
Quando você consegue explicar uma ideia com uma linguagem simples, significa que você entendeu profundamente o assunto e, assim, vai lembrá-lo por muito tempo.
“Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa.”
– Albert Einstein