• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

A melhor e mais saudável forma de preparar Brócolis; é ridiculamente simples!

Ferver ou fazer no vapor? É ainda mais fácil do que isso.

A preocupação com a boa alimentação finalmente vem conquistando os corações e estômagos mundo afora. E um dos queridinhos dessa nova dieta com certeza é o brócolis!

Mas você sabe qual a melhor maneira de prepará-lo?

Além do visual pomposo, o brócolis é pouco calórico e muito nutritivo, rico em potássio, vitamina B9, B6, C, K e A, além de ser um poderoso antioxidante.

O alimento ainda possui propriedades anti-inflamatórias e, graças a substância glicosinolato, tem a poderosa capacidade de diminuir o risco de desenvolvimento de diferentes tipos de câncer.

Mas o problema é que no preparo dessa verdura, muitos nutrientes se perdem.

Benefícios vão para o ralo

Embora muita gente acredite que o cozimento de qualquer alimento na água retire todos os seus nutrientes, os estudos que abordam esse tema são extremamente conflitantes. Isso porque cada alimento reage de um jeito diferente em alta temperatura.

Veja bem, este relatório publicado no site científico Journal of Agriculture and Food Chemistry, constatou que dependendo do alimento, o cozimento na água (em pouca quantidade) até “ativa” alguns nutrientes que não seriam liberados em nosso organismo, caso fossem consumidos crus.

De acordo com a pesquisa, a fervura em água é a maneira que mais manterá as propriedades do brócolis, assim como da cenoura e da abobrinha. Segundo o documento, esse tipo de preparo pode ser até mais saudável que consumir esses alimentos crus.

Entretanto, o site Livestrong apresentou uma matéria citando diversos estudos científicos afirmando que o cozimento à vapor é definitivamente a melhor opção de preparo do brócolis. Segundo um dos estudos citados, desenvolvido pela Universidade de Zhejiang na China, esse método de preparo é o que causa menos perda de nutrientes.

Conforme apresentou o estudo, a vitamina C diminui em 25%; os níveis de folato reduzem cerca de 20%; tiamina, vitamina A, caroteno e licopeno perdem apenas 10%. E todas as outras vitaminas e minerais presentes na verdura permanecem quase intactas.

E agora, em quem acreditar?

Nenhum método de preparo será capaz de manter 100% desses nutrientes, por isso a melhor opção de preparo deve ser aquela que lhe agradar mais, pois o mais importante nessa história toda é você de fato, ingerir esses alimentos saudáveis, independente de como são feitos.

Para essa opção, é importante levar em conta o sabor que mais lhe agrada, a textura e até a maneira mais prática de preparo. Nesse sentido, chegamos então ao micro-ondas.

Embora seja visto por muitos como um dos vilões da cozinha, já que acredita-se que o aparelho pode mudar a estrutura dos alimentos, usar o eletrodoméstico no preparo do seu brócolis pode ser uma mão na roda.

O NY Times afirma que há um estudo, realizado em 2007, que analisou a retenção de nutrientes dos alimentos após vários métodos de preparo e que o preparo no micro-ondas foi capaz de manter até 90% da vitamina C do alimento, diferente do cozimento à vapor ou na água fervente que mantiveram apenas 22% a 34% da vitamina.

Preparo no Micro-ondas!

Tech Insider também levantou todo esse questionamento, e chegou ao micro-ondas como resposta para todas nossas questões. E de fato, a técnica apresentada por eles para o cozimento a vapor, utilizando o micro, é realmente muito mais prática que qualquer outra; além de deixar o alimento muito mais saboroso. Nós testamos e aprovamos!

Atente-se como fazer!

Passo a Passo

Corte os brócolis em pequenos pedaços e os coloque em uma tigela que possa ser levada ao micro-ondas.

Corte os brocolis em pedaços de uma polegada (2,5 cm) para cozinhar.

Adicione junto aos brócolis cerca de uma colher de sopa de água.

Sim, é pouca água mesmo e esse é um dos grandes segredos para os nutrientes não se perderem no caminho.

Adicione uma colher de sopa de água na tigela.

Tampe a tigela com um prato e leve-a para micro-ondas, em potência alta, por cerca de 2 a 4 minutos (vai depender do seu aparelho).

O ideal é que você dê uma paradinha hora ou outra e espete o alimento para sentir sua textura. Se ele já estiver macio, porém ainda firminho, é o ponto perfeito.

Cubra a tigela com um prato. Leve ao micro-ondas por alguns minutos.

E nessa maior facilidade, você já tem seu brócolis prontinho para consumo, de forma fácil e o melhor, cheio de nutrientes!

Prontinho!

 

Veja abaixo o passo a passo (em inglês):

Fonte(s): Tech Insider - Facebook, Business Insider, The New York Times, Nutrição e Desenvolvimento, Livestrong, Tech Insider - Youtube
Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui