• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Melancia: Como aproveitar toda a fruta (TODA A FRUTA MESMO!)

Fruta, casca e até a semente: 10 receitas para evitar o desperdício.

Além de proteger os animais, uma dos principais efeitos colaterais positivos do vegetarianismo e do veganismo é proteger o meio ambiente. Portanto, a ideia de aproveitar os alimentos ao máximo é basicamente uma regra.

Nisso, o grupo Veganos Pobres Brasil é um ótimo lugar para se estar. Inclusive fizemos um artigo com várias receitas publicadas por eles. Mas dessa vez uma usuária se superou, publicando dez receitas de uma vez, usando uma melancia inteira. Da polpa até a casca, sem esquecer das sementes!

Magnolia Gomez, a jornalista que publicou as receitas, conversou com a gente. Indo desde receitas doces até receitas salgadas, demonstrou que é possível evitar o desperdício de comida, experimentar sabores diferentes, aproveitar todos os benefícios da fruta e ainda economizar uma grana:

“Todas as receitas fui inventando, testando, até chegar em um resultado que me agradasse.

(…) Ser vegano não precisa ser caro como muitas pessoas pensam. Podemos comer muito bem de forma saudável e simples”, explica.

Ela, que é vegetariana há mais de dezesseis anos e vegana há um ano, tem duas receitas preferidas: o picadinho com proteína de soja e doce em calda.

 

1. Fruta

Uma delícia, ainda mais no verão! Rica em vitaminas, a melancia é uma fruta deliciosa principalmente em épocas mais quentes. Fonte de potássio, fibras e vitaminas A, B6 e C, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico do organismo e ajuda na melhora do trânsito intestinal.

 

2. Suco: Polpa

Bata no liquidificador só a melancia, sem água e sem açúcares ou adoçantes.

 

3. Suco: Casca

Bata no liquidificador a casca da melancia com água e limão à gosto. Coe e adoce se quiser.

 

4. Picadinho com Proteína de Soja: Parte Branca

Refogue no óleo a cebola junto com temperos (podem ser verdes) e adicione a parte branca da melancia picada em cubos. Mexa um pouco e acrescente a água, a proteína de soja e tomates picados para cozinhar. Quando ver que que a parte branca está macia e a proteína cozida, desligue o forno. O caldo engrossa um pouco.

 

5. Farofa: Casca

Rale a casca verde da melancia e a refogue com óleo, cebola e temperos  a gosto. Mexa um pouco e acrescente a água para cozinhar até a casca amolecer. Depois que a água secar, adicione um pouco de farinha de milho e um pouco de farinha de mandioca. Adicione pimenta e tempero verde a gosto para deixar mais saboroso.

 

6. Antepasto: Parte Branca

Usando a parte branca da melancia bem ralada, refogue-a com óleo ou azeite, cebola e temperos. Depois, adicione tomate picado e água para cozinhar. No final, espere atingir a textura de um antepasto, geralmente cremosa e consiste.

 

7. Hambúrguer: Bagaço do Suco da Casca

Aqui, você vai usar o bagaço do suco da casca. É só misturá-la com óleo e temperos a gosto, e deixá-la cozinhar um pouco. Depois, adicione um pouco de farinha de trigo, aveia e polvilho, o suficiente para moldar os hambúrgueres. Então, coloque um fio de óleo na frigideira e frite-os até atingir o ponto ideal.

 

8. Tira-gosto temperado: Semente

Esse aqui é mais diferente e com certeza vai surpreender os convidados em uma festa em casa. Às vezes, nem vale a pena contar o que é, e esperar para ver se eles adivinham que realmente são sementes de melancia.

Para preparar, é necessário lavar bem as sementes e deixá-las escorrer em uma peneira. Depois, refogue-as no óleo com tempero a gosto. Para elas não saltarem fora, use uma tampa, mas sempre que possível mexa para não grudar na panela. Depois, é só deixar esfriar e guardar em um pote bem fechado.

 

9. Doce de colher: Bagaço do Suco de Polpa (com sementes)

Use o bagaço do suco da polpa com sementes e adicione açúcar. Aí, é só cozinhar em fogo baixo e esperar dar o ponto de doce. Fácil, né?

 

10. Doce em calda: Filetes entre a Polpa e a Parte Branca

Coloque em uma panela os filetes da fruta (eles ficam entre a polpa e a parte branca, e saem quando limpamos a parte branca para tirar seu adocicado) Depois disso, acrescente açúcar e temperos a gosto. Na receita, Magnolia usou cravo, pau de canela e noz moscado. Aí, é só deixar a calda engrossar e a fruta cozinhar por completo.

 

Fonte(s): Magnolia Gomez - Facebook
Natalia Almeida
Estudante de jornalismo, 21 anos e capricorniana. Veio ao mundo para aproveitar a festa que é a vida e escrever sobre isso.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui