• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Máscara com cola, corante e glitter, pode? Youtuber causa polêmica com dica de beleza

O maior problema é para quem esse tutorial foi pensado.

Se existe uma verdade, é que adoramos acompanhar tutoriais e receitinhas da internet. Algumas chamam atenção pela praticidade e criatividade. Mas vamos combinar que existem também uns DIY (faça você mesmo), bem bizarros, né?

Foi o que aconteceu há poucos dias com a blogueira Amanda Domenico, ela causou polêmica ao reproduzir uma versão caseira das máscaras de glitter:

A youtuber, que é muito popular entre crianças, com mais de 3 milhões de inscritos em seu canal e 800 mil seguidores em seu Instagram, usou elementos duvidosos aos cuidados da pele como cola branca, glitter e corante alimentício.

No vídeo, Amanda compara sua máscara caseira com a industrializada e relata que em ambos os lados, seu rosto ficou limpo, porém o lado da máscara caseira, um pouco tingida pelo corante.

Será mesmo que estes ingredientes fazem bem para pele? E será que tem alguma eficácia?

A Dra. Alessandra Romiti, Coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica que as máscaras faciais são usadas com alguma finalidade.

Umas possuem na sua constituição princípios ativos para diminuir a oleosidade, outras com ingredientes para hidratar ou para clarear a pele. De fato, essas contêm a função de tratar. Quando você aplica na pele uma máscara só com cola, corante alimentício e glitter, não há nenhuma finalidade, já que não possui nenhum agente de tratamento.

“A máscara seria só para uma brincadeira mesmo. Para tirar foto, deixar a pele colorida e se divertir, mas sem pensar realmente em tratamento da pele”, explica Dra. Alessandra.

A máscara feita pela blogueira, pode até ter algum efeito relevante. A Dermatologista e Tricologista, Dra. Yana Leda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), fala que a cola cria uma aderência e, ao ser retirada, pode remover os cravos grudados. Porém, não recomenda o uso do produto na pele.

Complicações e alergias

Dra. Yana afirma que o uso de cola branca e corante alimentício no rosto podem causar dermatite de contato. Uma condição alérgica que se manifesta na pele após a exposição à algum princípio ativo capaz de causar irritação, e se caracteriza por vermelhidão, edema, coceira e bolhas locais.

Existem dois tipos de dermatite de contato, a irritativa: causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Seu efeito é imediato, logo após o contato com a substância, o local afetado demonstra irritação.

E a dermatite de contato alérgica, que pode aparecer após diversas vezes do uso de um produto ou substâncias, depende do organismo de defesa da pessoa. Por isso, pode demorar meses ou anos para se manifestar.

Romiti alerta que os componentes usados na máscara, não são apropriados para a pele, e podem causar uma dessas reações. Leda ainda faz uma ressalva sobre o uso do glitter:

“O glitter pode ser aplicado no corpo e no rosto. É preciso ter cuidado em áreas mais sensíveis, como olhos, e áreas já irritadas ou com feridas, pois o glitter pode piorar as lesões ou mesmo carrear uma infecção”.

A profissional explica que é preciso hidratar a pele após o uso do glitter, por conta do processo de retirada do produto, que geralmente é feito com um sabonete e um pouco de fricção.

Responsabilidade, precisamos falar sobre isso

A gravidade desse tutorial, além de todas as questões envolvendo a saúde da pele, é por se tratar de um conteúdo voltado ao público infantojuvenil. É muito importante, como citado no tweet da especialista em redes sociais, Bic Muller, que criadores de conteúdos sejam mais responsáveis.

Isso porque, segundo o Google:

A pesquisa Video Viewers 2018 descobriu que no Brasil isso é ainda mais relevante: 9 entre 10 brasileiros usam o YouTube para estudar e ganhar conhecimento.

Portanto, está na hora de cobramos, SIM, maior responsabilidade dos produtores brasileiros. Principalmente àqueles que falam diretamente com as crianças.

 

Fonte(s): SBD, Youtube - Canal Amanda Domenico
Monique Duarte
26 anos, jornalista, sonhadora que ama comer e dormir! Se cariocas não gostam de dias nublados, ela nasceu no lugar errado.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui