Colunas

Máscara com colágeno não funciona: não caia nessa!

12 de julho de 2021
Postado por Ana Cláudia Oliveira

Pode parecer estranho dizer que colágeno não funciona na pele, mas é isso mesmo, você só tem bons resultados se usar da forma correta. Entenda a seguir.

 

Máscara com colágeno não funciona mesmo! Gregory Brown, do canal de divulgação científica AsapSCIENCE, fez o alerta e ele está correto segundo especialistas da área; também conhecidos como dermatologistas.

A resposta simples e clara: colágeno só funciona quando é ingerido de forma oral, ou seja, por comprimido ou através de uma boa alimentação.

Máscara com colágeno? Tô fora! Pego minha boa alimentação e vou embora.

Artigos encontrados livremente na internet, como “Uso do colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento cutâneo” e “Bases Científicas dos Efeitos da Suplementação Oral com Colágeno Hidrolisado na Pele“, falam sobre suplementação desse item necessário ao organismo humano, o que reafirma: colágeno é para consumo e digestão e não para máscaras ou cremes de uso na pele.

Pixabay, https://pixabay.com/pt/photos/m%c3%a1scara-facial-pele-2578428/

Antes de usar algo novo na pele, consulte um dermatologista.

 

Use da forma correta para ter bons resultados

Para entender porque essas máscaras são o mesmo que nada, consultamos duas dermatologistas. As profissionais foram categóricas em dizer que o colágeno não atua da forma esperada quando colocado diretamente na pele.

“O colágeno é uma proteína que se aplicada diretamente na pele não é absorvida de forma a proporcionar a formação de novas fibras colágenas”, explica Dra. Larissa Portocarrero (CRM 24532).

Dra. Ísis Vasconselos (CRM-BA 26432) complementa:

“[Colágeno] compõe cerca de 80% da camada da pele chamada Derme, que fica abaixo da camada córnea e da epiderme. A camada córnea é a mais superficial e composta de células mortas, sendo assim ela protege e impede a passagem de microorganismos e substâncias do meio externo para dentro da pele. Neste caso, não faz sentido aplicar colágeno diretamente na pele, pois este colágeno não atingirá a camada adequada (derme) e não realizará sua função.”

Como Gregory afirmou, o colágeno não penetra na pele, não faz diferença alguma usar máscara com ou sem essa substância, porque os princípios ativos não vão entrar em ação.

Esses produtos podem até oferecer algum ganho na pele, mas é momentâneo, segundo Larissa. Mas para ter os reais benefícios dessa proteína, é necessário uma boa dieta ou reposição indicada por um médico.

 

Como usar essa substância de forma correta?

Entre 25 e 30 anos é normal perda dessa substância por todo organismo.

Portanto, peles bonitas e saudáveis não são feitas apenas de skincare e boa vontade, mas uma boa alimentação conta muito, inclusive para a manutenção do colágeno no corpo todo. Essa proteína esta presente também nos ossos, músculos, tendões e vasos sanguíneos.

“Os alimentos ricos em proteínas, como ovos, carnes, peixes, sementes e feijões são naturalmente ricos em colágeno também. É extremamente importante manter uma boa alimentação”, indica a dermatologista Larissa Portocarrero.

Caso você tenha uma alimentação equilibrada, mas tem sentido certa flacidez, por exemplo, consulte um dermatologista; esse especialista vai orientar sobre a necessidade de reposição dessa proteína de maneira correta.

Freepik, https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-doente-tomando-remedio_5095565.htm#page=1&query=rem%C3%A9dio&position=22

A suplementação de colágeno é a melhor forma de repor essa substância no corpo.

 

Além de flacidez, quais os outros sinais que o corpo precisa de colágeno?

Ísis Vasconselos listou alguns indícios que mostram a perda de colágeno no corpo, principalmente quando afeta a pele:

  • afinamento da pele;
  • perda da elasticidade;
  • surgimento de rugas e de linhas de expressão, principalmente ao redor dos olhos;
  • pele desidratada e enrugada que pode ser visível no dorso das mãos;
  • visualização mais fácil dos vasos abaixo da pele;
  • inchaços ao redor dos olhos;
  • fragilidade da pele com facilidade de surgimento de áreas roxas.

AsapScience, Uso do colágeno hidrolisado na prevenção do envelhecimento cutâneo, Bases Científicas dos Efeitos da Suplementação Oral com Colágeno Hidrolisado na Pele, Larissa Portocarrero, Ísis Vasconcelos

MATÉRIAS RELACIONADAS