• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sinta-se Bem

Sombra ou blush quebrou? Não use álcool ou qualquer líquido!

Utilizar líquidos pode estragar o seu produto, prejudicar a sua pele e a tua saúde.

Gabriela Cunha Publicado: 29/03/2021 11:02 | Atualizado: 31/03/2021 10:58

Quando a maquiagem quebra, aceitamos qualquer solução para salvá-la. Álcool isopropílico restaura a maquiagem, disseram. Mas fazer isso isso pode estragar o seu produto, prejudicar a sua pele e a tua saúde. Entenda a seguir.

 

Quem gosta de maquiagem já se desesperou ao menos uma vez ao ver seu pó, blush, iluminador ou uma paleta de maquiagem cair no chão e se despedaçar. Principalmente quando é um produto novo, é mais triste ainda!

Nas redes sociais e em diversos sites, existem inúmeras recomendações para arrumar sua maquiagem em pó quebrada. Inclusive, o Almanaque SOS compartilhou alguns tutoriais famosos da internet:

Nas duas últimas dicas mora um problema: misturar o produto em pó com algum líquido. Geralmente é indicado álcool, água, soro fisiológico ou álcool isopropílico. Especialistas não recomendam!

 

Por que não se deve misturar álcool ou líquidos na maquiagem

Segundo a maquiadora, estudante de biomedicina e professora do curso Biossegurança para Maquiadores, Juliana Baia, a mistura na maquiagem com qualquer desses líquidos é incorreta e pode trazer péssimos desfechos.

Um vídeo da maquiadora sobre o assunto, publicado em seu perfil no TikTok, está surpreendendo várias pessoas que já fizeram o mesmo processo. Inclusive a gente!

@makebiosseguranca#fypage #makeup #biosseguranca #maquiador #make #fy #makebiosseguranca #foryou #maquiadora #maquiagem♬ som original – makebiosseguranca

“Todo produto é feito com uma formulação pensada e elaborada especificamente para ele. Dentro desse cosmético, existem conservantes que garantem a sua preservação contra micro-organismos.

Quando você adiciona algo a esse produto, você tira a estabilidade dessa fórmula, diluindo seus componentes e aumentando a disponibilidade de água para os micro-organismos”, explica Juliana Baia.

Normalmente, as indústrias inserem em seus cosméticos conservantes para aumentar a vida útil e, assim, impedir a proliferação de fungos, bactérias e até mofo.

Quando é inserido álcool ou outro produto, a fórmula da maquiagem é alterada e seus conservantes não conseguem atuar do jeito que deveriam, permitindo a proliferação desses micro-organismos.

Elcy Chammas, farmacêutica e fundadora da Dermare Dermocosméticos, também não indica o processo:

“Com o uso do álcool ou outro liquido, você pode estar diluindo os ativos que foram usados para conservação do produto.

Existe uma concentração correta permitida pela Anvisa para cada substância química que encontramos nos produtos e que a mudança dessas concentrações pode causar reações adversas inesperadas”.

O uso de produtos com bactérias e fungos podem causar dermatites de contato, dermatites alérgicas e micose. Da mesma forma que a contaminação pode alterar a estabilidade do produto, também pode alterar os aspectos físicos, o odor e cor da sua maquiagem.

“Esses produtos usados para diluir uma maquiagem que está quebrada acabam mudando a composição química da fórmula do produto, trazendo vários problemas para a pele como, por exemplo, a diminuição da umidade natural.

Algumas dessas substâncias acabam removendo a barreira de proteção da epiderme, que é responsável pele proteção e hidratação da pele. Sem essa barreira a pele pode ficar irritada, avermelhada e exposta a bactérias”, esclarece a farmacêutica, Elcy Chammas.

Dr. Fernando Macedo, dermatologista da Human Clinic, concorda:

“Uma maquiagem que pode conter fungos e bactérias, pode causar uma infecção na pele chamada de foliculite. A bactéria ou o fungo entrarão nos poros, provocando um processo inflamatório. Na pele, o álcool pode gerar ressecamento e uma dermatite de contato, causando irritação, vermelhidão e coceira”.

 

O que fazer se a maquiagem quebrar, como salvá-la?

Segundo os especialistas, para começar, jamais utilize álcool e outros líquidos. Para compactar a sua make quebrada é necessário apenas usar força:

“Termine de quebrar o máximo possível esse pó para ficar bem fino, então com algo liso e com o tamanho semelhante, faça bastante pressão até o produto estar novamente compacto”, ensina a maquiadora.

Assista ao passo a passo:

@makebiosseguranca#fy #fypage #foryou #foryoupage #make #makeup #maquiagem #maquiador #make #makeup♬ som original – makebiosseguranca

 

Rímel seco e batom quebrado?

No caso de esquentar o batom com isqueiro, molhar a ponta da caneta delineadora quando estiver seca, molhar o pincel do rímel para ficar mais maleável ou até esquentar a embalagem do rímel com água quente, também não são recomendadas por especialistas: “se ressecou, é hora de jogar fora!”

“Alterar a temperatura de um produto pode ser prejudicial para sua composição. Você pode criar uma desestabilização na fórmula. Por isso, se ressecou, é hora de jogar fora!

No caso do batom a mesma coisa! Se seu batom quebrou, passe para um potinho de remédio que tenha boa vedação e amasse ele para usar com pincel.

Se um produto está no final e você for usar imediatamente após esse aquecimento, não existem grandes problemas. Quando você altera a temperatura do produto corre risco de danificar o sistema de conservação dele, o que a longo prazo pode ser prejudicial no seu uso” explica a maquiadora e professora do curso Biossegurança para Maquiadores, Juliana Baia.

 

Responsabilidade

Por responsabilidade com nossos leitores, atualizamos as nossas dicas envolvendo maquiagem e líquidos, inclusive mantendo o link delas para eventuais consultas com o alerta:

Dica não recomendada por especialistas

Para a sua saúde e para o bom uso da maquiagem, não misture nada no produto, feche bem a embalagem após o uso, não deixe em locais úmidos e utilize sempre dentro da data da validade!

Fonte(s): @makebiosseguranca - TikTok, @makebiosseguranca - TikTok, Self‐preserving cosmetics – Wiley Online Library, Conservantes, Cláudia, Cosméticos: a química da beleza, Farmacon Jr, AKTRON, Dr.Fernando Macedo - Human Clinic, Maquiadora Juliana Baia, Elcy Chammas - Dermare Dermocosméticos
Gabriela Cunha
Gabriela que não gosta nem de cravo e nem de canela. Jornalista, sagitariana, desastrada e tagarela! Ama uns comes e bebes haha (me chamem!). Apaixonada por São Paulo, mas querendo conhecer o mundo.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui