• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Sinta-se Bem

Maquiagem para Halloween – Dia de los Muertos M.A.C. inspired #PraMaquiar

Aprenda a fazer uma make estilo CAVEIRA MEXICANA, macabro e delicado ao mesmo tempo.

E aí gata, tá linda?

Hoje o #PRAMAQUIAR tá sombrio, cruel e assustador…só que tudo ao contrário! #sualouca

É que o HALLOWEEN tá chegando e o tutorial dessa semana já está totalmente no clima!

Vou confessar que eu amo o HALLOWEEN – e eu nem sou aquele tipo de pessoa que tem bruxinhas e duendes na penteadeira – mas adoro esse negócio de histórias de terror, fantasias, “gostosuras e travessuras” e tudo mais, mesmo sendo tradições mais ligadas ao povo norte americano do que aos brasileiros, de fato. #nemligo

Na verdade, cada nação e cada cultura tem uma forma diferente de celebrar a lembrança daqueles que já morreram, mas para nós, solteiros, isso não passa de uma desculpa para irmos pra balada, dançar e beber, não é?

 

 

E aí, procurando inspirações bafônicas para esta ocasião, fiquei apaixonada pelo make estilo CAVEIRA MEXICANA, por conseguir ser macabro e delicado ao mesmo tempo.

 

 

Mas aí vem o problema: essa maquiagem é cheia de detalhes faciais, o que a torna bem difícil de fazer, se você não possuir uma certa habilidade no traço.

Foi quando eu encontrei esse face chart lindíssimo da M.A.C:

 

 

Meus olhinhos brilharam e a vontade reproduzí-lo foi imediata! Tá assustador, tá lindo, tá glam e o melhor de tudo é que nem tá tão difícil. Mantém a vibe “caveirosa”, porém de um jeito mais clean, sem muitos detalhes e mais usável pra sair na night (numa festa à caráter por exemplo).

Então dá o play na Mother Monster e vem ficar “monstruosa” comigo! #búúú

 

DA GAVETA EU TIREI (PRA FAZER O MOLDE):

* Régua

* Folha sulfite

* Lápis

* Tesoura pequena com ponta fina

 

DA NECESSAIRE EU TIREI:

* Primer facial

* Base líquida

* Corretivo facial

* Pó facial um tom mais claro que a sua pele

* Sombra preta opaca

* Sombra azul escuro cintilante

* Lápis para olhos preto (normal e à prova d’àgua)

* Delineador líquido preto

* Rímel preto à prova d´água

* Solução para sobrancelhas

* Pó bronzeador

* Blush rosado

* Batom rosa

* Pincel de esponjinha para os olhos

* Cotonetes

* Pincel de blush

* Lenços umedecidos

LET´S GO GATA

 

A coisa mais importante nessa maquiagem é o desenho da testa. Ele tem que estar bem feito e simétrico, pois é o que define se seu make vai ficar phyno ou se vai ficar com cara de “feito pela professora do jardim de infância”.

Se voce, assim como eu, possui habilidade ZERO em desenhos manuais, o jeito é apelar para o MOLDE!

 

 

Com a régua, fiz uma medida indo de uma ponta da testa até a outra, pra saber, aproximadamente, qual seria o tamanho do desenho.

 

 

Imprimi a imagem do face chart, já ampliada para que o desenho ficasse com o tamanho que eu queria.

Se você não tem impressora, pode tirar o desenho do molde direto da tela do seu computador. Apoie a folha sulfite na tela e passe levemente o lápis por cima do desenho, mas TENHA CUIDADO pra não ferrar com o seu monitor, heim gata? Não faz a locona!

 

 

Reforcei o traço do desenho com o lápis e depois cortei cuidadosamente com a tesoura. É importante caprichar para que o corte do molde seja o mais contínuo possível. Se tiver muitas “rebarbas”, vai ficar feio na hora de passar o desenho para o rosto.

 

 

Molde pronto! Fotografei em um fundo preto, pra você poder ver certinho.

Agora é hora de maquiar este rostinho!

 

 

DICA: Antes de fazer a maquiagem de pele, aconselho que você faça uma esfoliação no rosto, pra deixar a pele bem lisinha.

Aplique um primer facial (ou pré-base) em todo o rosto, para tornar a pele ainda mais uniforme e segurar o make por mais tempo.

 

 

Passe uma base da cor da sua pele, de preferência líquida, que tenha uma cobertura de leve à média. A idéia aqui é não deixar o rosto com efeito “rebocado”.

Aplique sempre do centro do rosto em direção às laterais. PASSE NA BOCA, ORELHAS E PESCOÇO TAMBÉM, VIU?

Em seguida, camufle as imperfeições que ainda estão alí insistentes com o corretivo.

 

 

Agora o truque pra ficar com aquela PALIDEZ CADAVÉRICA é passar pó facial um tom mais claro que  da sua pele.

PRECISA COMPRAR?? Lógico que não! Pede emprestado pra aquela sua amiga transparente de tão branca. Você só vai usar uma vez mesmo.

E pode passar com a própria esponja que vem no pó, viu? Se ficar um pouco exagerado, aqui não tem problema. REPITO: PASSE NA BOCA, ORELHAS E PESCOÇO TAMBÉM!

PODE USAR TALCO? Nãããão! Vai ficar péssimo, além de te deixar cheirando à bumbum de nenê. #uó

 

 

Com um pincel de esponjinha, aplique a sombra preta em toda a pálpebra móvel (desde o cantinho interno até o externo) e na linha do côncavo do olho. E já vai esfumando, levando a sombra pra cima, deixando bem redondinho.

Se sua sombra for do tipo solta, você pode precisar de um auxílio pra não se sujar toda. Pegue um post-it e grude logo abaixo dos olhos, como eu ensinei NESTE TUTORIAL.

 

 

Ainda com o pincel de esponjinha, aplique sombra na pálpebra inferior e esfume, levando a sombra pra baixo.

A idéia é deixar os olhos estilo urso panda, com uma “bola preta” esfumada.

É interessante deixar os lenços umedecidos à mão nesta etapa, pra limpar os dedos sempre que precisar, evitando assim, borrões pretos pelo rosto todo.

 

 

Pra dar o toque de glamour na maquiagem, aplique a sombra azul cintilante apenas no centro da pálpebra móvel, com um pincel de esponjinha. Só no meio mesmo!

 

 

Use o lápis preto pra dar acabamento neste olhar. Delineie a raíz dos cílios superiores a raíz dos cílios inferiores e a linha d’água dos olhos. Sim, é preto pra todo lado aqui.

Pode usar lápis à prova d´àgue nesta região dos olhos, pro make durar mais.

 

 

SE JOGA NO RÍMEL PELA MILHONÉSIMA VEZ!

Toda coluna eu falo isso, né? Então arrasa, que você já sabe! Vááárias camadas nos cílios de cima e de baixo.

Se quizer chamar mais atenção ainda, pode mandar ver nos cílios postiços que fica lindo também!

 

 

Use a solução para sobrancelhas, para realçar o formato das benditas. Uso esse produto, pois acho que é o que eu me adapto melhor, mas se você tá acostumada a usar lápis ou sombra pra corrigir suas sobrancelhas, fique à vontade!

 

 

Vamos aos desenhos! Começando pelos olhos.

Se o seu esfumado foi parar muito perto das sobrancelhas, vai limpando e acertando com um cotonete, pra que as pintinhas pretas possam aparecer mais.

 

 

Com o delineador líquido faça pontinhos em volta da sombra preta, começando rente ás sobrancelhas, seguindo em um semi-círculo até o meio da pálpebra inferior dos olhos.

 

 

Pegue seu molde, posicione certinho na testa e faça o desenho com o lápis preto para olhos. Se o seu lápis não for retrátil, é importante que ele esteja BEM APONTADO.

Tá vendo como suja? Por isso a importância dos lencinhos umedecidos para limpar os dedos.

DICA: Faça sempre 2 moldes do mesmo desenho para cada lado da testa. Como se pode ver, estes moldes sujam e isso pode complicar a sua vida. Nada que você não consiga se virar, mas às vezes esse segundo molde limpinho pode ajudar e muito!

UPDATE: Se quizer, pode usar a sombra preta e um pincel fofo de sombras para passar no molde. Desta forma a coisa fica mais rápida, porém você terá mais trabalho pra arrumar o desenho no lápis depois.

 

 

Corrija ou aperfeiçoe os traços do desenho com o próprio lápis, até ficar do jeito que você queria. Se errar, arrume com um cotonete. Tem que ter paciência, não tem jeito.

OBS: Mudei o lápis aqui nesta etapa pois o meu retrátil acabou no meio do tutorial, #epicfail. Mas você pode usar qualquer um que tenha boa pigmentação, que vai dar certo.

 

 

Achate deu pincel de blush com a mão e passe no pó bronzeador.

Faça biquinho de peixe e aplique o pó onde sua bochecha afundar. Pra deixar o rosto bem marcado.

 

 

Em seguida, sem achatar o pincel, aplique o blush rosado nas maçãs do rosto, esfumando em direção às orelhas, logo acima de onde você passou o pó bronzeador.

 

 

Pra fazer a boca, passe o batom rosa no dedo anelar e aplique no centro dos lábios dando leves batidinhas.

 

 

Com um lápis preto, faça um risco na horizontal em cada canto da boca, alongando o fim dos lábios.

Em seguida faça outro risco na vertical, marcando o centro dos lábios.

À partir daí, siga fazendo riscos verticais para cima e para baixo, como se fossem dentes ou pontos de costura (Medinho!).

DICA: Provavelmente esta é a parte da maquiagem que vai sair mais rápido, então eu aconselho que você use um lápis preto normal para pintar a boca. Afinal, se os “dentes” começarem a ficar apagadinhos, será mais fácil de retirar o desenho de um lápis normal do rosto, no banheiro da balada. O à prova d’água pode ficar manchado e te fazer passar vergonha. Vai por mim.

 

(Búúúú!)

 

Pronto, tá assustadora e linda!

Flores no cabelo completam a caracterização e te deixam muito mais delicada, apesar da maquiagem estar pesada.

Aliás, com um make desse, você não precisa de fantasia, ok? Opte por um vestido preto mais sensual e sapatos com salto bem alto. É a femme fatale do cemitério!!

Agora se você não tá afim de ousar tanto, vou te dar outras dicas:

O DELINEADO TIPO GATINHO pode ser usado para caracterizar a própria gata, se você acrescentar traços de bigodinho nas bohechas e o nariz pintado de preto também!

O MAKE PARA O PRIMEIRO ENCONTRO COM O BOFE, se for feito com sombras mais brilhosas, pode caracterizar uma ótima maquiagem de fadinhas ou princesas!

Tá vendo? Não tem como não se divertir nesse halloween!

Então aproveita o clima de festa e compartilhe com as best friends!!

Se ficou alguma dúvida, ou se você tem sugestões, comente aí querida, que vou adorar ler!

 

Beeeijo!

 

E-MAIL: anapaula@sossolteiro.com

INSTAGRAM (Me segue!): @anapalharini

 

Fotos: Thiago Bailão

 
 

 

Ana Paula Palharini – @anapaula_gp – Nascida e criada no interior de SP, porém com alma metropolitana. Faladeira e com senso de humor incomum, adora música, felinos e video-games. Fisioterapeuta com nível de curiosidade extremo em assuntos relacionados à beleza e saúde de maneira geral. Minha missão é ajudar os solteiros à se cuidarem cada vez melhor e ficarem sempre de bem com o espelho!

SOS Solteiros
Arquivo - Sempre tem jeito.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui