Carnaval é a época de festejar e ir às ruas para a folia. Mas nem sempre é assim. Quem é mulher sabe bem como o assédio pode estragar toda essa felicidade.
Diversas iniciativas vem sendo tomadas para combater o problema, como a Skol que distribuiu apitos às mulheres ou o twittaço #CarnavalSemAssédio. Mas uma maneira ainda mais didática ganhou as redes sociais nos últimos dias.
A Prefeitura do Recife lançou, através da página do Facebook Carnaval do Recife, o “Pequeno Manual Prático De Como Não ser um Babaca no Carnaval”. O manual explica aos homens, de maneira informal, como agir durante a folia. Há mensagens sobre aceitar o “não”, como chegar no crush, não tirar proveito do álcool, etc. Tudo isso, claro, de forma irônica e bem humorada.
É claro que a internet não ia deixar barato.
o homem hétero é o único animal que precisa de uma cartilha sobre o q pode e o q não pode fazer com os demais seres humanos no carnaval
— brazilian and tired (@herickkkkk) 23 de fevereiro de 2017
Ainda no Recife estará funcionando durante o feriado a Central da Mulher, que oferece atendimento de psicólogas, advogadas e serviço social, além de um Disque Orientação (0800 281 0107). Se você vai passar o Carnaval em outro lugar do Brasil, pode procurar ajuda discando 180.