Colunas

“Manobra Holandesa”: Truque evita acidentes com motos ou bicicletas ao abrir a porta do carro

10 de agosto de 2017
Postado por Dario

Você vai descer do carro, abre a porta sem olhar para atrás, ai aparece um ciclista (ou motoqueiro) “do nada” e… kaboom! O pior aconteceu.

Essa situação é bastante rotineira para quem se aventura sob duas rodas em grandes cidades, mas um costume na Holanda tem evitado há anos este risco de acidentes.

SEM LEGENDA

Segundo o site The Telegraph, a técnica é ensinada desde cedo para as crianças do país, na verdade a recomendação consta até no código de trânsito local.

Embora a ideia faça parte da cultura local há mais de 5 anos, apenas em 2016 ela foi batizada pelo medico norte-americano Michael Carney, como “Dutch Reach”, algo como “manobra holandesa”, nome também dado ao projeto que tem como objetivo promover a ideia em outros países, como é o caso da Espanha, onde o Twitter da Guarda Civil divulgou recentemente informações sobre a técnica.

A manobra funciona da seguinte forma: ao abrir a porta por dentro do carro, devemos usar a mão oposta ao trinco. Ou seja, os que sentam do lado do motorista (esquerda) devem abrir a porta com a mão direita e os que sentam do lado do passageiro (direito), devem abrir a porta com a mão esquerda.

Outside - Youtube, https://www.youtube.com/watch?v=GzIf80eSfCg

Ao abrir a porta com a mão oposta, somos obrigados a girar o corpo e olhar para trás.

Mas por quê?

Esse movimento faz seu tronco girar facilitando olhar para trás antes de abrir a porta, assim conseguimos ver se algum ciclista (ou motociclista) está vindo em direção ao carro. Além de tornar o movimento de abrir a porta um pouco mais lento, dando tempo de mudar a direção da bicicleta. Genial, né?

Na Holanda, quem for pego abrindo a porta “com a mão errada”, pode até ter a carteira suspensa, segundo matéria do site Boston Globe.

Vale lembrar que esse tipo de acidente é só mais um dos vários que as ciclofaixas podem evitar. Com elas, cada um fica no seu cantinho, todo mundo se desloca com segurança e tudo acaba bem. No caso dos motoqueiros, essa dica ainda seria a melhor solução.

IbGlpNe

Boston Globe, The Telegraph, El País

MATÉRIAS RELACIONADAS