• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Vai, planeta!

Manjericão: podar é muito importante, mas do jeito certo!

Algumas dicas importantes para que a erva cresça de forma abundante.

Bruno Oliveira Publicado: 12/07/2022 11:21 | Atualizado: 12/07/2022 11:28

Seja você um iniciante em uma jornada sobre como fazer uma horta em casa ou ou um cultivador experiente, saber podar as ervas corretamente é indispensável. Realizar a poda de plantas é uma técnica tão necessária quanto eficiente e hoje vamos te ensinar a podar o manjericão em casa. Mãos à poda!

 

Como podar o manjericão para que ele cresça

Primeiro, devemos remover a flor do manjericão, pois elas consomem bastante energia e podem prejudicar o crescimento das folhas. Você pode remover as flores com uma tesoura de jardinagem ou até com o próprio dedo mesmo.

“Certíssimo!!! A flor funciona como um dreno na planta, é a parte reprodutiva, mas o interesse são as folhas, a parte vegetativa. E a poda faz a planta perder a dominância apical e gera mais brotações laterais. 🥰”, disse a Liz Nascimento no Youtube.

 

E aqui está o grande segredo da poda do manjericão: procure por uma bifurcação entre as folhas e corte APENAS cabinho do meio, bem na altura da divisão. Dessa forma as folhas laterais receberão mais nutrientes e crescem de forma abundante.

“A auxina produzida pelo ápice do caule segue em direção a sua base. Vale dizer que a remoção da gema apical também estimula o crescimento das gemas laterais. Assim, a poda pode estimular a produção de novos ramos laterais em árvores e, consequentemente, aumentar a produção de flores e frutos.”, complementou o Guilherme Picada em nosso Tiktok.

 

Repita o processo em toda planta e o serviço está feito! Quanto mais rente o corte, melhor.

Vale dizer que, tanto a flor quanto o cabinho que você removeu podem e devem ser utilizados na cozinha tranquilamente.

Você pode fazer, por exemplo, como a Rafaela, uma de nossas seguidoras do TikTok que deu uma dica ótima:

“A flor eu coloco no azeite, faço um azeite de manjericão maravilhoso!”

Só não vai esquecer de higienizar bem as partes que for usar, certo?

Outra dica para potencializar o crescimento do seu manjericão, dê uma leve beliscada na ponta das folhas ou no caule, logo abaixo delas:

 

Também evite retirar as folhas que são maiores, pois elas quem distribuem os nutrientes:

 

Para quê podar uma planta?

Segundo entrevista dada pelo especialista em Agricultura Orgânica Thiago Campos ao portal Ciclo Vivo, a estrutura de uma planta funciona de forma harmônica e sincronizada pois os nutrientes são distribuídos de forma igualitária e o crescimento ocorre de acordo com fatores externos, como a posição dos galhos e a direção através da qual a luz atinge a planta.

Existem várias técnicas de poda com diferentes propósitos e efeitos nas plantas, seja para que ela cresça mais rápido, desenvolva mais flores ou frutos, para remover galhos secos e doentes e até para cresça em um formato desejado.

Ainda que você seja um expert depois de conhecer essas dicas, nem só de manjericão vive uma horta né? Saiba que Almanaque SOS já listou 22 plantas e ervas super poderosas para dar uma turbinada na sua horta caseira.

Fonte(s): CICLOVIVO
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui