Estamos, cada vez mais, nos aproximando do final do ano de 2021 e junto com este fim de ano, aproximam-se também as provas de vestibular das mais diversas instituições ao redor do Brasil, sejam elas públicas ou privadas.
Com isso, muitos jovens vestibulandos vêem uma oportunidade de ingressar no curso superior de seus sonhos em uma universidade de renome, que possa lhe qualificar como profissional na sua área de atuação.
Mas como exatamente garantir uma vaga e obter sucesso nos dias de prova? Existe algum segredo para se sair bem neste momento?
Professores, ex-alunos, universitários e especialistas em provas de vestibular, como Youtubers e outros influenciadores, apontam principalmente dois pontos:
- Preparo psicológico, mental e físico
- Sucesso na redação
Isso ocorre pois a redação representa uma grande parcela da nota final do inscrito, durante a prova de segunda fase, podendo classificar ou desclassificar inscritos com uma nota mediana.
Sobretudo, o vestibular é uma prova longa, exaustiva e complexa de ser realizada. Portanto, o preparo mental e psicológico são essenciais neste momento, também.
Além disso, o ano de 2022 será marcado pela corrida entre candidatos das eleições presidenciais que teremos no nosso país.
Logo, existem grandes possibilidades de questões políticas aparecerem nas redações de vestibular, devido ao contexto político que estamos vivendo atualmente.
Pensando nisso, hoje iremos ver juntos como elaborar uma redação sobre redução da maioridade penal, que é um tema amplamente discutido no país, ainda mais em períodos de eleição.
O que é a maioridade penal?
A maioridade penal, também chamada de maioridade criminal, é definida como a idade pela qual um cidadão passa a responder por seus crimes como um adulto.
Assim, o réu não possui direitos que um menor infrator possuiria em casos de julgamento e outros trâmites burocráticos.
De acordo com a constituição brasileira, os menores de dezoito anos infratores no Brasil são imunes a punições jurídicas e respondem por suas ações conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.
Além disso, a maioridade penal é extremamente variável de acordo com o país. Existem nações onde a maioridade é adquirida apenas aos 21 anos, enquanto em outros, este momento ocorre aos 16 anos.
Portanto, de acordo com diversos pesquisadores e autores, como é possível ver na plataforma Brasil Escola, defendem que a maioridade penal deve ser vista como algo multicultural e fruto de diversos fatores, como: escolarização, índices econômicos e desigualdades sociais.
- Escolarização
- Empregabilidade
- Desigualdade social
- Índices econômicos
- Ingresso no mercado de trabalho
Argumentos favoráveis à redução da maioridade penal
Atualmente, no epicentro do debate sobre a redução da maioridade penal nós temos os favoráveis a esta redução e os contrários a esta redução.
Primeiramente iremos analisar os argumentos utilizados por aqueles que são favoráveis à redução da maioridade penal.
O primeiro e mais clássico é aquele de que jovens de 16 a 18 anos já possuem discernimento e pela capacidade de julgamento perante suas atitudes. Logo, devem também ser responsabilizados pela prática de crimes.
Outro argumento amplamente utilizado por defensores da redução da maioridade penal é a de que o ECA não é responsável por elaborar punições corretivas que tenham eficácia na correção do comportamento de menores infratores.
Portanto, os menores infratores deveriam também ser punidos pelo sistema carcerário e judiciário do país, assim como infratores maiores de 18 anos.
Por fim, este grupo também argumenta que a redução da maioridade penal poderia ser responsável pela diminuição na presença de crianças e adolescentes no tráfico de drogas no Brasil.
Argumentos contrários a redução da maioridade penal
Agora que vimos os argumentos favoráveis, é hora de vermos também por que algumas pessoas e grupos se posicionam contra a redução da maioridade penal, para na hora da prova você conseguir tirar suas próprias conclusões acerca do tema.
Os argumentos mais utilizados pelos contrários a ideia de redução da maioridade penal são três:
- Educação
- Desigualdade Social
- Sistema Carcerário
Os problemas sociais do Brasil atingem principalmente a população marginalizada do país, que é composta majoritariamente por negros. Logo, a questão da desigualdade social anda de mãos dadas com o racismo.
E quando olhamos dados que mostram que a maior parte da população carcerária é formada por negros, já dá para se ter uma ideia da coisa.
Outro ponto essencial a ser discutido é a necessidade de se educar e não punir os infratores, a fim de ressocializar os criminosos e infratores para que possam participar ativamente da sociedade.
Por fim, o sistema carcerário brasileiro vive em uma situação de calamidade há vários anos já e a redução da maioridade penal poderia inflar ainda mais a população prisional.
E aí, conseguiu esclarecer suas ideias em relação ao tema?