• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Machismo?

A polêmica do SOS. Uma história para refletir

Uma polêmica muito interessante aconteceu esses dias na fanpage do SOS, postamos um quadrinho de humor, que mostrava um maridão sentado numa poltrona, provavelmente vendo tv, enquanto sua esposa lavava a louça. Com o tempo ela foi engordando, chegando ao ponto do tal maridão abandona-la por embarangamento. Detalhe que o maridão não fez nada além de ficar sentado na poltrona, enquanto ela ficou trabalhando.

Antes de mostrar essa imagem, gostaria que você relesse o que acabei de descrever, e me responda, eu disse alguma novidade? Essa história é extremamente incomum no Brasil?

Beleza, reflete aí rapidinho…

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

explicas1

Então, agora vendo as imagens a coisa toma forma, muda de figura… mas, por que?

A realidade (machista) está aí virando a esquina, ou mesmo de baixo do seu nariz, o SOS não está aqui para tomar lados, somos um site de dicas, humor e reflexões. Muitos julgaram nossa postagem como descaracterização do projeto, que visava ajudar os solteiros com bom humor.

Somos mais que isso caro leitor, estamos aqui para provocar, tirar você da zona de conforto. Não temos a menor intenção em ser politicamente corretos, ou apenas tampar o sol com a peneira, como nossa Vó dizia. Se uma realidade existe, ela precisa ser questionada, independente de ser machista, homofóbica ou polêmica.

E um ponto interessante, veja você, ao mesmo tempo que esse (quase) linchamento do SOS aconteceu em praça pública, praticamente nenhuma reflexão, discussão, foi feita quando postamos uma outra sátira em quadrinhos, criticando a sociedade machista, incluindo mulheres machistas.

o-que-dizem-dos-solteiros

Afinal, mulheres ficarem contra o tal maridão que deixa a esposa por embarangamento, o mundo realmente tá cheio, mas uma união das mesmas contra o machismo que impede a solitude feminina, o “viver sozinhA com dignidade”, isso não… afinal todas querem casar e serem felizes… aham, faz muito sentido. Nada machista. Afinal para viver feliz para sempre, precisam dele.

Queria fechar essa reflexão, com uma resposta interessante de uma leitora sobre o quadrinho polêmico que citei no início: “pior não é engordar, pior é passar a vida toda lavando a louça pra babaca! Que bom que eles vão embora. Isso não é castigo, é livramento!”

E quem sabe o foco da polêmica, em vez de atacar quem levanta a bola, se resumisse nisso aqui:

1504001_620633151335926_982320408_n

 

Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão (SBT, Record, Band, etc.) pela internet em 2012. Vegano e meditante, busca evoluir junto com todos os seres enquanto caminham. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui