Macarrão de “1 minuto”: conheça a receita para preguiçosos
Se você já se viu em uma situação em que não podia gastar muito gás ou só prefere economizar mesmo, esta dica é para você! Neste artigo nós vamos te ensinar como preparar macarrão com água fria. Tome nota!
Como cozinhar o macarrão “em 1 minuto”
Antes de mais nada precisamos esclarecer que a receita não leva exatamente 1 minuto para ficar pronta, destacamos esse tempo por um motivo que você vai entender já já. Acompanhe.
Passo a Passo
Para começar, você vai precisar de um recipiente grande que caiba a massa. Então, preencha com água e deixe o macarrão cru mergulhado por 2 horas (ou mais!). Esse é o pulo do gato, nós recomendamos que você respeite esse tempo, caso contrário a dica pode não funcionar tão bem.
A ideia aqui é você fazer pela manhã, caso prepare para o almoço. Por exemplo.
Enquanto isso, preparamos o nosso molho de tomate da seguinte maneira:
- Cortamos os tomates em fatias grandes (também usamos as peles e sementes);
- Douramos o alho picadinho com azeite, em uma panela com azeite;
- Adicionamos o tomate e deixamos reduzir
- Então adicionamos um sachê de extrato de tomate.
Na sequência, temperamos com:
- Sal a gosto;
- Manjericão a gosto;
- 1 pitada de bicarbonato de sódio.
Se você não sabe, o bicarbonato de sódio neutraliza a acidez do molho de tomate; o açúcar apenas engana o paladar (não é recomendado por chefs).
Agora sim, 1 minuto! Com o fogo ainda ligado, adicionamos o espaguete que estava na água dentro do molho já pronto e deixamos ele cozinhar por exatos 1 minuto. Essa é a forma mais preguiçosa de preparar macarrão.
Caso queira evitar excesso de amido na massa (pois pode ficar pegajoso), cozinhe o macarrão por 1 minuto em água fervente com sal. Só então transfira para o molho.
Como é possível cozinhar o macarrão em apenas 1 minuto?
Independente da temperatura, a massa do macarrão absorve água de qualquer maneira, a diferença é que quando a água está quente esse processo de absorção acontece mais rápido.
Como nesse caso o macarrão foi exposto a água por pelo menos 2 horas, a massa acaba sendo hidratada. Porém, o amido presente nela não é ativado, isso só vai acontecer quando ela for devidamente aquecida.
Cozinhar a massa (no calor) é indispensável, pois, além de melhorar a consistência e fixação do molho no alimento, evita a intoxicação alimentar por meio de bactérias. Sem contar o corpo humano não irá digerir corretamente os carboidratos da massa, correndo risco de lesionar o apêndice e trazer graves prejuízos a sua saúde.
Por isso, é de suma importância que o espaguete vá para o fogo no final.
Como abrir o pacote de macarrão (espaguete) com facilidade
Nós já ensinamos esse truque aqui, mas vale a pena reforçar:
- Segure firme o pacote com as duas mãos;
- Bata com ele na vertical em uma superfície lisa e firme.
Esse processo é imediato e você ainda pode impressionar a visita com tamanha destreza.
O que a galera achou desta dica
Muitos seguidores do Almanaque SOS amaram a dica e compartilharam suas opiniões com a gente nas nossas redes sociais:
“Orraaaa, no valor que tá o gás, essa dica é sensaaaaa ❤️.”, diz Anne Aguilera em nosso Instagram.
“AMEI O “NÃO USEI AÇÚCAR” Time bicarbonato! .”, conta Elis Fortunato em nosso TikTok.
“Ainda que tenha que cozinhar um pouco é muito mais econômico e dá pra esquentar a água no micro-ondas para colocar de molho. Eu ameiiii, obrigadaaa!”, disse Leila Marques em nossa página no Facebook.
“Economizo gás de outro jeito. Panela tampada para a água ferver mais rápido. Coloco o macarrão e mexo. Quando volta a ferver apago o fogo e tampo a panela de novo. Deixo por uns 10 /15 minutos. Mexo de novo, tiro da água e coloco o molho. Fica cozido e gasto bem menos gás.”, explica Shirley Nascimento em nosso canal no Youtube.
The New York Times, serious eats, The kitchn, Exploratorium, Brainly