Macarrão da “Mamma” para Iniciantes #PraComer
Quando pensamos em fazer o Blog Cozinha para Solteiros, pensei em compartilhar receitas do tipo como essa que eu vou mostrar para você agora. É uma receita simples pra caralho, fácil demais de fazer e bem gostosa. Talvez ela não agrade a todos por ter carne de porco, alho e alecrim, mas você pode fazer suas próprias adaptações.
Essa receita me lembra meu amigo Renan Carvalho. Renan cursou gastronomia comigo e faz parte do grupo de amigos cozinheiros que ainda mantenho contato. Ele é um cozinheiro de mão cheia que sempre criou pratos mirabolantes na viagens que fizemos juntos. Inclusive, uma das receitas mais memoráveis que ele criou em uma dessas viagens levava a carne da linguiça fora dos gomos. Então, esse post fica de homenagem a ele
Para fazer esse Fusilli ao Ragù de linguiça,
você vai previsar de:
– 1/2 cebola,
– 1 dente de alho grande
– 4 linguiças
– 1 lata de tomate pelato
– 2 Colheres de sopa de vinagre balsâmico
– Alecrim, sal e azeite a gosto
Rende dois pratos e demora de 40min a 1h 10min para fazer. Coloque a água do macarrão para ferver antes e ganhe tempo
Comece pela cebola. Como todo bom preguiçoso, rale ela ao invés de cortar.
Cebola no ralador
Faça o mesmo com o alho, mas em um ralador mais fino. Mantenha-os separados.
Alho ralado
Coloque um fio de azeite na panela e refoque a cebola. Depois acrescente o alho, mais um fio de oleo em cima e refogue-o junto com a cebola. Aí mora uma discussão. O que colocar antes (alho ou cebola) é uma pergunta equivalente ao “O que veio primeiro: o ovo ou a galinha?” no mundo dos cozinheiros. Parece não haver uma resposta, mas uma coisa é certa, colocando a cebola primeiro, a chance de errar queimando diminui.
Refogando a cebola e o alho
Depois de refogar o alho, acrescente a carne da linguiça. Você vai ver uns tecos enormes de gordura. Não os tire ainda. Desgrude os grumos com bastante vigor, acrescente mais um fio de óleo e deixe a carne fritar, não mexendo por alguns minutos. Você precisa de uma cor na carne para dar sabor, então se você mexer o mínimo possível, um dos lados vai tostar mais. Isso é bom. Não se preocupe achando que a carne está crua do outro lado. Ela ainda vai cozinhar no molho.
Tirando a carne da linguiça
Depois de pegar uma corzinha, tire os tecos gordura indesejados e adicione o vinagre balsâmico. Deixe a acidez evaporar e veja a carne pegando uma cor e caramelizando… Hummmm….
Dando uma cor na linguiça
Deixe o vinagre secar bem. Senão a carne não carameliza e vai ficar ácido pra caralho… Mexa bem enquanto os gomos caramelizam.
Caramelizando os gomos de linguiça
Coloque o alecrim (fresco ou seco, tanto faz), jogue os tomates pelatos e amasse com um garfo. Cozinhe em fogo baixo por mais uns 10 minutinhos e pronto. Enquanto isso coloque a massa para cozinhar e acabou.
Temperando, salgando e finalizando o molho.
Experimente para ver se está bom de sal. Depois de cozinhar, parte da água evapora e ele fica mais salgado do que antes. Portanto, ele deve deve ficar com um pouco menos de sal do que você gostaria no começo do cozimento. É hora de montar o prato.
Montando o prato
Jogue uma salsinha picada por cima e uma folhinha por cima para decorar. Um fio de azeite…. Show de bola.
Essa é o resultado final que você já tinham visto lá em cima…
Ragù de linguiça fácil
Gostou do Prato, quer ver mais? Então acesse o Cozinha para Solteiros.