• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Macarrão da “Mamma” para Iniciantes #PraComer

Fusilli ao Ragu de Linguiça, é uma receita simples pra caralho, fácil demais de fazer e bem gostosa.

 

COZINHA PARA SOLTEIROS cópia

 

Quando pensamos em fazer o Blog Cozinha para Solteiros, pensei em compartilhar receitas do tipo como essa que eu vou mostrar para você agora. É uma receita simples pra caralho, fácil demais de fazer e bem gostosa. Talvez ela não agrade a todos por ter carne de porco, alho e alecrim, mas você pode fazer suas próprias adaptações.

 

finale

 

Essa receita me lembra meu amigo Renan Carvalho.  Renan cursou gastronomia comigo e faz parte do grupo de amigos cozinheiros que ainda mantenho contato. Ele é um cozinheiro de mão cheia que sempre criou pratos mirabolantes na viagens que fizemos juntos.  Inclusive, uma das receitas mais memoráveis que ele criou em uma dessas viagens levava a carne da linguiça fora dos gomos. Então, esse post fica de homenagem a ele

Para fazer esse Fusilli ao Ragù de linguiça,

você vai previsar de:

– 1/2 cebola,

–  1 dente de alho grande

–  4 linguiças

– 1 lata de tomate pelato

–  2 Colheres de sopa de vinagre balsâmico

– Alecrim, sal e azeite a gosto

 

Rende dois pratos e demora de 40min a 1h 10min para fazer. Coloque a água do macarrão para ferver antes e ganhe tempo

Comece pela cebola. Como todo bom preguiçoso, rale ela ao invés de cortar.

 

cebola

Cebola no ralador

 

Faça o mesmo com o alho, mas em um ralador mais fino.  Mantenha-os separados.

 

alho

Alho ralado

 

Coloque um fio de azeite na panela e refoque a cebola. Depois acrescente o alho, mais um fio de oleo em cima e refogue-o junto com a cebola. Aí mora uma discussão. O que colocar antes (alho ou cebola) é uma pergunta equivalente ao “O que veio primeiro: o ovo ou a galinha?” no mundo dos cozinheiros. Parece não haver uma resposta, mas uma coisa é certa, colocando a cebola primeiro, a chance de errar queimando diminui.

 

refogar

Refogando a cebola e o alho

 

Depois de refogar o alho, acrescente a carne da linguiça. Você vai ver uns tecos enormes de gordura. Não os tire ainda. Desgrude os grumos com bastante vigor, acrescente mais um fio de óleo e deixe a carne fritar, não mexendo por alguns minutos.  Você precisa de uma cor na carne para dar sabor, então se você mexer o mínimo possível, um dos lados vai tostar mais. Isso é bom. Não se preocupe achando que a carne está crua do outro lado. Ela ainda vai cozinhar no molho.

 

linguica

Tirando a carne da linguiça

 

Depois de pegar uma corzinha, tire os tecos gordura indesejados e adicione o vinagre balsâmico. Deixe a acidez evaporar e veja a carne pegando uma cor e caramelizando… Hummmm….

 

refogar_ling

Dando uma cor na linguiça

 

Deixe o vinagre secar bem. Senão a carne não carameliza e vai ficar ácido pra caralho… Mexa bem enquanto os gomos caramelizam.

 

caramelizado

Caramelizando os gomos de linguiça

 

Coloque o alecrim (fresco ou seco, tanto faz),  jogue os tomates pelatos e amasse com um garfo. Cozinhe em fogo baixo por mais uns 10 minutinhos e pronto. Enquanto isso coloque a massa para cozinhar e acabou.

 

molho

Temperando, salgando e finalizando o molho.

 

Experimente para ver se está bom de sal. Depois de cozinhar, parte da água evapora e ele fica mais salgado do que antes. Portanto, ele deve deve ficar com um pouco menos de sal do que você gostaria no começo do cozimento. É hora de montar o prato.

 

montagem

Montando o prato

 

Jogue uma salsinha picada por cima e uma folhinha por cima para decorar. Um fio de azeite…. Show de bola.

Essa é o resultado final que você já tinham visto lá em cima…

 

finale

Ragù de linguiça fácil

 

Gostou do Prato, quer ver mais? Então acesse o Cozinha para Solteiros.

 

 




Redação - Almanaque SOS
Sempre tem jeito. Acompanhe o SOS também pelo Facebook, Instagram e Twitter

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui