Comes e Bebes

Macarrão à Carbonara da Dilma: testamos a receita!

25 de agosto de 2023
Postado por Bruno Oliveira

Em  2014, a então presidente Dilma Rousseff deu uma entrevista para jornalistas do Grupo Estado, ela apresentou parte da casa presidencial e ainda ensinou a fazer um delicioso carbonara vegetariano.

Mas foi apenas oito anos depois que essa receita viralizou, quando a produtora de conteúdo Amélia do Carmo publicou um vídeo reproduzindo o passo a passo do macarrão da Dilma.

Como nós aqui do Almanaque SOS não somos bobos nem nada, também decidimos testar esse macarrão à carbonara tão apetitoso: Será Que Funciona?

 

Teste: Como Fazer o Carbonara Vegetariano da Dilma

Ingredientes:

  • 1 Litro de Água
  • 100g de Macarrão Espaguete
  • 1 Ovo
  • 1 Gema
  • 150g de Queijo Grana Padano Ralado*
  • 1 Colher (sopa) de Manteiga
  • Alho e Pimenta do Reino a Gosto

*Pode ser substituído por parmesão ralado.

 

Passo a Passo

Primeiro colocamos a água do macarrão para ferver. Em uma tigela misturamos o ovo e a gema extra com o queijo ralado.

 

Quando a água começou a ferver, salgamos e colocamos a massa para cozinhar. Enquanto isso, colocamos o óleo e a manteiga para derreter na frigideira em fogo médio.

 

Refogamos o alho e desligamos o fogo. Transferimos o macarrão para a frigideira ainda molhado para manter um pouco da água de seu cozimento na panela.

Ligamos o fogo novamente e esperamos a massa atingir a temperatura entre 60 a 70º C, considerada segura para cozinhar a gema do ovo que vem em seguida.

Falaremos mais sobre isso em breve, fica de olho!

 

Adicionamos a mistura de gemas, clara e queijo na massa, finalizamos com pimenta do reino e misturamos até ficar bem cremoso e encorpado.

Colocamos a massa em um prato, jogamos mais queijo ralado por cima e estava pronto o carbonara vegetariano da Dilma!

 

Resultado: O Carbonara Vegetariano da Dilma Funciona?

Resposta rápida: sim, é tão gostoso que dá até vontade de comer mais!

Consigo ouvir daqui você perguntando: “E aí, ficou bom?” A resposta é um sonoro “sim”!

A receita ficou mega saborosa, cremosa e de lamber os beiços. Um detalhe legal é que não ficou com aquele gostinho de ovo que muita gente acha que pode rolar. Isso porque o ovo cozinha com o calor da massa e da panela, galera!

 

E um outro detalhe importante: a receita mais popular normalmente traz um toque de bacon torrado, mas deixamos essa parte de fora pra respeitar a opção vegetariana do Dario.

Então é isso, camaradas, testado e aprovado! Se você não saudou a mandioca, ainda dá tempo de saudar o carbonara cremoso e perfeito da ex-presidenta Dilma!

 

A Gema do Carbonara é Perigosa?

A resposta rápida é… depende, principalmente, de onde veio o ovo. Mas calma, a gente não vai entrar na discussão filosófica sobre o ovo e a galinha neste artigo.

É que a especialista Stefani Machado Lopes, Engenheira de Alimentos e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRGS fez uma série de testes em laboratório para saber se tem perigo mesmo essa coisa da gema crua no macarrão.

Se liga que vem ciência da braba por aí!

Os resultados do teste que a Stefani fez comprovaram que o calor do preparo realmente elimina a maior parte dos germes mais perigosos que podem morar dentro do ovo, mas se ele estiver muito cheio de bichinhos, aí ferrou, viu? Ela disse:

“Se a tua carbonara for preparada com gemas de ovos altamente contaminadas, pode não ser seguro e acabar ocasionando uma infecção alimentar conhecida como salmonelose.”

Mas ela também ensinou um truque para aproveitar o carbonara de boa: se quiser mandar ver nas gemas cruas sem estresse, a jogada é usar gemas pasteurizadas:

“Como não temos como saber se o ovo tem Salmonella ou não só olhando, o meu conselho para uma massa carbonara deliciosa com um molho cremoso, sedoso e brilhante, e mais importante ainda: seguro, é a utilização de gemas pasteurizadas , aquelas de caixinha que encontramos no mercado. Não vai alterar em nada o sabor nem a textura da receita.”

Ou seja, na missão de saber se a gema do carbonara é arriscada, a resposta não é filosófica, mas científica. Mas se o ovo tiver mais bicho que o zoológico, perigo! O ideal é usar gemas pasteurizadas.

 

Vegetarianos Podem Comer Ovos e Queijo?

Se a gente explorar o vegetarianismo mais a fundo, percebemos que tem vários tipos diferentes de vegetarianos.

O Dario, por exemplo, optou pelo “ovolactovegetarianismo” que basicamente é a galera que tá de boa em comer ovos e queijo, mas passa longe da carne.

Já a turma “plant-based” só faz a linha das plantas mesmo.

Mas a lista não para por aí, e se você quiser se aprofundar nesse tema, dá um pulo no nosso texto ensinando a fazer sashimi de coco que a gente te conta mais detalhes por lá.

 

Explorando o Universo Vegetariano

E já que estamos na mesma sintonia vegetariana, que tal explorar outras dimensões da culinária sem carne?

Se liga, a gente tem outros textos espertos que podem turbinar sua experiência na cozinha:

A cozinha do Almanaque SOS tá sempre cheia de histórias, e cada prato é um convite para explorar essa jornada incrível junto com a gente. Vambora nessa aventura culinária?

 

O que a galera achou desse teste

“Minha mãe acrescenta a essa receita batata frita em cubos (sabe qdo fica crocante por fora e macia por dentro?)… Experimenta, fica surreal!”, sugere Daniele Reis em nosso Instagram.

“Pode ser uma carbonara veggie com tofu defumado pra substituir o bacon, mas daí é só no começo de mês mesmo.”, afirma Edu em nosso TikTok.

“Amo essa receita, fiz conforme Dilma falou e ficou uma delícia!”, comenta Carla Schneider em nossa página no Facebook.

“Sempre faço Carbonara aqui em casa, só que coloco bacon. O segredo do Carbonara é colocar um pouco da água do cozimento do mararrão pra “ajudar” a fazer o “creme” de queijo com gemas que é o molho de Carbonara.”, conta Lidia em nosso canal no Youtube.

 

O que aprendemos com essa receita

  • O carbonara vegetariano da Dilma é muito gostoso!
  • O jeito mais seguro de consumir a gema do carbonara é usando sua versão pasteurizada.
  • O vegetarianismo é amplo e algumas dietas incluem o consumo de ovos e queijo.

MATÉRIAS RELACIONADAS