• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Lustra-móveis caseiro: mistura simples deixa a madeira brilhando

Aprenda a fazer um produto mágico para madeira, com azeite e vinagre.

Bruno Oliveira Publicado: 08/11/2022 09:47 | Atualizado: 08/11/2022 10:00

O perfil do Instagram Dicas de Kaza, gerenciado pelo criador de conteúdo Melqui Azevedo, surpreendeu seus seguidores ao ensinar como deixar portas de madeira brilhando. A dica é uma espécie de “reparador” de madeira caseiro, usando apenas vinagre e azeite de oliva.

Decidimos testar e tentar descobrir se essa mistura resolve mesmo o problema : Será que funciona?

 

Teste: mistura caseira para hidratar a madeira

De acordo com o vídeo, é necessário fazer uma mistura de partes iguais de vinagre de álcool e azeite de oliva. Dessa maneira, com o auxílio de um funil, a primeira coisa que fizemos foi juntar os dois ingredientes em um borrifador.

Vale ressaltar que a receita original também indica que você coloque algumas gotas de essência de aromas de sua preferência, porém, como esse ingrediente é opcional, Dario optou por não usar.

 

Em seguida, foi só misturar bem os dois ingredientes e o nosso produtinho estaria pronto.

 

Com a nossa mistura pronta, logo fomos testar e o resultado foi surpreendente!

 

Resultado: O lustra-móveis caseiro funciona?

Resposta rápida: sim, contanto que a madeira não tenha sido envernizada.

Fizemos o teste em duas superfícies de madeira, sendo uma delas com marcas bem profundas, mas que havia sido envernizada, e a outra com marcas mais leves, porém que não havia sido envernizada.

O resultado que tivemos ao aplicar o produto na superfície com verniz foi praticamente imperceptível. Ele eliminou a sujeira mais superficial, entretanto as marcas se mantiveram. Sendo assim, não recomendamos o uso da mistura em superfícies envernizadas.

 

Contudo, o teste que fizemos na superfície de madeira pura, sem verniz, deu super certo e quase “eliminou” as marcas por completo, provando ser mais efetivo em superfícies de madeira que nunca foram seladas. E o efeito é bastante durável.

 

Por que a mistura não funciona em superfícies com verniz

O verniz tem como objetivo criar uma barreira protetora na madeira, formando uma capa fina, por vezes impermeável, que protege o material contra o desgaste do tempo, atrito, poeira e também de alguns insetos e microrganismos que venham a deteriorar o objeto.

Sendo assim, quando usamos o lustra-móveis caseiro em uma peça envernizada, o verniz impede que a mistura penetre completamente na madeira e desenvolva o resultado desejado.

 

Como o lustra-móveis caseiro funciona

Cada ingrediente usado na receita serve para um propósito específico, sendo eles:

1. Azeite

De acordo com o site iHerb, o azeite tem como função primária fazer o polimento do objeto, mas também serve para diminuir a protuberância das marcas na superfície:

“O azeite de oliva é um polidor excepcional para móveis. Não há resíduos pegajosos, funciona na madeira tratada ou não-tratada e ainda suaviza arranhões.”

2. Vinagre

Segundo o site Decor Tips, o vinagre também serve para polir, mas o diferencial desse ingrediente está nas suas propriedades desinfetantes:

“Não podemos esquecer que este produto tem sido utilizado pelos nossos antepassados, pois tem propriedades desinfetantes e ajuda no cuidado da madeira. Não apenas remove a sujeira e a poeira, como também ajuda a polir.”

3. Essências aromáticas

Apesar de ser bem óbvio, os aromas essenciais tem como objetivo tanto trazer um aroma mais agradável para a mistura, quanto suavizar o cheiro dos demais ingredientes e evitar que sua casa fique com exalando vinagre e azeite.

 

Pode substituir o azeite por óleo de cozinha?

Sim. O óleo tem o mesmo efeito do azeite, pois também não se mistura com água e é igualmente viscoso. Como dito no site especializado Casa Prática Qualitá:

“Já viu óleo em contato com a água? Pois é, se formam várias bolinhas amarelas porque esses dois líquidos não se misturam por nada, já que possuem densidade, polaridade e até estruturas diferentes. Por isso, ao colocar o óleo na madeira ele entra nas frestas e repele a água que em teoria iria pra lá caso você não tivesse selado nada.”

Além disso, assim como com o azeite, a madeira absorve esse ingrediente e cria uma espécie de camada protetora, ajudando a polir e suavizar as marcas, conforme explicado anteriormente.

Todavia, pelo cheiro do óleo ser muito mais evidente, recomendamos que use a essência aromática nesse caso, isso se você for fazer a aplicação em áreas grandes como em um móvel ou uma porta inteira.

 

O que a galera achou desta dica

Se liga no que os seguidores do Almanaque SOS compartilharam com a gente nas nossas redes sociais:

“Vou testar na porta do meu quarto! 😍😂”, conta Ana Beatriz em nosso Instagram.

“Eu tenho uma cristaleira, de madeira e eu faço isso há muito tempo e fica ótimo.”, disse Drago em nosso TikTok.

“Eu já fiz com amaciante, óleo mineral e óleos essenciais. Deu muito certo, fica um perfume!”, ressalta Ângela Flor em nossa página no Facebook.

“É suposto utilizar óleo vegetal em tábuas de cortar de madeira, dá brilho mas desaparece em cerca de uma ou duas semanas.” explica Keroro em nosso canal no Youtube.

 

O que aprendemos com esta dica

  • É possível fazer um lustra-móveis com azeite e vinagre;
  • Pode-se substituir o azeite por óleo vegetal;
  • A mistura serve não apenas para polir, mas também para limpar a sujeira.

Fonte(s): FISPQ Óleo para móveis Worker, FISPQ Óleo de Peroba, Tudo Por Email
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui