• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Sem Crise!

Truques do Linkedin: vagas de emprego (ou o melhor candidato)

Conheça as melhores dicas para conseguir seu emprego dos sonhos, com esta rede social.

Melissa Reis Publicado: 21/09/2020 11:39 | Atualizado: 21/09/2020 12:01

Como usar o Linkedin para conseguir as melhores vagas de emprego ou os melhores candidatos e profissionais? Nesse artigo, selecionamos as dicas mais importantes para potencializar a maneira como você utiliza a plataforma.

 

Está a procura da vaga perfeita, mas não tem um bom perfil no Linkedin? Então, você está deixando muitas oportunidades passarem!

Assim como as outras redes sociais, o Linkedin foi criado para facilitar a conexão entre pessoas e, neste caso, a ligação entre profissionais e empresas interessadas em contratar seus serviços.

Dessa maneira, para quem está curioso em descobrir como usar essa rede para conseguir as melhores vagas de emprego ou os melhores profissionais, trouxemos algumas dicas que mudarão para melhor a maneira como você utiliza a plataforma!

 

Como conseguir um emprego no Linkedin

1. Dobre as chances: demonstre que você está disponível para novas oportunidades da maneira correta

Ao contrário do que muitos acreditam, escrever “aberto a novas oportunidades” no perfil do Linkedin não é o bastante para que empresas buscando candidatos entrem em contato. Além de pegar mal caso o seu chefe atual veja o seu perfil.

Por isso, Brian Xu, cientista de dados do Linkedin, deu esta dica que ele considera a número #1 para todos que estão procurando por vagas na plataforma. No seu perfil, adicione a seção “procurando emprego” desta maneira:

  1. Na sua página de perfil do Linkedin, clique em “Adicionar seção do perfil”, do lado direito da sua foto.
  2. Abra o item “introdução” e clique em “Procurando emprego”.
  3. Agora, edite todas as suas preferências de vaga e clique no botão adicionar ao perfil.

Isso irá adicionar o selo #OpenToWork ao seu perfil que, de acordo com Brian, dobra as suas chances de ser descoberto por recrutadores!

 

2. Use palavras-chave no seu título + algo interessante sobre você

O Linkedin, assim como todas as redes sociais, trabalha com palavras-chave no seu mecanismo de busca. Ou seja, quando um recrutador procura por, por exemplo, um “designer gráfico”, os primeiros resultados de busca serão perfis onde essa palavra-chave é melhor utilizada.

Então, se você quer que seu perfil se destaque, adicione até 6 palavras-chave, separadas por barras, no campo “título” do seu perfil. Elas devem ser sobre a sua profissão ou área de atuação.

Além disso, você também pode adicionar, em poucas palavras, alguma conquista ou fato interessante que chame a atenção de recrutadores. Esta dica veio da profissional de RH Madeline Mann no TikTok.

 

3. Faça uma foto de perfil profissional

A sua foto de perfil no Linkedin é uma das primeiras coisas que será notada por recrutadores e, se ela não demonstrar profissionalismo, suas chances de ser chamado para uma entrevista caem bastante.

Por isso, utilize este passo a passo prático da especialista em carreira, Jenny Logullo, para criar uma foto de perfil ideal para o Linkedin com ajuda de ferramentas online gratuitas.

1. Escolha ou tire uma foto em um fundo neutro. Depois, entre no site remove.bg e faça upload da imagem. Ele irá remover o fundo da foto e, em seguida, você poderá baixar a imagem em alta resolução.

2. Agora, entre no site Canva. Clique em “Criar um design” na parte direita da tela e depois em “Post para Instagram”.

3. Escolha uma cor neutra para utilizar no fundo da imagem.

4. Faça upload da sua foto no ícone “Uploads”. Por fim, a centralize e baixe como PNG.

Pronto, agora você tem uma foto profissional e personalizada para o seu perfil.

 

4. Desligue a opção de mostrar perfis parecidos na sua página

Se entrar no seu perfil do Linkedin, vai notar que existe uma lista ao lado direito da sua página com perfis similares ao seu. Isso pode ser bom para dar uma olhada na concorrência, mas péssimo quando você se candidata a um emprego.

Afinal, por meio dessa aba, o recrutador pode encontrar perfis muito parecidos com o seu e você ganhará ainda mais concorrência para futuras vagas. Por esse motivo, de acordo com o site Social Media Today, é recomendado desativar esse recurso.

Para desativá-lo é muito simples:

  1. Entre na sua página de “Configurações e privacidade”, neste link.
  2. No lado esquerdo da tela, clique em “Preferências do site”.
  3. Em seguida, role um pouco para baixo até encontrar a opção “Visitantes deste perfil também viram”.
  4. Clique em alterar e mude a resposta para “não”.

 

5. Faça networking com pessoas da sua empresa dos sonhos

Candidatos indicados para uma vaga por pessoas que já fazem parte da empresa certamente ganham preferência na hora de serem chamados para uma entrevista.

Agora, o que fazer quando você não conhece ninguém da empresa que deseja trabalhar? Faça networking através do Linkedin! Para fazer isso, siga esta dica da especialista em desenvolvimento de carreiras JT O’Donnell:

  1. Entre na página da empresa e clique em uma das opções para visualizar funcionários.
  2. Escolha até 6 perfis que tenham algo em comum com você, que tenham frequentado a mesma faculdade, cursos ou até mesmo outras empresas.
  3. Mande uma mensagem se apresentando, comentando esses pontos em comum e perguntando se a pessoa teria algum conselho ou dica para te passar sobre o processo de seleção da empresa.
  4. Se a pessoa responder a mensagem, você pode continuar a conversa.

Com isso, você terá um conhecido dentro da empresa que pode passar ótimas dicas, além da possibilidade de comentar com outros funcionários sobre a sua iniciativa e interesse em trabalhar na companhia.

 

6. Se inspire no perfil das pessoas que você admira

Se você está pensando em como melhorar seu perfil ou como deixá-lo mais atrativo para recrutadores, siga este conselho do cientista de dados do próprio Linkedin, Brian Xu.

Pesquise pessoas que sejam bem sucedidas na sua área, reconhecidas pelo trabalho ou que simplesmente têm a vaga que você sempre sonhou em conseguir. Então, dê uma boa olhada no perfil delas, veja que palavras-chave elas mais utilizam e quais habilidades elas dão destaque.

Em seguida, faça o mesmo no seu perfil, valorizando pontos e habilidades parecidas com as delas. Assim, você estará no caminho certo para ser notado por recrutadores.

 

7. Encontre possíveis contratantes em “quem viu seu perfil”

Ao contrário das outras redes sociais onde quem visualiza seu perfil fica em segredo, no Linkedin é possível ter essa informação e você deve utilizá-la a seu favor.

Se a tua conta é gratuita, você pode ver as últimas 5 pessoas que visualizaram o seu perfil desta maneira:

  1. No seu perfil, role a tela para baixo até chegar ao tópico “Seu painel”.
  2. Clique em “Quem viu seu perfil” e você será redirecionado para outra página com essas informações.

Além disso, você também pode descobrir empresas que estão interessadas no seu trabalho e utilizar essa informação para melhorar o seu perfil, dando destaque para habilidades que chamariam atenção de seus recrutadores. Essa dica vem do site Social Media Today.

Porém, tome cuidado, ao mesmo tempo que você pode ver o perfil de quem acessa sua página, eles também podem ver o seu. Ou seja, nada de stalkear o seu ex no Linkedin, ok?

 

8. 20% mais chances: faça testes de competência

Para finalizar as dicas para quem procura um emprego, anote outro conselho importante de Brian Xu: faça suas habilidade se destacarem completando testes do Linkedin. Para encontrá-los é muito simples:

  1. No seu perfil, role a tela para baixo até chegar ao tópico “Competências e recomendações”.
  2. Clique em “Fazer teste de competência”. Isso abrirá uma tela onde você pode encontrar diversos testes em todas as áreas de trabalho.

Os testes não são simples e alguns são até mesmo bem complicados, afinal, são feitos para provar suas habilidades. Porém, eles aumentam em 20% a chance de você ser contratado por uma empresa.

 

Se você está na procura por profissionais, veja a seguir as melhores dicas!

Vale dizer que os próximos tópicos também valem para os candidatos – afinal, é importante saber se aquela empresa do seu interesse está fazendo uma boa gestão na plataforma.

Como encontrar o profissional perfeito no Linkedin

1. Crie uma página da empresa

Se você quer contratar profissionais através do Linkedin, então você precisa criar uma página para a sua empresa. Essa página será o perfil do seu negócio, onde poderá compartilhar atualizações, notícias e entrar em contato com possíveis clientes.

É nela que você publicará vagas com ajuda do recurso oficial do Linkedin, que se encarrega de notificar perfis abertos a novas oportunidades por email. Em pouco tempo, receberá muitas respostas de profissionais qualificados para a vaga sem precisar realizar uma grande pesquisa em todos os lugares da internet.

Essa dica foi dada pelo blog oficial do Linkedin, e você pode ver passo a passo de como criar uma página de negócios neste link.

 

2. Seja específico ao escrever uma proposta de emprego

Ao escrever uma proposta de emprego no Linkedin, não desperdice o limite de caracteres escrevendo informações que não são essenciais para a vaga. De acordo com um estudo feito pela plataforma em 2018, pessoas a procura de um emprego querem saber 3 coisas:

  • O que vão fazer;
  • Quanto vão ganhar;
  • Quais são as qualificações para o trabalho;

Outras informações, como a missão e valores da empresa, podem ser encontradas na própria página do Linkedin, que deve estar atualizada para facilitar o acesso à informação dos candidatos.

 

3. Não se contente com uma busca sem profundidade

A vantagem de recrutar candidatos pelo Linkedin é ter acesso à informações muito mais completas do que um currículo comum pode oferecer. Por isso, como diz este artigo da ERC, consultoria especializada em carreira, não se contente em procurar candidatos com base apenas no seu histórico de trabalho e formação.

Vá até o perfil do profissional e verifique se ele tem recomendações de antigos empregadores, trabalhos à mostra como portfólio, cursos relacionados a área, quais são seus interesses, grupos, etc. Assim você poderá escolher pessoas que, com certeza, acrescentarão algo a mais a sua empresa.

 

4. Escreva mensagens personalizadas para cada candidato

Se você quer contratar um bom candidato para uma vaga, dispense as mensagens prontas e demonstre o porquê dessa pessoa ser ideal para o seu time.

Qualquer candidato pode perceber se você analisou bem seu perfil ou está apenas mandando uma mensagem copiada para todos. Então, não seja genérico, diga na sua mensagem quais pontos fortes você encontrou na página do candidato e por que ele seria uma boa adição a empresa.

De acordo com o site especializado em carreira, Zippia, você receberá muito mais respostas e engajamento dos usuários da plataforma se seguir esse método.

 

5. Participe de grupos no Linkedin

Pode ser que o seu candidato ideal não esteja ativamente procurando novas oportunidades, mas, após uma boa proposta, considere entrar para a sua empresa.

Segundo consultores de carreira, da Intelligenza, para encontrar esses candidatos é preciso participar de grupos e ficar sempre de olho em publicações e comentários, onde muitas pessoas e companhias fazem networking.

Interaja com as pessoas através da página da sua empresa e, logo, você terá seguidores engajados que podem se mostrar ótimos candidatos no futuro.

 

Melissa Reis
Jornalista e estudante de tradução. Está sempre escrevendo ou pensando no que escrever. No tempo livre assiste filmes, séries e escuta músicas que ninguém mais conhece.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui