• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Vinagre e água quente: dupla imbatível na limpeza de vidros e do box

Ao invés de gastar com produtos caros, experimente essa solução caseira.

Bruno Oliveira Publicado: 28/11/2022 09:46 | Atualizado: 28/11/2022 09:46

Se você sempre quis conhecer uma receita caseira para limpar vidros e espelhos, saiba que veio ao lugar certo, pois, neste artigo vamos te ensinar como usar a duplinha água e vinagre de álcool como um excelente limpador de vidros caseiro. Tome nota!

 

Como fazer um limpador de vidros poderoso

A princípio precisamos entender que essa solução caseira para limpeza de vidros funciona muito bem na remoção diária de manchas (gordura e/ou calcário), porém, se a superfície estiver com uma mancha incrustada a muito tempo, a técnica não será suficiente e você precisará utilizar polidores mais potentes ou até ácido para eliminar tudo.

Passo a Passo

Em um borrifador, basta adicionar 30% de água e 70% de vinagre de álcool, misturar bem e tá pronto! Se a sujeira estiver um pouco mais gordurosa, utilize água quente.

 

Feito isso, borrife uma quantidade generosa da mistura no vidro do box do banheiro e, com o auxílio de um paninho seco, remova o excesso e veja a mágica acontecer. O vidro fica limpinho na hora!

 

A solução também funciona com vidros de janela e espelhos; o processo é o mesmo. Caso sobre fiapos do paninho na superfície, papel higiênico ou papel toalha vão eliminar esses resíduos facilmente em questão de segundos.

 

Como essa dica funciona

Como é de se esperar, a água ajuda a diluir o vinagre e deixar a mistura menos agressiva para o vidro. Já o vinagre, por conta de suas enzimas e a condição ácida, quebra as moléculas de gordura, de compostos minerais e de sujeira. De quebra, ainda atua de maneira antibacteriana.

E quando a água esquenta, suas moléculas se movem mais rapidamente e se chocam mais umas com as outras. Isso cria mais espaço entre as partículas, que podem ser preenchidas com solventes dissolvidos (no caso, vinagre). Como resultado, a água quente pode dissolver muito mais material do que a água fria.

Na dúvida, consulte também o nosso artigo te ensinando 9 técnicas testadas e aprovadas para limpar o box do banheiro, e que também funcionam para outras superfícies similares.

 

O que a galera achou desta dica

Alguns de nossos seguidores compartilharam com a gente como eles lidam com a limpeza das superfícies de vidro:

“Espelho fica limpíssimo com Bombril seco, testa aí, é a melhor limpeza que existe. Depois é só passar papel higiênico pra limpar os fiapinhos q o Bombril solta.❤️”, conta Jennyfer Carvalho em nosso Instagram.

“Eu passo só o vinagre de álcool e limpo todas as portas e janelas de vidro aqui em casa.”, explica Janadacia Passarelli em nossa página no Facebook.

Fonte(s): the spruce, kitchn, SYDNEY SOLVENTS, Chemistry Cachet, Sunrise Cleaning
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui