• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Limpeza de rejunte fácil com água oxigenada

Uma misturinha simples com bicarbonato de sódio pode ser a solução que buscava.

Bruno Oliveira Publicado: 05/12/2022 08:55 | Atualizado: 06/12/2022 09:49

O canal da empresa de serviços de limpeza Dr. Lava Tudo ensinou um truque em seu Instagram que deixou quem gosta de ver a casa limpinha doido pra testar. O truque ensina como limpar o rejunte de cerâmica com uma misturinha simples de bicarbonato de sódio com água oxigenada.

Como também amamos ver a casa limpinha, decidimos testar: Será Que Funciona?

 

Teste: como fazer um clareador de rejunte caseiro

A princípio você precisa saber que essa mistura é recomendada para limpeza do rejunte e de pisos de cerâmica. Ou seja, se o piso da sua casa for de porcelanato, sobretudo daqueles escuros, a abrasividade da água oxigenada pode deixar o seu piso manchado.

Se esse for o seu caso, sugerimos que teste o produto previamente em uma área menor e de pouca exposição e observe o resultado. Dessa maneira você poderá conferir se o efeito é o que você espera sem correr o risco de estragar todo o piso.

Passo a Passo

O primeiro passo que fizemos foi misturar duas partes de água oxigenada 40 volumes com uma parte de bicarbonato de sódio em um recipiente de vidro com a boca larga.

 

Se liga que tem outra recomendação. De acordo com especialista em química, Lila Tarnowski, a única recomendação que precisamos nos atentar é usar um recipiente aberto e fazer a mistura em um local bem ventilado.

Ainda segundo Lila, essa mistura libera gás carbônico que pode ser tóxico se inalado pelo ser humano, portanto tenha muita atenção a esses pontos quando for fazer a mistura aí na sua casa.

Tendo isso em mente, levamos a mistura para fazer a aplicação. Depositamos uma quantidade da mistura diretamente no rejunte e com o auxílio de uma escovinha, esfregamos um pouco, mas sem fazer força.

 

Em poucos segundos pudemos conferir o resultado que foi surpreendente!

 

Resultado: o clareador de rejunte caseiro funciona?

Resposta rápida: sim, funciona super bem!

Embora a iluminação do primeiro local que aplicamos não tenha sido muito boa para mostrar o resultado em vídeo, podemos garantir que o sucesso do efeito da mistura foi imediato.

 

Pois, quando testamos o produto em outra área mais iluminada o resultado ficou ainda mais evidente no vídeo, tanto que nosso editor vai levar a experiência com o produto para o resto da vida.

 

Como essa dica funciona

A mistura de bicarbonato de sódio com água oxigenada causa uma reação muito eficaz contra manchas de gordura, mofo e até sujeiras mais profundas.

O motivo disso é que esses ingredientes, quando misturados, transformam-se em hidrogenocarbonato, um ácido capaz de fazer uma limpeza profunda mesmo sem precisar aplicar muita força.

Se uma aplicação rápida como a que fizemos em nosso teste não trouxer o resultado esperado, recomendamos que lave a área da aplicação, coloque mais produto no local e deixe de molho por até 10 minutos. É de suma importância que você não deixe o produto secar ou ficar por muito tempo no local, visto que a exposição prolongada ao ácido pode manchar o piso.

Outra solução mais pesada contra manchas de mofo no rejunte é utilizar a boa e velha água sanitária em uma solução apenas com água; como indicado na embalagem!

 

O que a galera achou desta dica

Alguns seguidores do Almanaque SOS nos contaram suas experiências com a limpeza de piso, além de darem algumas dicas:

“A mesma dica serve para tirar o amarelado de tênis e sapatos.”, conta Wêdja Nascimento em nosso TikTok.

“Eu fiz e além de ter limpado meu rejunte também limpou meu porcelanato, que é poroso. Ficou clarinho!!! Amei a dica! Obrigada!”, disse Adriana Ferreira em nossa página no Facebook.

“Essa mistura na água mais sabão em pó e deixar a roupa branca de molho fica superbranco, como um vanish.”, explica Rose Cardoso em nosso canal no Youtube.

E se você estiver procurando uma alternativa para limpar o piso como um todo, confira nosso artigo te ensinando uma outra versão de limpador caseiro que é imbatível contra a sujeira.

 

O que aprendemos com esta dica

  • A solução de água oxigenada e bicarbonato funciona para limpar rejuntes e o resultado pode ser imediato;
  • É recomendado fazer a mistura em recipiente e ambiente aberto e ventilado;
  • Para um efeito mais profundo, é necessário deixar de molho por até 10 minutos.

Fonte(s): Tidy Life Happy Wife, CDC, ResearchGate
Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui