Limão usado? Não jogue fora, use para limpar panelas e a pia!
Apesar da preguiça, ninguém gosta de pia suja. Sabendo que a esponja de louça é a coisa mais suja da cozinha (e que precisa ser descartada toda semana!), trouxemos uma dica maravilhosa que vai te ajudar a se livrar da sujeira rapidinho, sem gastar suas economias e protegendo o meio ambiente. Tome nota!
Limão e sal: duplinha imbatível na limpeza
Para higienizar a sua pia, você precisa de uma banda de um limão usado (já espremido). Além do limão vamos precisar de uma colherzinha de chá de sal.
Despeje o sal por cima no limão e esfregue a fruta por todo o inox a ser limpo/higienizado, em seguida enxágue e é isso!
Se a sujeira estiver muito grossa, sugerimos que deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar. A mesma técnica pode ser utilizada no fogão e em todos os ítens de inox.
Caso tenha receio de riscar o metal, você pode simplesmente utilizar apenas o limão, que é bastante efetivo também.
Por que limão e sal funcionam na limpeza de metais?
O suco do limão pode ser usado para limpar inox (e outros metais), pois é naturalmente ácido, o que o torna eficaz para limpeza e trazer brilho ao metal. E não se preocupe com ferrugem, por conta do ácido ascórbico, o fruto age de forma antioxidante. Além de tudo, ele atua como desengordurante e é um agente antimicrobiano natural.
O sal atua como um esfoliante, limpando de maneira sutil sujeiras que estejam impregnadas (isso quando comparado a lã de aço ou lado verde da esponja). Segundo a química Lila Tarnowski, ele também funciona como um absorvente para certas manchas. A característica iônica do sal ajuda a fazer a interação de certos compostos com a água, facilitando a remoção da sujeira.
Funciona com qualquer metal
Além do inox, essa dupla é ótima para limpeza de alumínio e outros metais, como o cobre. Foi o que nos contou o Sérgio Tassi, em nossa publicação no Instagram:
“Uso essa receita para limpar o tacho de cobre antes de fazer doces ou frituras”
A Giovana Franco também complementou a dica em nosso Facebook:
“Também serve para limpar panelas, só colocar as metades [dos limões] com água e levar pra ferver. Eu também faço uma barrinha a base de sabão e suco de limão que fica ótimo. Brilha alumínio!”
Vale dizer que alguns especialistas não recomendam uso do limão em ouro e prata, por ser potencialmente abrasivo. Dito isso, é importante citar que não encontramos respaldo científico para essa orientação.
Não usar em superfícies feitas de mármore ou granito
Como bem explicou o Prof. Guilherme Arena em nosso TikTok, nesses materiais o limão funciona assim:
“O ácido do limão ajuda a desgastar pias de mármore ou granito, o ácido quebra os carbonatos de cálcio/calcário, etc.”
Além disso, um estudo publicado pelo portal Brasil Escola explica que os carbonatos de cálcio quando são ‘atacados’ por ácidos (como o do limão), também liberam gás carbônico, responsável pelo processo de desgaste.
Em outras palavras, aplicar essa dica com limão em objetos de inox, alumínio e cobre, pode, porém aplicar em peças de mármore ou granito, nunca!
A solução não substitui o desinfetante!
A explicação é muito simples, a solução que ensinamos é antimicrobiana, porém não desinfetante, vamos entender a diferença segundo os portais eCycle e BioCote:
- Composto Antimicrobiano: é capaz de REDUZIR a presença de micróbios como fungos e bactérias.
- Composto Desinfetante: desenvolvido para causar uma reação química, térmica ou até radioativa, com o objetivo de ELIMINAR ou INATIVAR irreversivelmente fungos e bactérias.
Ou seja, a solução de limão e sal serve para limpar a sujeira mais grossa da sua pia e deixá-la brilhando, bem como reduz a presença de microorganismos, porém caso precise fazer uma limpeza mais profunda, usar um desinfetante é o mais recomendado.
O limão é um ingrediente tão versátil que já publicamos um artigo com 50 dicas motivos para amar o limão ainda mais. Confira na íntegra!