• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Atitude Coletiva

chevron_left
chevron_right

Leite de Magnésia: 5 formas de uso realmente úteis

Atende todo mundo, do ‘kit manifestação’ até a sua saúde.

Junio Silva Publicado: 12/06/2020 12:02 | Atualizado: 30/06/2020 15:57

Do mesmo time do Leite de Rosas e Hipoglós, o Leite de Magnésia é um produto com diversas utilidades. Atende todo mundo, seja na hora de se manifestar, usar uma maquiagem, ou mesmo para sua higiene e saúde. Veja a seguir!

 

Leite de Magnésia e o “kit manifestante”

Em 2020, apesar da pandemia pelo novo coronavírus, as ruas do Brasil voltaram a ganhar manifestantes. Para se opor aos grupos que pedem intervenção militar ou a volta do AI-5, bem como se posicionar contra o racismo estrutural, manifestantes antifascistas e anti-racistas se uniram e tomaram as avenidas.

No primeiro embate entre os grupos, a polícia militar prontamente usou seu arsenal de bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta; curiosamente, mirando os manifestantes pró-democracia. Nesse momento, o remédio facilmente encontrado em farmácias e utilizado desde avós até blogueiras, pode ser um grande aliado.

Era 2016 quando a PEC 55, que estabelecia limites para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, estava na pauta central do poder legislativo. Enquanto deputados e senadores discutiam sua aprovação, as ruas foram tomadas por manifestantes contrários a proposta.

Entre eles, muitos estudantes, que viam na PEC  uma ameaça para o futuro da educação no país. Foi em uma dessas manifestações que a estudante Agatha Santos foi “salva” pelo leite de magnésia.

“Antes de tudo, eu sou muito alérgica. Em um momento, estava perto de um policial quando ele jogou spray de pimenta na nossa direção e acabou caindo no meu rosto. Na hora, me puxaram de lá e pediram para ficar com os olhos fechados, então, jogaram um pouco de leite de magnésia no meu rosto. Foi aliviando aos poucos o que estava ardendo. Depois lavei com água e pronto”, conta a estudante.

Tanto o spray de pimenta quanto o gás lacrimogêneo causam irritação na pele, olhos, nariz, boca e vias respiratórias. E ao ser exposto à algum desses agentes, a sensação pode ser extremamente incomoda.

Quanto mais sua pele estiver oleosa, maior a chance dessas substâncias fixarem em seu corpo, prolongando seus efeitos. Aí, o leite de magnésia entra em ação. Erasmo Tokarski, dermatologista, explica que o leite de magnésia pode aliviar os efeitos dessas substâncias:

“É um agente alcalino, que ajuda a melhorar o pH da pele, além de combater infecções e bactérias, diminuindo assim a oleosidade da pele”, explica o especialista.

Diluir uma medida do composto de magnésio em meia de água para a aplicação na pele em casos de exposição à gás lacrimogêneo e spray de pimenta, e em seguida lavar com água, pode ajudar.

Porém, mesmo com diversos relatos de pessoas que já utilizaram esse truque, o químico Matheus Braga nos explica que ainda não existem estudos que comprovem a eficácia do leite de magnésia como agente de combate contra as substâncias encontradas em gases lacrimogêneos e sprays de pimenta. E alerta:

“Se você for atingido, o ideal é manter a calma, sair do local sempre contra o vento e esperar o efeito passar. O leite de magnésia pode até amenizar os efeitos, mas se você for atingido você vai sentir de qualquer forma.

Também é importante evitar tocar ou esfregar os olhos ou regiões que possam estar mais afetadas, e depois lavar com água potável ou soro fisiológico”.

O SOS indicou algumas outras dicas para o seu “kit manifestação”, veja aqui.

 

Outros usos incríveis do leite de magnésia

Além do ‘kit manifestante’, o leite de magnésia também tem outros usos interessantes – e comprovados. Veja a seguir:

1. Fixador de Maquiagem

Anos atrás, Hrush Achemyan, maquiadora das irmãs Kardashians, em entrevista a revista ELLE, revelou um de seus truques de maquiagem.

Tratava-se do famoso leite de magnésia, que aqui funciona como um primer. Depois de limpar a pele, antes de começar o processo de aplicação da maquiagem, passar uma pequena quantia do composto e espalhar ajuda a diminuir a oleosidade da pele e reduz os poros, facilitando a fixação da maquiagem.

2. Laxante

Um dos usos mais clássicos do leite de magnésia é como laxante. Sua composição, que na maior parte leva hidróxido de magnésia, ajuda na retenção de água no intestino. Isso faz com que as fezes amoleçam, agindo como um poderoso laxante.

Seu uso vária de acordo com a idade. Para adultos, o ideal é entre 30 a 60 ml por dia. Crianças de 6 a 11 anos devem ingerir de 15 a 30 ml. Já as entre 2 e 5 anos, o recomendado é uma dose de 5 ml, três vezes por dia.

3. Antiácido

Os componentes do leite de magnésia também são fortes neutralizadores da acidez estomacal, sendo bastante utilizado para diminuir a sensação de queimação, como antiácidos fazem.

Nesse uso, recomenda-se tomar entre 5 ml à 15 ml para adultos e crianças até 12 anos. Crianças de 2 a 11 anos devem tomar apenas 5 ml por vez. A dose diária máxima recomendada é de 45 ml. Utilizar mais que isso, pode acabar causando o efeito de laxante, e não de antiácido.

É importante lembrar que, o uso de medicamentos, deve sempre seguir uma prescrição e acompanhamento médico.

4. Desodorante

O leite de magnésia é um composto alcalino, ou seja, capaz de combater e diminuir bactérias. Por isso, uma outra utilidade para o composto é como desodorante para axilas e pés.

Ao contrário do que se imagina, o que faz o mal cheiro aparecer não é o suor em si, mas as bactérias presentes em nossa pele. Quando o leite de magnésia é utilizado como desodorante, essas bactérias são neutralizadas, fazendo com que, ao transpirar, o mal cheiro não apareça.

Sua aplicação pode ser simples, feita apenas com um algodão e o leite de magnésia diretamente nas axilas ou pés. Mas também existem receitas que transformam o composto em um desodorante com cheiro, inclusive, já ensinamos uma aqui!

Fonte(s): Andrey Donelli, A Revista da Mulher, Almanaque SOS, Ecycle, GreenMe, Melhor com Saúde, ELLE, Tua Saúde, Info Escola, CCM Saúde, Maquiadoro
Junio Silva
Jornalista, cronista, e ex-futura promessa do futebol.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui