• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Faz Tudo

chevron_left
chevron_right

Pode lavar a sanduicheira (ou grill) direto na água da pia?

Entenda porque esse hábito pode apresentar um risco à sua vida.

Bruno Oliveira Publicado: 01/11/2022 10:39 | Atualizado: 01/11/2022 11:08

Diversos vídeos mostrando pessoas lavando a sanduicheira elétrica debaixo da torneira chamaram nossa atenção, isso pelo fato de tanta gente afirmar que também lava o portátil com todos os seus componentes debaixo d’água corrente.

Consultamos os especialistas em engenharia elétrica e gestores do grupo UniEduK, Leandro Velozo e Fabio Aparecido Carvasan, para saber o que eles têm a dizer sobre o hábito.

 

Qual é a diferença entre elétrico e eletrônico?

Antes de mais nada precisamos entender essa diferença. Logo, de acordo com o portal especializado Eletrônico Reciclagem, todos os aparelho eletrônicos também são elétricos, porém, nem todo elétrico é eletrônico:

” Primeiro temos que saber que todo aparelho que usa eletricidade é elétrico, ou seja, todos equipamentos eletrônicos também são elétricos (por isso o termo eletroeletrônico) mas nem todos elétricos são eletrônicos.”

O portal também explica que a principal diferença entre os elétricos e eletrônicos se dá pela complexidade dos componentes:

“A grande diferença deles são os componentes internos; os eletrônicos possuem os transistores, diodos, retificadores, tiristores, etc que contém em sua maioria nos equipamentos de comunicação como televisores, computadores, telefones, relógios digitais, leitores de CD/DVD. Já o elétrico tem apenas componentes passivos tais com resistores, bobinas, transformadores ou apenas por desempenhar funções “simples”, como aquecer ferro de passar, chuveiro, torradeira; produzir movimentos (ventiladores, batedeiras, liquidificadores), iluminar lâmpadas, entre outros.”

Sendo assim, podemos concluir que pelos componentes internos das sanduicheira serem simples, muitas vezes resumindo-se apenas à resistência principal, responsável pelo calor gerado, o produto deve ser classificado como “elétrico”.

 

Qual é o risco de lavar a sanduicheira direto na água da pia?

Resposta rápida: há risco de danificar o aparelho, incêndio e de choque elétrico grave!

O maior alerta dos especialistas é poder desencadear um incêndio e o perigo na hora de ligar o aparelho, caso o mesmo não esteja completamente seco:

“Não se deve colocar nenhum eletrodoméstico na água, pois pode acontecer um curto-circuito, queimando o aparelho e principalmente correndo grande risco de descargas elétricas, caso o aparelho não esteja totalmente seco ao ligá-lo.”, explica Fabio Cavarsan.

“Em casos extremos, por exemplo, pode até iniciar um princípio de incêndio caso a proteção contra curto-circuito não esteja dimensionada corretamente (disjuntores ou fusíveis) na fonte de energia para esses eletrodomésticos.”, completa o especialista Leandro Velozo.

A água é um excelente condutor elétrico, logo não deve entrar em contato direto com os componentes elétricos dos eletrodomésticos. Mesmo no caso da lavagem com o aparelho desligado, o maior perigo deve se apresentar quando o equipamento for ligado novamente na tomada.

 

Quando o aparelho exige contato com líquidos?

Apesar de não ser o caso da sanduicheira, você pode estar se perguntando como essa dinâmica funciona no caso de eletrodomésticos que necessitam de contato com líquidos. Os engenheiros também nos falaram sobre isso:

“Os produtos eletroeletrônicos como os eletrodomésticos têm uma classificação quanto a proteção contra poeira e água.

No Brasil é chamado de grau de proteção, que é representado pela sigla IP, que do inglês é International Protection. O grau de proteção IP vai indicar o tipo de proteção que o equipamento tem para a intrusão de poeira e água. Quanto maior esse número, melhor a proteção.”, conta Leandro Velozo.

Caso você queira conferir o grau de proteção (IP) do seu aparelho, essa informação deve ser encontrada na ficha técnica do equipamento, normalmente fixada como um adesivo na área externa do eletrônico, junto às demais informações elétricas.

De acordo com especialistas, o grau de IP necessário para que um equipamento tenha “resistência” à água é 68:

“Os equipamentos que necessitam ter contato com líquidos requerem um grau de proteção maior, tipo IP68, muito comum hoje em alguns celulares. Para conseguir esse grau de proteção são usados conectores com isolamento à intrusão de água.”, explica o especialista Leandro Velozo.

“Somente equipamentos resistentes à água podem ter esse tipo de iteração. No geral, nenhum eletrodoméstico é a prova d’água.”, complemente o Engenheiro Lucas Aparecido Cavarsan.

Qual é o IP das grelhas/sanduicheiras elétricas?

A maioria das sanduicheiras não contém a informação da sua proteção IP, o que significa que o produto não possui resistência alguma desse tipo. Contudo, alguns modelos que já não são tão comuns para uso doméstico possuem o grau de proteção de IP 3, muito inferior ao recomendado pelos especialistas.

De acordo com o site especializado Lampamania, esse tipo de proteção é efetiva apenas contra jatos de água em 60º na vertical, ou seja, bem diferente de mergulhar o aparelho na pia.

Em suma, a grelha elétrica não é um aparelho resistente à água, portanto, caso queira lavá-la diretamente na água é necessário remover todos os seus componentes antes da lavagem e se certificar que as demais peças estejam completamente secas quando for remontar.

 

Conheça o método mais seguro para lavar a sua sanduicheira

Nós temos o nosso jeitinho de limpar a sanduicheira; a técnica consiste em deixar um paninho úmido (ou papel toalha molhado) no equipamento ainda quente (e fora da tomada) e depois limpar a sujeira como um todo.

Passo a Passo

Antes de mais nada o seu paninho (ou papel) precisa estar úmido, não encharcado. Vale dizer que você pode utilizar água ou vinagre, nesse segundo caso ainda auxilia na remoção de ferrugem.

 

Em seguida, com o aparelho ainda quente porém desligado da tomada, forre o seu interior com o paninho e feche-o. Mantenha dessa maneira durante 5 minutos.

 

Feito isso, tomando cuidado pois o pano estará quente, use o mesmo pano para remover toda a sujeira que estiver na superfície. Dessa maneira ela sai bem facinho.

 

O método é aprovado por especialistas

Confira a seguir o que eles disseram sobre a técnica:

“A técnica utilizada com o pano úmido funciona muito bem. Recomendo ainda utilizar papel toalha como alternativa.“, afirma o especialista Fabio Cavarsan.

“Eu concordo com a técnica principalmente por dois conceitos: primeiro por não fazer o uso de produtos químicos na limpeza, e segundo porque a temperatura derrete as moléculas de gordura, o que facilita na remoção.”, complementa Leandro Velozo.

Ou seja, além de proteger você, lavando dessa forma você também preserva o equipamento e ainda facilita o processo de limpeza.

Caso você queira usar a sanduicheira sem sujar, também pode forrar uma folha de papel alumínio antes de usar. Esse material funciona bem para esse propósito principalmente pela sua resistência e condução de calor.

Bruno Oliveira
Atleta virtual, jornalista, podcaster e gamer de esquerda nas horas vagas. Acredita piamente na capacidade do ser humano de ser melhor, sempre. Dog person e pernambucano, observa o mundo em camadas.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui