• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Comes & Bebes

chevron_left
chevron_right

Coloque a lanterna do celular contra os ovos antes de consumir

É possível descobrir se um ovo está podre ou choco antes mesmo de abri-lo, utilizando a luz.

Jessica Alves Publicado: 16/10/2020 11:32 | Atualizado: 16/10/2020 11:36

É possível descobrir se um ovo está podre antes mesmo de abri-lo. Além da técnica da água, você pode usar uma lanterna, o celular ou uma vela. Nesse método utilizando a luz, é possível revelar se ele está choco também.

 

Muita gente já passou pela terrível experiência de descobrir, por acaso, a existência de ovos podres na geladeira. Pior ainda se isso ocorre enquanto se prepara uma receita. Além do cheiro nada agradável, o risco de estragar a comida é grande.

Mas é possível descobrir se um ovo está podre antes mesmo de abri-lo. Além da boa e velha dica do copo de água, existe um outro truque muito interessante.

 

Ovo podre e o teste da lanterna

Para revelar se um ovo está bom para o consumo, faça o teste da lanterna – pode usar o celular mesmo ou até uma vela.

Com o ovo na frente da lanterna, acenda a luz diretamente para ver o que está por baixo da casca. Se um ovo for fresco, a luz vai iluminar totalmente a casca. Ela vai reluzir.

Se o ovo for fresco, ele acenderá com a luz.

Se você perceber que há um espaço dentro da casca, então o ovo não é fresco. Pois quanto menos conteúdo preenchê-la, pior estará o ovo.

E se não acender nada, certamente está podre.

Se o ovo estiver podre, ele ficará apagado mesmo diante da luz.

 

O que dizem os especialistas

De acordo com um artigo assinado pelo Dr. Juliano Pimentel, médico especialista em alimentação saudável, com o teste é possível verificar se a célula de ar dos ovos são pequenas ou grandes.

“Se muito fresco, a célula de ar deve ser mais fina do que 1/8 de polegada, ou 3.175 mm. À medida que ele envelhece, os gases substituem a água perdida pela evaporação, e a bolsa de ar fica maior”, diz o especialista.

A questão também foi relatada ao site Insider pelo especialista em segurança alimentar e saneamento, Kevin Murphy, professor e presidente de serviços de hospitalidade da Rosen College of Hospitality Management da University Central da Florida.

Ele destaca que para um melhor resultado, é necessário que o teste seja feito em uma sala escura, onde a luminosidade será melhor percebida.

“Você tem que entrar em uma sala escura e acender uma lanterna através dela e movê-la para ver quanto ar há lá. É muito mais fácil do que encher uma tigela de água em temperatura ambiente, mas este é um experimento científico divertido.

Essa técnica é usada há tempos, quando as pessoas costumavam segurar uma vela até o ovo para verificar a quantidade de ar nele”, disse Murphy.

 

Ovo podre ou ovo choco?

Mas além de verificar se os ovo estão podres, a técnica da lanterna também pode avaliar se o ovo está choco. Isto é, quando está em fase de formação do animal.

Preferencialmente em um local escuro, acenda a luz contra a casca do ovo. Se você perceber que no interior há raios de sangue, como veias, então é um ovo fértil e não deve ser consumido.

Interior com raios de sangue indicando um ovo choco.

Essa técnica também é conhecida como ovoscopia.

Nela, pode se notar quando inicia a incubação do ovo. Ou seja, o disco branco (óvulo fecundado) que se encontra em cima da gema, começa a crescer e se desenvolve no embrião, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Neste desenvolvimento é formado o coração e as veias da ave, que podem ser observadas à luz da lanterna, depois de 7-9 dias de incubação.

 

Portanto, fica a dica para você colocar em prática antes de quebrar os ovos de sua geladeira. Você usa apenas a lanterna do seu celular e gasta alguns minutinhos que podem te livrar de um problema nada cheiroso em sua cozinha.

Além disso, a cor da gema faz toda a diferença sabia? Para saber mais, clique na frase em roxo.

 

Fonte(s): Área de Mulher, Thrillist, Ooola
Jessica Alves
Jornalista do Norte que se aventura na terra do pão de queijo, Belo Horizonte. Ama gatos e cães, é apaixonada por rock, cinema, anime antigo e cultura pop. Descobriu nas palavras o grande amor e sua fonte de renda.

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui