A gente normalmente associa o vinho tinto com dias frios, uma fogueira e aquele clima romântico de inverno.
Mas acredite, a bebida ganhou destaque nas redes por se transformar naquele que, nos Estados Unidos, foi chamado de “o drinque do verão”. E essa proeza se deu ~pasme~ apenas o misturando com coca-cola!
O drink “Kalimotxo”.
Para os amante de vinhos, essa receita pode ser choque. Se colocar gelo já é ultrajante, imagine misturar refrigerante de cola, uma verdadeira heresia.
Apesar da polêmica, a mistura inusitada vem conquistando os corações e o paladar de muitos beberrões que já experimentaram o drinque.
O drinque já tem mais de 40 anos!
Segundo a Marie Claire, a ideia de unir o refri mais vinho surgiu na Espanha, mais precisamente em 1972.
Durante uma festa local perceberam que o vinho servido aos convidados estava com um gosto muito amargo. Para tentar driblar a situação e não estragar as comemorações, decidiram misturar à bebida alguma coisa docinha, que disfarçasse o amargor. E o refrigerante de cola foi o escolhido.
Segundo a publicação, inicialmente o drinque foi batizado como “rioja libre” (rioja é nome de uma região espanhola focada em vinÃcolas e libre remete ao famoso drink “cuba libre” feito com refrigerente de cola também) ou “cuba libre del pobre” (“cuba libre de pobre”).
Mas com o passar dos anos passou a ser conhecido como “Kalimotxo” ou “Calimocho“. A bebida foi tão bem recebida pelos “pinguços” espanhóis que logo conquistou outras regiões, chegando na China, América Latina e Europa Ocidental.
Bora experimentar?
A receita clássica para o kalimotxo é bem simples:
Um copo, muito gelo e partes iguais de vinho e de coca-cola.
Ainda existem variações, como o acréscimo de licor de amora, substituir o refri de cola por refrigerante de laranja ou até mudar tudo, misturando vinho branco com refrigerante de limão, mas sua versão original é a grande estrela dos barzinhos no verão mundo afora.
O Buzzfeed publicou em seu canal jovens estadunidenses experimentando combinações de outros paÃses e o drinque exótico estava na lista. Para nossa surpresa, embora alguns estranhassem a mistura, eles não conseguiram esconder o sorrisinho; aquele que fazemos quando algo é realmente bom.
Segundos os “cobaias”, o sabor da coca prevalece sobre o sabor do vinho, e há uma lembrança no paladar da famosa sangria ou até da Cherry Coke, a coca-cola com sabor cereja.
Sabemos que a catuaba pode ficar com ciúmes, mas você também não ficou louco para experimentar?