Você até tentou trazer um pouco de verde pra sua casinha, mas seus cuidados com a plantinha não foram suficientes pra mantê-la viva.
Mas relaxe, quem sabe a salvação seja mesmo usar a mesma técnica empregada pelo inglês David Latimer. Mesmo tendo regado apenas duas vezes (em 1960 e em 1972), ele mantém a mesma planta viva há quase 60 anos.
Latimer na realidade fez o que hoje é conhecido como “Jardim na Garrafa” (ou terrário fechado), uma maneira de cultivar plantas dentro recipientes, que permitem à vegetação criar seu próprio ecossistema. Ou seja, através da fotossÃntese, a planta consegue desenvolver-se, alimentar-se e sobreviver, sem necessidade de qualquer intervenção.
Assim que Latimer colocou dentro de uma grande garrafa de vidro o composto (terra fertilizada), a muda de tradescantia e um pouco de água, tudo o que é necessário para o desenvolvimento da planta estava ali. Ela então absorve o pouco de água pelas raÃzes, libera essa umidade pela transpiração, que voltava ao estado lÃquido ao entrar em contato com o vidro, escorrendo de volta para terra. Um ciclo “eterno”, independente do mundo exterior.
A técnica tem ficado bastante popular nos últimos tempos e já é possÃvel encontrar os “vasinhos” com certa facilidade em lojas do ramo. Se quiser fazer a sua, basta clicar aqui.
Daniel Latimer e seu Jardim na Garrafa com quase 60 anos.
Outros dois exemplos de Jardim Garrafa
Para criar uma ilusão de floresta, há quem utilize miniaturas dentro das garrafas.