• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato

Vai, planeta!

‘Jardim na Garrafa’: a solução para quem nunca lembra de colocar água nas plantas

Elas podem sobreviver mais de 60 anos regando pouquíssimas vezes.

Dario C L Barbosa Publicado: 21/04/2017 12:58 | Atualizado: 21/04/2017 13:13

Você até tentou trazer um pouco de verde pra sua casinha, mas seus cuidados com a plantinha não foram suficientes pra mantê-la viva.

Mas relaxe, quem sabe a salvação seja mesmo usar a mesma técnica empregada pelo inglês David Latimer. Mesmo tendo regado apenas duas vezes (em 1960 e em 1972), ele mantém a mesma planta viva há quase 60 anos.

Latimer na realidade fez o que hoje é conhecido como “Jardim na Garrafa” (ou terrário fechado), uma maneira de cultivar plantas dentro recipientes, que permitem à vegetação criar seu próprio ecossistema. Ou seja, através da fotossíntese, a planta consegue desenvolver-se, alimentar-se e sobreviver, sem necessidade de qualquer intervenção.

Assim que Latimer colocou dentro de uma grande garrafa de vidro o composto (terra fertilizada), a muda de tradescantia e um pouco de água, tudo o que é necessário para o desenvolvimento da planta estava ali. Ela então absorve o pouco de água pelas raízes, libera essa umidade pela transpiração, que voltava ao estado líquido ao entrar em contato com o vidro, escorrendo de volta para terra. Um ciclo “eterno”, independente do mundo exterior.

A técnica tem ficado bastante popular nos últimos tempos e já é possível encontrar os “vasinhos” com certa facilidade em lojas do ramo. Se quiser fazer a sua, basta clicar aqui.

Daniel Latimer e seu Jardim na Garrafa com quase 60 anos.

Outros dois exemplos de Jardim Garrafa

Para criar uma ilusão de floresta, há quem utilize miniaturas dentro das garrafas.

Fonte(s): Hypeness, Bored Panda, Daily Mail, UOL
Dario C L Barbosa
Fundador e editor do Almanaque SOS. Paulistano, formado em Comunicação Social, trocou os anos em redes de rádio e televisão pela internet em 2012. Vegetariano, meditante e ecossocialista na luta por consciência e equidade. ( Twitter - Instagram ).

Tá na rede!

Em caso de chefe
clique aqui