Irrigação por gotejamento: técnica com Garrafa PET salva a sua horta
Com o corre-corre, o racionamento de água e a necessidade de uma viagem, fica difícil dedicar-se ao cuidado com as plantas. Conheça a técnica simples e de baixo custo de irrigação por gotejamento que vai manter a sua hortinha a salvo.
Você irá precisar:
-
1 Garrafa PET de 1,3L a 2L com tampa;
-
1 metro de Barbante de Algodão ou Cordão cru;
-
1 Alicate e Prego (ou ferro de solda);
-
1 Tesoura e faca (opcional).
Modo de Fazer
1. Faça um furo com ferro de solda (ou com alicate e prego quente) na base superior e inferior da garrafa pet. Esses dois furos devem ter espessura aproximada ao tamanho do barbante.
Atenção: muito cuidado ao esquentar o prego no fogão.
2. Corte o barbante em pedaços de 20cm e insira um pedaço em cada furo até que metade do barbante esteja inserido na garrafa.
3. Encha a garrafa com água, tampe e coloque-a sob o canteiro. Pronto, por capilaridade, o gotejamento vai ocorrer nas extremidades dos barbantes.
Alternativamente, pode ser feito um corte em forma de “x” entre os dois furos com barbante. Esse corte facilita o reabastecimento de água na garrafa pet, utilizando uma mangueira.
Irrigação por gotejamento
A irrigação por gotejamento com garrafa pet e barbante, ou irrigação por capilaridade, mostra-se bastante útil e prática. Além de promover o uso eficiente desse bem escasso, essa técnica evita gastos com mão-de-obra, recicla garrafas que seriam descartadas e facilita o desenvolvimento de atividades de produção agrícola em regiões urbanas.
Não é necessário ser bom entendedor de física para conhecer o processo.
O funcionamento baseia-se em capilaridade, ou seja, a tendência que a água tem de fluir através de corpos porosos. O fluxo de água proveniente da garrafa pet umedece o fio de barbante, que goteja água de forma constante sob a superfície do solo.
O professor Arthur Carniato Sanches, doutor em Engenharia de Sistemas Agrícolas, explica que a técnica de gotejamento feita dessa forma acontece de forma lenta, por isso é muito útil.
“É lenta e tem capacidade limitada para formar um bulbo molhado. Pode ser muito útil, pois uma garrafa pet pode levar vários dias para o líquido (água) ser consumido, e tem capacidade para manter uma porção de solo úmido (um vaso, por exemplo)”, explica o professor.
A irrigação por gotejamento com garrafa pet não é viável para grandes cultivos, ou seja, o uso deve ser feito apenas para hortas domésticas (hortaliças e folhosas).
“(a técnica) tem grande utilidade em cultivos caseiros (pequenas hortas, vasos de plantas, etc), onde a pessoa vai se ausentar por alguns dias (viagem)”, diz o especialista.
Uma observação importante deve ser feita, é preciso regar manualmente antes de usar a técnica.
“O ideal é que o solo onde for fazer a irrigação por garrafa pet e barbante, seja irrigado manualmente previamente até obter um molhamento próximo a umidade de capacidade de campo (úmido e não encharcado), para que assim, o sistema mantenha a umidade do mesmo e não demora muito para estabilizar”, alerta Arthur.