• Colabore!
  • Sobre nós
  • Contato
  • Anuncie

Setor Bugiganga

iPhone 5 – Por que NÃO comprar? #Techlandia

Conheça as tecnologias presentes no novo sistema operacional do iPhone, que NÃO funcionarão em nosso país.

Todo lançamento de iPhone é a mesma coisa: muitas especulações, applemaníacos com a mesma ansiedade de quem espera um filho, anti-applemaníacos torcendo para ser um fiasco e todos esperando quais serão as novidades de uma das marcas mais poderosas do mundo.

 

O tão aguardado iPhone 5 foi lançado semana passada e a impressão que fica é que na era pós Steve Jobs perdeu-se a inovação da marca. No lugar de revolução tecnológica, o que se viu foi uma chuva de piadas apenas sobre a tela maior do aparelho!

 

 

Em dezembro, o iPhone 5 vai chegar às lojas brasileiras e nenhuma grande novidade existirá além do que se vê no próprio iPhone 4S e nos demais smartphones do mercado. Pelo contrário: brasileiros verão MUITO MENOS que o resto do mundo. Por quê? Simplesmente porque diversas tecnologias presentes no novo sistema operacional do iPhone, o IOS 6, não funcionarão em nosso país.

 

1 – Mapas 3D

 

 

Uma das novidades do novo iPhone é o novo aplicativo de Mapas, que irá apresentar as localidades em 3D de forma realista. Mas não no Brasil: a nova ferramenta só vai funcionar nos EUA.

 

2 – Indicação de lugares

 

Outra novidade dos Mapas será a possibilidade de buscar, a partir do aplicativo, bares, restaurantes e diversos estabelecimentos próximos ao local em que a pessoa estiver, podendo ver fotos e críticas dos lugares. Um serviço que só funcionará nos EUA, Canadá e Europa.

 

3 – GPS

 

 

O iPhone 5 apresenta um recurso de navegação por comanda de voz de altíssima qualidade, que bate de frente com os GPSs presentes no mercado. O recurso ajudará os usuários a se localizar em países. Até se você estiver na Namíbia você poderá usar o programa. Mas não no Brasil!

 

Além disso, com o novo Mapas do iOS 6 você pode fugir do trânsito de sua cidade facilmente, pois o programa mostra o trânsito em tempo real. São 23 países para fugir do trânsito, mas em nosso país você continuará parado no congestionamento.

 

4 – Internet 4G

 

Não se fala em outra coisa no mercado de telefonia móvel: a internet 4G vai ser sensacional, com uma altíssima velocidade de dados para smartphones. Você poderá baixar músicas, filmes, livros, tudo rapidinho com seu iPhone. Não no Brasil. O iPhone 5 suporta redes celulares 4G LTE com frequências ariando entre 700 MHz e 2100 MHz, e no Brasil a rede 4G que ainda será implantada vai operar na faixa de 2600 MHz. Ou seja: nada feito!

 

5 – Siri

 

 

Com o assistente de voz Siri, será agora possível postar no Twitter e Facebook usando a voz, descobrir a programação dos cinemas próximos, reservar restaurantes, e diversos outros serviços de pesquisa. Mais uma vez, não por aqui!

Mais recursos que faltam!

 

A briga entre Apple e Samsung nunca irá acabar. Além das desvantagens que o aparelho terá no Brasil como listamos acima, a Samsung também resolveu colocar lenha na fogueira e publicou um anúncio que compara o iphone 5 ao Galaxy SIII, atual top de linha da Android.

 

 

Uma das principais armas da Samsung que falta ao iPhone, com certeza, é a tecnologia NFC. Com ela, além de trocar dados entre dois aparelhos apenas encostando um no outro, a tecnologia permite realizar pagamentos através do próprio celular. Basta colocá-lo perto da máquina de pagamento e, puff, sua conta está paga. Você pode deixar seu cartão em casa.

 

O serviço de pagamento PagSeguro já está aplicando a tecnologia aqui no país. Rola um vídeo de explicação:

 

 

Demais, não é mesmo? Um excelente recurso que o iPhone ainda não quis incorporar. Por que? Não sabemos!

 

E por último temos a incompatibilidade com a TV Digital brasileira que além de ser gratuita, foi especialmente feita com a tecnologia 1-seg (tecnologia de transmissão digital de TV para aparelhos portáteis com áudio e vídeo), não é aceita em nenhuma versão do aparelho da Apple, apenas se comprar algum periférico específico, como é o caso do Buffalo.

 

 

Applemaníacos, me desculpem! Eu já tive iPhone, mas troquei pelo Galaxy SIII e não me arrependi nem um pouco. E você, o que prefere? Até semana que vem!

 

 

Paulo Basile – @paulinhobasile – Jornalista, quase publicitário, especialista em mídias digitais e geek de carteirinha. Conectado 24 horas por dia, passo mais tempo na web que com minha família. De olho em todas as novidades que rolam na rede, nesta coluna você vai receber dicas geniais de como facilitar sua vida com a ajuda da tecnologia, seja ela em seu smartphone, notebook, tablet ou no pager (dá para ser nostálgico e tecnológico ao mesmo tempo!)

 

SOS Solteiros
Arquivo - Sempre tem jeito.

Tá na rede!

Quero mais!

Veja mais artigos!

Em caso de chefe
clique aqui