Que as vacinas protegem crianças e adultos de diversas doenças, todo mundo sabe. Mesmo assim a injeção continua dando arrepios naqueles que têm medo de agulhas.
Pensando em uma solução, pesquisadores da Universidade da Califórnia Berkeley, liderados por Dorian Liepmann, desenvolveram o MucoJet, uma maneira de vacinar que não inclui agulha nenhuma.
A solução é um pequeno recipiente do tamanho de uma pÃlula, que espirra a vacina dentro do tecido interno das bochechas.
MucoJet
O paciente deve apertar o MucoJet para aumentar sua pressão e segurar o produto por 10 segundos dentro da boca, tempo que leva para a pressão quebrar a membrana e ejetar a vacina por um pequeno bocal.
O MucoJet pode ser autoaplicado e, de acordo com o estudo publicado no Science Translational Medicine, é mais eficiente do que as vacinas injetáveis.
Segundo Kiana Aran, professora de mecânica e bioengenharia: “A maioria das vacinas modernas são injetadas intramuscularmente ou sob a pele, embora a maioria dos causadores de doenças acessem o corpo através de superfÃcies mucosas.”
A vacina pode estar disponÃvel nos próximos cinco a dez anos, segundo os pesquisadores, que estão testando também uma vacina de ingestão oral.
Assista ao vÃdeo (em inglês) postado pelo canal UC Berkeley:
Ejeção do MucoJet – Quebra do bocal e ejeção da vacina